Novena de Natal - de 16 à 24 de dezembro.

Primeiro dia - 16 de dezembro - Jesus poderia ter vindo de modo espetacular. ., mas veio em uma Família.

"Todo dia é Natal" (Papa Francisco).

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo , amém.

A Encarnação do Filho de Deus abre novo início na história universal do homem e da mulher. E esse novo início, tem lugar no seio de uma família, em Nazaré. Jesus Nasceu numa Família. Ele podia ter vindo de modo espetacular, como um guerreiro, ou um imperador… Mas, não. Veio como Filho numa Família. Isto é importante: ver no Presépio essa cena tão bonita!

Deus escolheu Nascer numa Família humana, que Ele mesmo formou. Formou-a num longínquo povoado do império Romano. Não em Roma, que era a capital do império, não numa grande cidade, mas numa periferia quase invisível, de fato, muito malfadada. Até os Evangelhos trazem a recordação disso, com um certo modo de dizer: " De Nazaré pode vir algo bom?" (Jo1,46). Talvez, em muitas regiões do mundo, nós mesmo falemos assim, quando ouvimos o nome de um lugar periférico de uma cidade grande. Pois bem, exatamente ali, naquela periferia do grande império, teve início a História mais Santa, a melhor, a mais carregada de bondade, a História de Jesus entre os homens! Essa Família vivia exatamente ali.

Senhor perdoe-nos pelas vezes que reclamamos da nossa família, da situação financeira, da casa em que moramos, do emprego que temos, perdão Senhor, perdão senhor.

Pai Nosso que estais no Céu santificado seja Vosso Nome. . . Ave Maria Cheia de Graça, o Senhor é convosco. . . Glória ao Pai. . . Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo , amém.

Gesto concreto: Fazer algum gesto de caridade para com os que precisam.

Segundo dia. 17 de dezembro - Cultive a planta do seu Matrimônio!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

( Todo dia é Natal: Papa Francisco).

Incentivo-os a cuidarem de Seu Matrimônio e de seus filhos. Cuidem, não descuidem: brinquem com as crianças, os filhos. O Matrimônio é como uma planta. Não é como um armário que se coloca no quarto e é suficiente espaná-lo de vez em quando. Uma planta é algo vivo, deve ser cuidado todos os dias: é preciso ver como está, irrigar, e assim por diante. O Matrimônio é uma realidade viva: a vida de casal nunca deve ser dada por certa, em qualquer fase do percurso de uma família. Recordemo-nos de que o Dom mais precioso para os filhos não são as coisas, mas o amor dos pais. E não me refiro unicamente ao amor pelos filhos, mas, precisamente, ao amor dos pais entre si, ou seja, à relação conjugal. Isso é um grande bem tanto para vocês quando para os filhos. Não descuidam da família!

Portanto, antes de mais nada, cultivem a "planta" do Matrimônio constituído por vocês, esposos. E, ao mesmo tempo, cuidem do relacionamento com seus filhos também, neste caso, apostando mais na relação humana do que nas coisas. Falem com os filhos, ouçam-vos, perguntem o que pensam. Esse diálogo entre os pais e os filhos faz muito bem! Faz os filhos crescerem em maturidade. Apostamos na misericórdia, nas relações diária entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos e irmãs.

Incentivo-os a cuidarem de seus Matrimônio e de seus filhos. Cuidem, não descuidem: brinquem com as crianças, os filhos.

Perdão Senhor, pelas vezes que não tratei bem minha família, perdão pelas vezes que gastei meu tempo e dinheiro com diversão, com outras pessoas, perdão Senhor perdão.

Pai Nosso que estais no Céu santificado seja Vosso Nome. . . Ave Maria Cheia de Graça, o Senhor é convosco. . . Glória ao Pai. . .

Gesto concreto: passar mais tempo com a família. Dar mais atenção aos filhos.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo , amém.

Terceiro dia - 18 de dezembro - Idosos e crianças, o futuro do nosso povo.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

(Todo dia é Natal - Papa Francisco.)

