Santa Perpétua e Santa Felicidade

07 de março - Santa Perpétua e Santa Felicidade - Mártires

Santa Perpétua era rica, da cidade de Cartago, Norte da África. Santa Felicidade era escrava, de Santa Perpétua. Ambas tinha aproximadamente 20 anos, eram cristãs, numa época que o imperador romano perseguia os cristãos.

Foram presas, por serem cristã, no ano de 203. Santa Perpétua era mãe de um bebê recém-nascido, Santa Felicidades estava com 8 meses de gravidez. O imperador Severo decretou pena de morte aos cristãos. Mesmo com neném recém nascido e outra grávida, sofreram muito brutalidades na prisão, mas estavam sempre unidas em oração.

Na prisão Santa Perpétua escreveu um diário. Nele narra todo os sofrimentos que passaram. Fala com entusiasmo da esperança na vida eterna, e da muita fé que tinham. Conta que seu pai, que era pagão, pediu pare que ela renunciasse à fé em Cristo, quando foi visita-la na prisão. Mas ela prefere a morte que a apostasia.

Já, Santa Felicidade, pedia a Deus que só fosse executada após seu filho nascer, assim acontece, após um parto sofrido, seu filho nasce livre, dois dias ante de sua execução.

Na fé cristã, não há distinção, entre pobre e rico, vemos as duas, Santa Perpétua, rica e senhora, Santa Felicidade, pobre e escrava, lado a lado se apoiando mutuamente, com elas outros seis cristão também presos, todos firmes na fé em Jesus Cristo. Apesar da fé, as duas não haviam ainda sido batizadas, o foram batizadas na prisão. Isto lhes deu alegria , mesmo que os sofrimentos que estava tendo.

Na arena montada para o deprimente espetáculo, primeiro foram jogados 6 homens, cristãos, para os leopardos famintos, que os despedaçaram. Chegou a vez das duas Santas, que foram jogadas a touros selvagens. Santa Felicidades foi a primeira a ser atingida, sua amiga e irmã de fé, Santa Perpétua correu e a amparou em seus braços, recompondo lhe sua roupas estraçalhadas, para não deixar o corpo de sua amiga a mostra. Numa demonstração de respeito, dignidade e amor. Os pagãos que assistiam, admiraram e muitos se emocionaram, com a atitude e rapidez de Santa Perpétua. Mas outros, começaram a gritar, pedindo a morte de Santa Perpétua. Então os touros, atiçados, foram em cima das duas, as atingindo em cheio, em seguida as duas foram degoladas.

Morreram em 07 de março de 203. São Mártires, pois morreram pela fé em Jesus Cristo, foram Canonizadas e se tornaram exemplo de fé e coragem. Com a morte das duas aumentou em muito o número de Cristãos na época.

Santa Perpétua e Santa Felicidade, roguem por nós !