Santa Úrsula Ledochowska

Dia 29 de maio - Santa Úrsula Ledochowska

Nasceu em 17 de abril de 1865, na Áustria, Júlia Ledochowska, nome de batismo, Filha de família polonesa. Sua irmã mais velha, Santa Maria Tereza, foi religiosa, fundadora de uma congregação. Seu irmão era padre Jesuíta, foi superior da Companhia de Jesus.

Cresceu na Áustria, quando completou os estudos foi para a Polônia com seus pais. Com 21 anos, entrou para congregação das Irmãs Ursulinas, em Cracóvia. Fez seus votos perpétuos, em 1899, assumiu o nome de Úrsula.

Tornou-se educadora e grande empreendedora. Fundou um pensionato para moças e promoveu entre as jovens a Associação das Filhas de Maria. Foi eleita superiora do convento, ficou no cargo por 4 anos.

Pelos trabalho de madre Úrsula. O Pároco da Igreja de Santa Catarina, na cidade de Petesburgo, Rússia, convido-a para coordenar um internato para moças polonesas, estudantes exiladas. Na época o governo russo, perseguia atividades religiosa. Por isso, Santa Úrsula se vestiu com roupa civil para sua segurança.

Em 1909, Santa Úrsula, foi para Finlândia, onde fundou a casa das Irmãs Ursulinas. Lá ela criou uma escola para moças doentes, que funcionava ao ar livre, seguindo um modelo usado na Inglaterra. Voltou para Petesburgo e lá fundou outra casa das Irmãs Ursulinas.

Santa Ursulina tinha cidadania austríaca. Por isso foi perseguida pela Rússia, na Primeira Guerra Mundial. Em 1914, refugiou-se na Suécia, onde fundou um pensionato para moças e uma escola. Fundou também um jornal católico, chamado "Solglimtar", Vislumbres do Sol". O jornal é editado até os dias de hoje.

Em 1917, foi para Dinamarca, para dar assistência e socorrer poloneses perseguidos. Ficou lá 2 anos. Depois foi para o convento onde iniciara a vida religiosa, na Polônia.

Saiu da sua congregação, para fundar uma nova congregação de feiras, com carisma para ajudar jovens abandonados, podres, idosos e as crianças. Fundou a Congregação das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração Agonizante. A obra se expandiu na Polônia e na Itália. Em 1930 foi aprovada pelo Vaticano, e se expandiu por toda a Europa. Nove anos depois, tinha mais de mil irmãs na Congregação, em mais de 35 casa.

Santa Úrsula, escreveu um grande números de livros em Polonês. Que Fora traduzidos em várias línguas.

Ela, morreu em 29 de maio de 1939, na, casa mãe da congregação, em Roma. Em 1983, o Papa João Paulo II, a beatificou, e o mesmo Papa a canonizou em 2003. Tendo ele, Papa João Paulo II declarado ser devoto da Santa.

Santa Úrsula, rogai por nós !

Santa Úrsula Ledochowska