São Leão II

28 de junho - São Leão II - Papa Leão II

Octogésimo Papa (número 80). Nasceu em 611, Sicília, Itália. Filho de um médico, de nome Paulo. Em 681, ele já estava em Roma, onde exercia a função de esmoler-mor da Igreja. Era muito culto, professor de ciências, profundo conhecedor de literatura eclesiástica. Além de falar fluentemente o grego e o latim, era especialista em canto e principalmente canto dos salmos.

Eleito Papa em 17 de agosto de 682. Foi ordena Cardeal, em 05 de dezembro de 680, pelo Papa Agatão, é foi São Leão que o sucedeu. Quem sucedeu o Papa Leão II, foi o Papa Bento II.

Aprovou os documentos do Sexto Concílio Ecumênico (terceiro Concílio de Constantinopla), convocado pelo Papa antecessor. O conselho condenou a heresia do monotelismo e condenou o Papa Honório que era a favor. Em relação a isto São Leão II escreveu, "em vez de purificar esta Igreja Apostólica, ele permitiu o imaculado fosse maculado por uma traição profana".

O Papa Leão II, instituiu a aspersão da água benta nos ritos litúrgicos e sobre o povo. Conseguiu que a escolha do bispo de Revena ficasse sujeita à determinação de Roma e não por indicação política. Fez valer sua autoridade diante do abuso do poder dos bispos que ficavam com os bens da igreja. Zelou pela pureza da fé e dos costumes, dando ele próprio o exemplo, ajudando as pessoas no lado espiritual e também material, por meio de obras de caridades, com recursos da igreja.

Mandou restaurar a Igreja de Santa Bibiana, especialmente para acolher relíquias do Santos Mártires Simplício, Faustino e Beatriz, que estavam sepultados num cemitério pagão. Proclamou São Sebastião e São Jorge, soldados mártires, passando a considera-los padroeiros dos militares.

Morreu em 28 de junho de 683, com 72 anos, em Roma, Itália. Ficou por apenas nove meses como Papa. Seus restos mortais se encontram na Basílica de São Pedro, Vaticano.

São Leão II, rogai por nós!