Aqueles que deixamos de lado, quando estamos reunidos, ou, organizamos algo, são e serão presença de Deus: os idosos e as crianças. Os idosos, porque trazem consigo a sabedoria de sua vida, a sabedoria da tradição, a sabedoria da história, a sabedoria da Lei de Deus; as crianças, porque são também a força, o futuro, o vigor, aqueles que levarão adiante o futuro com sua força e sua vida.

O futuro de um povo está exatamente aqui, nos idosos e nas crianças. E um povo que não cuida de seus idosos e de suas crianças não tem futuro, porque não tem memória e não terá promessas. Os idosos e as crianças são o futuro de um povo.

Perdão Senhor, pelas vezes, que não damos atenção devida aos idosos e as crianças. Perdão Senhor pelas vezes que não os defendemos, diante de uma sociedade que querem sufoca-los. Perdão Senhor! Perdão Senhor!

Pai Nosso. . ., Ave Maria. . ., Glória ao Pai. . . .

Gesto concreto - Dar mais atenção, carinho e proteção aos idosos e as crianças..


Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo , amém.

Quarto dia - 19 de dezembro - Estejamos próximos de todas as Famílias.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Todo dia é Natal - Papa Francisco

A "boa notícia" da família é uma parte muito importante da evangelização, que os cristãos podem comunicar a todos, com o testemunho da própria vida. E já o fazem, e isso é evidente nas sociedades secularizadas: as famílias verdadeiramente cristã reconhecem-se pela fidelidade, pela paciência, pela brandura à vida, pelo respeito aos idosos... O segredo de tudo isso é a presença de Jesus na família. Portanto, proponho a todos com respeito e coragem, a beleza do Matrimônio e da família iluminados pelo evangelho! Por isso, nos aproximemos com atenção e afeto das famílias em dificuldades, daquelas que são obrigadas a deixarem suas terras, que vivem divididas, que não tem casa nem trabalho, ou que por outros motivos vivem no sofrimento; nos aproximemos dos casais em crise e daqueles que já se separaram. Queremos estar próximos de todos, com o anúncio deste Evangelho da família, desta beleza da família.

Perdão Senhor, pelas vezes que não vivemos o Evangelho em família, perdão Senhor pelas vezes que não percebemos famílias em nossa volta, que estejam passando por dificuldades. Perdão Senhor, Perdão Senhor.

Pai Nosso. . ., Ave Maria. . ., Glória ao Pai. . .

Gesto concreto - Pedir sempre ao Espírito Santo, que ilumine a estarmos atentos as famílias em dificuldades, e nos ajude a ajuda-las. Amém.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo , amém!

Quinto dia - 20 de dezembro - Que a fé de vocês, expanda suas vidas!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Todo dia é Natal - Papa Francisco.

Em família a fé acompanha todas as idades da vida, a começar pela infância: as crianças aprendem a confiar no amor de seus pais. Por isso é Importante que os pais cultivem, na família, expressões de fé compartilhadas e acompanhem o amadurecimento da fé dos seus filhos. Sobretudo os jovens, que atravessam um período de vida tão complexo, rico em importante para a fé, devem sentir a proximidade e a atenção da família e da Igreja em seu crescimento na fé. Todos vimos como, nas Jornadas Mundiais da Juventude, os jovens mostraram a alegria da Fé, o compromisso de viver uma Fé cada vez mais consistente e generosa. Os jovens desejam uma vida que seja grande. O encontro com Cristo, deixar-se conquistar pelo Seu Amor, alarga o horizonte da existência, dá-lhe uma esperança substancial que jamais levará ao desapontamento. A fé não é um refúgio, para gente sem coragem, mas algo que expande nossas vidas. Ela nos faz descobrir um grande chamado - a vocação para o amor - e assegura que esse amor seja confiável, que valha a pena entregar-se a ele, porque o seu fundamento se encontra na fidelidade de Deus, que é mais forte do que a nossa fragilidade.

