Liturgia - 28/01/2024 - Domingo - Cor verde - Tempo comum, Missa própria de domingo.

Proibida intenções de defuntos, exeto Missa de Exéquias.

Santo do dia - São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   O segredo é rezar.


   I Leitura - A função dos que estão à frente da Igreja de Jesus Cristo, principalmente, padres e bispos é  fazer a vontade de Deus, é ser Fiéis e Obedientes a Deus e não usar a Igreja de Jesus Cristo para outros fins, para tais profetas (padre e bispos que agem de maneira errada), o Senhor diz na primeira Leitura que; Se o profeta, responsáveis pela Igreja de Jesus, tiver ousadia de falar de outros deuses (outras teologias ou ideologias), isto é,  falar de coisas que Não seja a Conversão, Fé,  Esperança e Amor, tal profeta morrerá. É o que diz a Leitura. 

  Te agradecemos Jesus, por Todos os Padres e Bispos que São Verdadeiros Profetas em nossa atualidade.


   Com o Salmo podemos dizer: "Não endureçais o coração como em Meriba, como no dia da prova no deserto."


   São Paulo, na II Leitura, nos fala sobre a Fidelidade dos Dons que Deus nos deu; celibatários, casados e solteiros, todos devem ser Fiéis a Deus; para sermos dignos e permanecermos juntos a Deus sem distração.


   No Evangelho, Jesus, É fiel a Deus Pai, Ensina nas Sinagoga, e, todos ficavam espantado com Seus Ensinamento, pois, Jesus Ensinava com Autoridade e não com os escribas.

  Estava na Sinagoga um homem possuído por um espírito impuro e ao vê Jesus diz: O que queres de nós Jesus de Nazaré? Vieste nos arruinar-nos? Sabemos quem Tu És: O Santo de Deus… Jesus, porém expulsa o espírito impuro do corpo do homem. 


   O Evangelho nos ajuda na reflexão, junto com a  primeira Leitura,  que nos diz que existem falsos profetas, no Evangelho, vemos que os possuídos sabem quem é Jesus, mas não O querem, pois eles preferem o pecado ao invés Jesus, mas Jesus veio “limpar” expulsar do meio do Seu Povo os falsos profetas, os possuídos, os impuros.

   Que o Espírito Santo, que nos Ilumina para que possamos reconhecer os Verdadeiros Profetas.


   Te agradecemos Jesus, por Todos que, Verdadeiramente nos ajudam em nossa conversão, na Fé,  Esperança e no Amor!

   Te agradecemos Jesus, por Sua Presença em nossa vida, pela semana que passou e pelas Bênçãos recebidas.


   Te pedimos Jesus, que abençoe esta semana que se inicia com Benção e Graças que nos serão necessárias na caminhada em Ti,  principalmente para Todos que nos quatro cantos do mundo precisam Anunciar a Palavra de Deus e Testemunhar Seus Reino de Amor, protegei e guardai a Todos como Pupilas de Seus olhos e no aconchego do Seus Braços. Amém!


   Obs.: Todos devem rezar e pedir a Deus que nos Ilumine, para discernimos bem, qual Dom, qual Sacramentos devemos receber, para não sermos infiéis a Deus. 


Antífona de Entrada - Salmo 105 (106): 47.

   Salva-nos, Senhor Deus nosso, separa-nos do meio dos pagãos, e daremos Graças a Teu Nome Santo e Te Louvar será nossa glória.


Oração da Coleta.

   Concedei, Senhor nosso Deus, que Vos adoremos de todo coração e amemos o próximo com amor sincero.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Deuteronômio 18: 15-20.

   Leitura do Livro do Deuteronômio.


   Moiseis falou ao povo:

   Um profeta do teus, dentre teus irmãos, como eu, o Senhor teu Deus suscitará para ti; vós o escutareis.

   Foi o que pediste ao Senhor teu Deus no Horeb, no dia da assembleia: "Não quero continuar escutando a voz do Senhor meu Deus, nem quero mais ver esse terrível incêndio, pra não morrer".

   O Senhor me respondeu: "Eles têm razão. suscitarei um Profeta como tu; dentre seus irmãos. Porei Minhas palavras em Sua boca, e Ele dirá o que Eu lhe mandar. Eu pedirei contas a quem não escutar as Palavras, que Ele pronunciar em Meu Nome. E o profeta que tiver a arrogância de dizer em Meu Nome o que não lhe ordenei, ou falar em nome de deuses estrangeiros, esse profeta morrerá".

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 94 (95): 1-2. 6-7. 8-9. (R 8).

"Não endureçais o coração como em Meriba, como no dia da prova no deserto." (Resposta).


Vinde, exultemos no Senhor,

aclamemos a Rocha que nos salva;

entremos em Sua presença com Ação de Graças,

Aclamando-O ao som de instrumentos. (R.).


Entrai: curvados rendamos homenagens,

Bendizendo o Senhor, Criador nosso.

Pois Ele É o nosso Deus e nós o Seu Povo,

o rebanho de Seu aprisco. (R.).


Não endureceis o coração como em Meriba,

como no dia da prova no deserto:

quando vossos pais Me puseram à prova

e Me tentaram, embora tivessem visto Minha ação. (R.).


Segunda Leitura - I Coríntios 7: 32-35.

   Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.


   Eu, Paulo, quero que estejais livres de preocupações: o solteiro se preoculpe dos assuntos do Senhor e procure agradar ao Senhor. O casado se preocupa com os assuntos do mundo e procura agradara sua mulher, e está dividido. A mulher solteira e a virgem se preocupam com os assuntos do Senhor para estarem consagradas de corpo e espírito. A casada se preocupa com os assuntos do mundo e procura agradar ao marido. Digo-vos isso para o vosso bem: não para vos pôr uma armadilha, mas para que vossa dedicação ao Senhor seja digna a assídua, sem distrações.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - São Mateus 4: 16.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   O povo que habitava em trevas viu uma Luz intensa, para os que habitavam em sombras de mortes lhes amanheceu a Luz. (Refrão).


Evangelho - São Marcos 1: 21-28.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

  Glória a Vós Senhor.


   Jesus e Seus Discípulos, entraram em Cafarnaum, e no sábado seguinte Jesus entrou na sinagoga para ensinar. O povo se assombrava com Seus Ensinamentos, pois, Jesus os ensinava com Autoridade, não como os letrados. Nessa sinagoga havia um homem possuído por um espírito imundo, que gritou: "O que tens a ver conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruiu? Sei quem És: o Consagrado por Deus".

   Jesus o repreendeu: "Cala-te e sai dele". 

   O espírito imundo o sacudiu, deu um forte grito e saiu dele. Todos se encheram de espanto e se perguntavam: "O que significa isso? É um ensinamento novo, com autoridade. Dá ordens inclusive aos espíritos imundos, e eles Lhe obedecem".

   A fama de Jesus espalhou-se rapidamente por todas as partes, em toda a região da Galileia.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Apresentamos, Senhor, ao Vosso Altar os dons do Vosso povo Santo; aceitai benignamente e fazei deles o sacrifício da nossa redenção.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 30 (31): 17. 18.

   Mostra a Teu servo a Tua Face radiante, salva-me por Tua Lealdade.

   Senhor, que eu não fracasse por haver-Te invocado; fracasse os perversos e desçam mudos ao Abismo.


Oração depois da Comunhão.

   Fortalecidos pelo Sacramento  da nossa redenção, nós Vos suplicamos, Senhor, que, este auxílio de Salvação Eterna, cresça sempre no mundo a Verdadeira Fé.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.