Liturgia - 27 de Setembro 2023 -  XXV quarta-feira - Cor branco - Ofício de Memória, Missa da Memória. 

Santos do dia -  São Vicente de Paulo.


A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

   Que Jesus encontre entre nós sobreviventes!


   I Leitura - Os chefes dos Israelitas procuram o Sacerdotes Esdras e lhe disse que, o povo, os sacerdote e levitas que esteve exilados na Babilônia, mergulharam nas abominações de tal país, todos pecaram… 

   Então, na Leitura de hoje, vemos Esdras se penitênciar e rezar pelos pecadores na hora da oferenda. Esdras rezou assim: Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar minha face para Ti,  

   'Meu Deus. Porque nossa iniquidade se multiplicaram até acima de nossa cabeças, e nossa faltas se acumularam até o Céu. Desde os dias de nosso pais até este dia…, nossos reis e nosso sacerdotes, fomos entregues aos mãos de reis de outra terras, a espadas, ao cativeiro…, o Senhor nos concedeu a graça de reservar dentre nós sobreviventes e de nos fixar em um lugar Santo, deu brilho aos nosso olhos e vida no meio de nossa opressão. Deus Não nos abandona!'


   Deus, não quer seu povo misturados com quem vive uma vida mundana, vida pagã.

  Rezemos como o Sacerdotes Esdras, pedindo sempre o Senhor que converta os nossos familiares, parentes e amigos.


   O Salmo de hoje é a bonita oração de Tobit, Em respostas digamos: Pois é Deus quem castiga e tem Piedade!


   No Evangelho, Jesus nos deu a graça de encontrar entre aquele povo, como muito bem falou Esdras, povo sobrevivente, e do meio daquele povo, Jesus, escolheu Seus Doze Discípulos e os enviou em Missão com importantíssimas recomendações: Não leveis para a Missão, bastão, alforge, pão, dinheiro nem duas túnicas. A casa que vos receberem, ficai até o dia em que se retirarem da cidade. Os que não vos acolherem, ao partir, sacude a poeira contra a cidade.

   Os Doze, partiram Anunciando a Boa Nova e fazendo Milagres e curas por toda a parte.

   Hoje, não é difícil Anunciar a Palavra, isto é, não se tem as dificuldades que os Doze tiveram. Hoje, os Evangelizadores têm muito, muito mais bens materiais que Jesus citou no Evangelho e muitos são queridinhos do povo. Muitos, Evangelizam em sua casa: rezando pela Igreja, pelo Papa Francisco, pela conversão dos pecadores, pelas Almas do Purgatório e através da Internet, porém, entre os que de verdade Evangelizam existe as dificuldades próprias deste século.


   Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados para que, não se misturem com as abominações da Babilônia deste século.

    Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Sacerdotes para que, sigam o exemplo dos Sacerdote Esdras.

   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os padres, bispos e leigos para que, tenham verdadeiramente coração de Discípulos de Jesus: desapegados de bens materiais e emocionais.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, pelos sobreviventes e pelo Sacerdote Esdras.

  Te agradecemos Jesus, pelos Doze Primeiros Discípulos.

  Te agradecemos Jesus, pelos Verdadeiros Discípulos de hoje.

  Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


  Tomara que Deus, encontre em nossa atualidade sobreviventes, isto é, Sacerdotes, Bispos e Leigos que de Verdade queiram e busquem a Santidade e sejam desapegados de bens materiais, e que ajude Todos, neste peregrinar, e não o contrário. Amém!


Antífona de Entrada -

   Eu Sou a Salvação do Meu povo, diz o Senhor. Quando chamar por Mim nas suas tribulações, Eu o atenderei e serei seu Deus para sempre.


Oração da Coleta -

   Senhor nosso Deus, que fizeste consistir a plenitude da Lei do Vosso Amor e no amor do próximo, dai-nos a graça de cumprimos este duplo mandamentos, para alcançarmos a vida eterna.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Esdras 9: 5-9.

   Leitura do Livro de Esdras.


   Na hora da oblação da tarde, Eu, Esdras, levantei-me da minha prostração; e com a veste e o manto rasgado, cai de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus, e disse:

    "Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar minha face para Ti, meu Deus. Porque nossas iniquidades se multiplicaram até acima de nossas cabeças, e nossas faltas se acumularam até o céu. Desde os dias de nossos pais até este dia, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa de nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis de outras terras, à espada, ao cativeiro, à rapina e á vergonha, como se dá ainda hoje. Mas agora, por um breve instante o Senhor nosso Deus nos concedeu a graça  de reservar dentre nós sobreviventes e de permitir que nos fixemos em seu lugar santo: assim nosso Deus deu brilho a nossos olhos e um pouco de vida no meio de nossa escravidão nosso Deus não nos abandonou: antes, granjeou-nos o favor dos reis da Pérsia, dando-nos vida bastante para podermos reconstruir o Templo do nosso Deus e restaurar suas ruínas e concedendo-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo Responsorial - Tobias 13: 2. 3-4a. 4bcd. 5. 8. (R 2a.).

"Pois É Deus quem castiga e tem piedade." (Resposta)


Pois é Deus quem castiga e tem piedade,

faz descer ás profundezas dos infernos

e retira da grande Perdição:

nada há que escape da Sua mão. (R.)


Celebrai-o, filhos de Israel,

diante das nações!

Porque vos dispersou entre elas,

e aí vos mostrou Sua grandeza. (R.)


Exaltai-O, na presença de todos os seres vivos,

pois Ele é nosso Senhor,

Ele é nosso Deus

Ele é nosso Pai,

Ele é Deus por todos os séculos! (R.)


Se Ele vos castiga por vossas injustiças,

terá compaixão de todos vós,

e vos reunirá de todas as nações

entre as quais fostes despertos. (R.)


Aleluia ! - São Marcos 1: 15.

(Refrão) - Aleluia - (Repete-se)

"O Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho". (Refrão)


Evangelho - São Lucas 9: 1-6.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Jesus, convocando os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, bem como para curar doenças, e enviou-os a proclamar o reino de Deus e a curar. E disse-lhe: "Não leveis para a viagem, nem bastão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro, tampouco tenhais duas túnicas. em qualquer casa em que entrardes , permanecei ali até vos retirardes do lugar. Quanto àquele que não vos acolherem, ao sairdes da cidade sacudi a poeira de vossos pés em testemunho contra eles". Eles então partiram, indo de povoado em povoado, anunciando a Boa Nova e operando curas por toda a parte.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento - 

   Aceitai benignamente, Senhor, os dons da Vossa Igreja, para que receba neste Santo Mistério os bens em que Pela Fé acredita.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 118 (119): 4-5.

   Tu, Senhor, promulgaste Teus preceitos para serem observados à risca.

   Que meu caminhos sejam firmes para eu observar Teus Mandamentos.


Ou - São João 10: 14.

   "Eu Sou o Bom Pastor; conheço as Minhas ovelhas e as Minhas ovelhas me conhecem." Disse Jesus.


Oração depois da comunhão - 

   Sustentai, Senhor, com o auxílio da Vossa Graça, aqueles que alimentais nos Sagrados Mistérios, para que o fruto da salvação, que recebemos neste Sacramento, se manifestem em toda a nossa vida.

   Por Cristo nosso Senhor. -  Amém.