11 - Santa Paula

11 de junho - Santa Paula Frassinetti - Protetora da Família e da Juventude.

Nasceu em 03 de março de 1809, em Gênova, Itália. Nome Paola Ângela Maria Frassinetti. Filha de Giovanni Battista e Ângela Frassinetti. Sua Mãe morreu quando ela tinha 9 anos. Tinha 4 irmãos e todos se tornaram padres. Com 12 anos passou a cuidar da casa, pois com a morte da mãe ficou aos cuidados da tia que morreu 3 anos após a mãe de Paola. Como cuidava da casa não ia a escola, mas seus irmãos a ensinava. Teve assim uma razoável formação escolar.

Em 1827, seu irmão mais velho Padre José, foi nomeado Pároco de Quinto al Maré. Santa Paula foi visitar-lo e lá ficou, pois o Padre fundou uma escola paroquial para criança. Nesta escola Paula ensinava bordado, costura e alfabetizava. Com esta atitude várias outra moças passaram a seguir seu exemplo e começaram a lhe ajudar neste trabalho educacional e missionário.

Mais tarde, Santa Paula fundou uma instituição com o nome de Filhas de Santa Fé. O Conde de Passi, um sacerdote de Santa Doroteia na Itália, conhecendo o trabalho de Santa Paula, convidou-a para unir-se a ela na instituição das Irmãs de Santa Doroteia. Com o crescimento as religiosas, abriram novos colégios em Gênova e Roma.

Em 1848, a Itália passou por revoluções e guerra civil, foi invadida pelo exército francês, e assim a República Italiana foi proclamada. Os católicos passaram a ser perseguidos, com suspensão de Ordens e Congregações Religiosas. Mas Santa Paula se manteve firme na fé. Tempos depois das perseguições, novas casas foram fundadas na Itália. Em 1866, chegou ao Brasil, depois Portugal. Assim o Instituto das Irmãs de Santa Doroteia, hoje em dia esta presente em todos os continentes.

Santa Paula, morreu em 11 de junho de 1882, em Roma, Itália, com 73 anos. Foi beatificada em 08 de junho de 1930 pelo Papa Pio XI. Foi canonizada em 11 de junho de 1984 pelo Papa João Paulo II.

Seu corpo incorrupto. No dia 12 de março de 1903, as irmãs foram transportar os restos de Santa Paula, porem encontraram o corpo da santa perfeitamente incorrupto e flexível. As autoridades não permitiram a remoção. Mas no dia 12 de fevereiro de 1906, o corpo foi novamente exumado e, novamente, comprovada sua incorruptibilidade. No dia 24, então foi transportado solenemente do cemitério para a Casa Geral. Quando o caixão foi aberto, as irmãs ao verem o corpo da Santa Paula, exclamaram: "Nossa Madre ! É mesmo ela". Todos sentiram uma grande emoção. No dia 5 de janeiro de 1907 seu corpo foi depositado na capela da Casa Geral das irmãs, em Roma. Até os dias de hoje seu corpo permanece incorrupto, fato que só acontece com santos da Igreja Católica. Trata-se de uma questão ainda não explicada pela ciência.

Santa Paula, rogai por nós !