São Jacinto Catañeda

07 de novembro - São Jacinto Catañeda

Nasceu em 13 de janeiro de 1743, em Játiva. Filho de José Castañeda e Josefa maria Puchasóns. Entrou na Ordem dos Dominicanos, depois foi estudar filosofia e teologia na Universidade em Orihuela. Em 1761, foi para a Província de Rosário, nas Filipinas, foi com ele, Frei Domingo Caro e o padre José Ruiz. Nas Filipinas ele terminou seus estudos e foi ordenado sacerdote, em 2 de junho de 1765. Foi enviado para a China. Em Macau, estudou mandarim. Iniciou sua evangelização, ajudando os pobres e doentes num país hostil e que perseguia os cristãos. Em 17 de julho de 1769, quando o Padre Jacinto foi levar um sacramento a um doente, chagando à costa, ao atracar o barco à noite, um grupo de mandarins armados estavam esperando por eles, pois tinham sidos denunciados por um cristão renegado. O padre Jacinto e o padre Lavilla que o acompanhava foram presos. Os acorrentaram pelo pescoço e algemaram suas mãos, levando-os para a prisão de Fogan. Lá começaram a acusa-los de vários crimes, mas nada conseguiam provar, e não tinha ninguém que desse falsa testemunhas deles. Mas o vice-rei os condenou a 42 meses, por serem cristãos. Ao saírem da prisão foram para Macau.

Em 9 de fevereiro de 1770 os Padres Jacinto e Lavilla, foram para o Vietnã, chagando lá no dia 22. O Padre Jacinto Castañeda ficou muito doente devida ao tempo que passou na prisão, mas não parou de trabalhar na comunidade. Em 11 de julho de 1773, Padre Jacinto foi visitar um doente na vila de Ke-hoje. Os catequista que estavam com ele o aconselharam a não ir devido a seu estado de fraqueza. Mas ele pegou o óleo e enfermos e foi com 4 pessoas para a aldeia. Chegou, deu os sacramentos ao doente e no dia seguinte retornou de barco. Voltando percebeu estar sendo seguido por soldados. O padre jogou os óleos sagrados, na água e ao chegar na praia, o padre caiu vária vezes por estar com febre. O jovem catequista que estava com ele, o carregou nas costa até uma aldeia. Mas lá chegando foi preso, juntamente, com o catequista Vicente Lê Quang Liêm. O restante do pessoal foram ameaçados de morte caso os seguissem. Quando chegaram ao local de "prisão" ficaram em uma jaula pequena, que os obrigava a ficarem abaixado o tempo todo. Passaram 3 meses nesta condições, os retiraram e lhes falaram que estariam livre se cuspisse na Cruz de Cristo, como se recusaram, em 4 de novembro, foram condenados a morte, por serem cristãos.

Morreram decapitados, 7 de novembro de 1773, em Hanói, no Vietnã. Padre Jacinto, morreu com 30 anos. Foi beatificado pelo Papa Pio X, em 1906. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, em 1988. Sua casa onde nasceu passou a ser um museu.

São Jacinto Catañeda, rogai por nós !