Santa Elisabete Ana Bayley Seton

14 de janeiro - Santa Elisabete Ana Bayley Seton

Nasceu em 28 de agosto de 1774, em Nova Iorque, Estados Unidos. Filha do Dr. Bayley, médico de fama internacional, sua mãe era filha de pastores da Igreja Anglicana, seu avô paterno era pastor, foi ele que a batizou.

Santa Elisabete, era feliz, seguindo a Igreja da qual se avô era pastor. Seu pai, muito ocupado com a profissão pouco atenção dava a filha e até mesmo a esposa. Quando ela tinha 3 anos, sua mãe morreu. Seu pai muito jovem, casou-se novamente. Sua madrasta a maltratava. Ela se sentia abandonada, Santa Elisabete Ana passou a ler a sagrada escritura, um meio de procurar o consolo de Deus. Isto ampliou seus valores espirituais, e seu conhecimentos religiosos.

Aos 20 anos, Elisabete se casou com William Seton, comerciante bem sucedido. Ele tiveram 4 filhos, dois meninos e duas meninas. Mas os negócios da família foram atingidos pela crise financeira, e seu marido faliu. Então resolveu a convite de seu amigo italiano Felicchi, ele convida o Sr. Willian para irem para Itália, pois Sr. Willian estava com tuberculoso, lá teria melhores condições de tratamentos. Poucos dias depois de chegarem a cidade Litorna, Itália, seu marido morre. Viúva e com 4 filhos Santa Elisabete Ana, pela fé que tinha não se desespera e decide ficar na casa de seus amigos italianos.

O testemunho de Fé daquela família italiana, fez bem ao coração de Santa Elisabete. Mas pouco tempo depois, a Santa recebe a notícia do falecimento de seu pai. Mas, o testemunha daquela família católica, manteve a Santa firme, e fez com que ele se atraísse para o Sacramento de reconciliação e da Eucaristia. Logo, decidiu torna-se Católica, juntamente com os quatros filhos.

Depois de um grande período, resolve voltar para os Estados Unidos, lá chegando comunica a parentes e amigos que tinha se tornado Católica. Muitos familiares e amigos, por isto viraram-lhe as costas, e passaram a desprezar ela e seus quatros filhos. Mas ela e seus filhos, recebem os sacramento, e isto revigora sua fé na Igreja Católica.

Santa Elisabete Ana, tinha 29 anos, nesta época. Percebeu então que as crianças católicas, não tinham como estudar, para estudar nas escolas evangélicas eram obrigadas a mudarem de religião. Assim inspirada pelo Espírito Santo, pensou ser preciso construir escolas católicas nas paróquias. Estas escolas começaram a serem criadas, em todas as cidade, não somente para atender as crianças católicas, mas a todas as criança que precisassem estudar. Eram escolas gratuitas, que atendiam crianças e adolescente gratuitamente.

Assim, com a Santa Elisabete Ana, surge a Congregação das Irmãs de Caridade de São José, uma ordem religiosa feminina, tem mais de 10 mil pessoas a serviço da educação cristã.

A Santa Irmã Elisabete, era incansável e zelosa para com todos. Seu olhar brilhante e sorriso constante, marcaram sua existência.

Morreu com 47 anos. Foi Beatificada em 17 de março de 1963 pelo Papa João XXIII. Foi Canonizada em 14 de setembro de 1975, pelo Papa Paulo VI. Foi a primeira Santa dos Estados Unidos.

Santa Elisabete Ana, rogai por nós !