Perdão Senhor, pelas vezes que não dei nenhum crédito a fé dos jovens e suas capacidades e criatividades. Perdão Senhor, pelas vezes que minhas atitudes, e contratestemunho os afastaram da Igreja. Perdão Senhor, perdão Senhor.

Pai Nosso. . ., Ave Maria. . ., Glória ao Pai. . .

Gesto concreto - Dar mais espaço aos jovens, apoiar suas ideias e trabalhos, ser bons exemplo para os jovens.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

Sexto dia - 21 de dezembro - As crianças são sinais.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Todo dia é Natal - Papa Francisco.

O Menino Jesus, nascido em Belém, é sinal dado por Deus a quem esperava a salvação, e permanece para sempre o sinal da ternura de Deus e de Sua presença no mundo. O Anjo disse os pastores: "Isso vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido…"

Também hoje, as crianças são um sinal. Sinal de esperança, sinal de vida, mas também, sinal de "diagnóstico" para compreender o estado de saúde de uma família, de uma sociedade, do mundo inteiro. Quando as crianças são acolhidas, amadas, protegidas, amparadas, a família é sadia, a sociedade melhora, o mundo é mais humano. Pensemos na obra que o Instituto e Effetà Paulo VI desenvolve em favor das crianças palestina surdas-mudas: é um sinal concreto da bondade de Deus. É um sinal concreto de que a sociedade está melhorando.

Hoje, Deus repete também para nós, homens e mulheres do século XXI: " Isto vos servirá de sinal", "procurai o Menino..."

Perdão Senhor, pelas vezes que podíamos, ajudar uma criança e não ajudamos. Perdão Senhor, pelas vezes que criticamos, as crianças abandonadas ao em vez de ajuda-las. Perdão Senhor!

Pai Nosso. . ., Ave Maria. . ., Glória ao Pai. . .

Gesto concreto - Procurar o Menino Jesus, ajudando sempre que possível as crianças carentes. Se não for possível concretamente, ao menos rezem para que os que estiverem próximos a elas, sintam-se tocados e ajude-as.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

Sétimo dia - 22 de dezembro - As crianças, querem ficar no centro da nossa vida.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Todo dia é Natal - Papa Francisco.

Sabemos pouco sobre o Menino Jesus, mas, podemos aprender muito sobre Ele, se contemplarmos a vida das crianças. É um belo hábito dos pais e dos avós, olhar as crianças, ver o que elas fazem. Antes de tudo, descobrimos que, as crianças querem a nossa atenção. Elas devem estar no centro. Por que? Por que, são orgulhosas? Não! Porque, elas têm a necessidade de se sentir protegidas. Também é necessário, colocarmos Jesus no centro de nossa vida e sabermos, ainda que, possa parecer paradoxal, que temos a responsabilidade de protegê-Lo. Ele quer ser tomado nos braços, deseja ser abraçado, ajudado e poder fixar Seu olhar no nosso. Além disso, faça sorrir o Menino Jesus, para demonstrar-Lhe o nosso amor e a nossa alegria por Ele estar entre nós. Seu sorriso é um sinal do Amor que nos dá a certeza sermos amados.

Perdão Senhor, pelas vezes que falsamente protegemos a Sua Igreja. Perdão Senhor, pelas vezes que não fizemos de Ti, o centro de nossa vida, perdão Senhor, perdão Senhor!

Pai Nosso. . ., Ave Maria. . ., Glória ao Pai . . .

Gesto concreto - Sermos mais fiéis à Igreja do Menino Jesus, fazendo Dele, o centro de nossa vida.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

Oitavo dia - 23 de dezembro - Onde estão nossos filhos?

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Todo dia é Natal - Papa Francisco.

