Nossa Senhora das Flores - 29 de dezembro.

Nossa Senhora das Flores ou Madona das Flores de Bra.

Na cidade de Bra, em Cuneo, Nordeste da Itália, na estrada que vai a Turim, existiam duas trilhas campestres que se uniam num só caminho, conduzindo ao centro habitado.

Nele havia um muro de pedra, plátanos e arbustos de ameixas silvestres, com um nicho (tipo de caixa, prateleira), contendo singela imagem de Nossa Senhora, pintada por mãos inábeis.

Em 29 de dezembro de 1336, a jovem Egídia Mathis, gravida, voltava para casa por este caminho, à noite, de um dia frio de inverno, quando foi seguida por dois soldados mercenários, mal-intencionados, percebendo os malfeitores, correu desesperada, quando eles a alcançaram, ela então cai de joelhos diante da imagem de Nossa Senhora, pediu sua ajuda. De repente, uma luz muito forte saiu do nicho, basicamente segando os dois soldados, que fugiram apavorados.

Em seguida, Nossa Senhora apareceu a Egídia, avisando que o perigo passado. A moça, com o susto e o cansaço da corrida, já que estava nos últimos dias de gravidez, começou a ter como contrações antecipadas para ter o neném. Nossa Senhora ficou a seu lado, lhe amparando e ajudando neste momento. Assim nasceu um menino, naquela noite fria em meio aos arbustos. Nossa Senhora permaneceu com ela, e assim que ela se recuperou, agradeceu a Nossa Senhora, e com o recém nascido enrolado em uma manta, foi até uma casa próxima pedir ajuda. Tendo então o desaparecido Nossa Senhora.

Mas a notícia se espalhou rapidamente, e naquela mesma noite uma multidão foi até o local da aparição, e o que viram lá os surpreenderam, pois as amoreiras, secas, como em todo inverno, mas onde se encontrava a imagem de Nossa Senhora estava rodeado de flores brancas. Não nos esquecemos que era inverno, e também que só ali tinha as fores, nos arbusto um pouco mas afastados continuavam sem flores.

Desde então, todo inverno as flores brancas (jasmim) de Nossa Senhora das Flores, aparece aquele local.

Logo, lá foi construída uma Capela de Nossa Senhora das Flores. Atualmente lá tem um Santuário, construído em 1626. Onde se tem uma coluna com a estatua de Nossa Senhora no meio das ameixeiras.

O Aparecimento das Flores em pleno inverno é um fato inexplicável, pela ciência. E o Aparecimento desta flores lá em dezembro, se repete há mais de 600 anos, os cientista e botânicos vêm anualizando estes aparecimentos há mais de 300 anos, um milagre que não explicar explicar.

Pois sabemos que no inverno as flores não aparecem, ainda mais lá que costuma nevar.

As flores que aparecem lá, e um arbusto que chegam a altura de 3 metros, muito usado na Itália como cerca viva (nome científico - Prunus spinosa L), que floresce na primavera(de março à abril) na Itália. Mas lá na cidade de Bra, elas surgem de dezembro, em pleno inverno e durando mais 20 dias, o que não é comum, elas raramente em outros lugares não chegam a 20 dias.

O interessante é que toda a redondeza tem desta planta, ou seja, no quintal ao lado, não da as flores no inverno, somente lá onde apareceu a Nossa Senhora das Flores.

Em 1817, Lorenzo Roberto, químico e agrônomo de Alda, declarou ser um fenômeno que transcende as leis físicas. Fatos confirmados em 1882 por Giuseppe Lanvini.

Analisando as plantas de lá com as outras, se comprovaram que são idênticas, e não há anomalias que façam que lá de flor em dezembro.

A ciências, faz seu papel, quando analisa fatos para tentar explica-los, e não negam ser fenômenos sobrenatural, quando não acham explicação. Para nós Católico a explicação é simples: um milagre. Ou seja, mais um dos milagres das inúmeras aparições de Nossa Senhora.

Somente em três anos as flore na nasceram, foram:

1 - Em 1877, o Papa Pio IX, morreu. Foi Ele que promulgou o dogma da Imaculada Conceição. Quando eleito o Papa Leão XIII, neste mesmo dia as flores se abriram.

2 - Em 1914, às vésperas de Primeira Guerra Mundial.

3 - Em 1939, às véspera da Segunda Guerra Mundial.

O santuário está localizado fora da cidade de Bra na estrada para Torino. Está sempre aberto. Dias das celebrações da Santa Missa: de segunda à sábado às 8h e as 17h30. Domingos e feriados: Missas 9h,10h30 e as 17h30.

Adoração Eucarística às quintas-feiras, das 14h30 às 17h15. Na primeira quinta-feira do mês, a Adoração Eucarística 8h40 e as 17h15.

No dia 13 de cada mês, às 20h40: Rosário, Adoração e Santa Missa. Festa anual : festa da aparição 29 de dezembro e em 8 de setembro, a estatua de Madonna dei Fiori é carregada em procissão por ocasião da festa da Padroeira de Bra.

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!

Nossa Senhora das Flores , rogai por nós!