Família não pode renunciar a seus filhos, tem que ser um lugar de apoio, acompanhamento e orientação, embora que a família, tenha de reinventar seus métodos, encontrar novos recursos. Precisa considerar à qual realidade que esta exposta seus próprios filhos. Tendo isso em vista, a família não deve deixar se interrogar sobre quem oferece diversão e entretenimento a seus filhos, quem entra nas suas casas por meio das telas e quem são as pessoas às quais os filhos são confiados para guiá-los em seu tempo livre e na escola. Somente nos momentos que passamos com eles, falando com simplicidade, com carinho das coisas importantes, e das responsabilidades sadias, que criamos para ocuparem seu tempo, permitirão evitar uma invasão nociva em suas vidas. Há sempre necessidade de vigilância. O abandono, jamais faz bem. Os pais devem orientar e preparar as crianças e os adolescentes para saberem enfrentar situações, em que possa haver riscos, por exemplo, risco de agressões, de abusos ou de consumo de drogas.

Perdão Senhor, por não nos importar com quem nossos filhos andam. Perdão Senhor por não procurar saber o que assistem na tv. Perdão Senhor por não conferir o que nossos filhos fazem na Internet. perdão Senhor, por não procurarmos saber o que os professores andam ensinando aos nosso filhos. Perdão Senhor, por muitas vezes sermos nós maus exemplo para nossos filhos. Perdão Senhor, perdão Senhor!

Pai Nosso. . ., Ave Maria. . ., Glória ao Pai . . .

Gesto concreto - Dar mais atenção aos nossos filhos, e sem obsessão procurar conferir sempre o que estão fazendo na Internet, ou assistindo na tv, e com quem estão andando. Ser bons exemplos para nossos filhos.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

Nono dia - 24 de dezembro - Jesus perto do seu coração .

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Todo dia é Natal - Papa Francisco.

E Jesus, sempre passa. De fato, o mistério do Nascimento de Jesus, em Belém, ocorrido historicamente a mais de dois mil anos, atualiza-se, enquanto evento espiritual, no "hoje" da liturgia. O Verbo, que encontrou morada no ventre V irginal de Maria, vem bater novamente no coração de cada cristão na celebração de Natal: passa e bate. Cada um de nós é chamado a responder, como Maria, com um "sim" pessoal e sincero, colocando-se plenamente à disposição de Deus, de sua Misericórdia, de seu amor. Quantas vezes Jesus passa na nossa vida e quantas vezes Ele nos envia um Anjo, e quantas vezes nós não percebemos isso, porque estamos de tal modo tomados, imersos em nossos pensamentos, em nossos afazeres e, até mesmo, nos dias atuais, nos nossos preparativos de Natal, que não percebemos que Ele passa e que bate à porta de nosso coração, pedindo acolhimento, pedindo um "sim" como aquele de Maria. Um Santo dizia: "tenho medo de que o Senhor passe". Sabem Por que ele tinha medo? Tinha medo de não perceber e deixa-lo ir embora. Quando sentimos em nosso coração: "Eu gostaria de ser melhor, melhor esposo, melhor esposa, melhor filho… ou eu lamento o que fiz…" Esse é único o Senhor que bate. Ele faz você sentir isso: a vontade de ser melhor, a vontade de ficar mais próximo dos outros, de Deus. Se você sente isso, detenha-se. Esse é o Senhor! E vá rezar, ou talvez se confessar, limpar-se um pouco… Isso será bom. Mas lembre-se bem: se você sente vontade de se tornar melhor, é Ele que bate à porta: não O deixe ir embora.

Perdão Senhor, pelas vezes que, em meio aos preparativos do Seu Natal, não sentimos o Seu toque, a Sua presença, nos chamando a sermos um pouco melhores. Perdão Senhor, por não silenciar nosso coração e escutar Sua voz, Seu chamado a conversão. Perdão Senhor, P erdão Senhor!

Pai Nosso. . ., Ave Maria. . ., Glória ao Pai . . .

Gesto concreto - Procurar silenciar o coração, para ouvir o que o Senhor quer falar.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

Feliz Natal a todos nós!