Santa Maria Soledade Torres

11 de outubro - Santa Maria Soledade Torres Acosta.

Nasceu em 2 de dezembro de 1826, em Madri, Espanha. Nome de batismo Bibiana Antônia Manuela. Filha de Francisco Torres e Antônia Acosta, eram pequenos comerciantes. Nesta época havia briga entre absolutista e liberais, que prejudicou muito a Igreja.

Quando criança, foi para escola das Irmãs Vicentinas. Vendo o entusiasmo das irmãs, e a dedicação que tinham pelos pobres, quis ser religiosa. Mas, como tinha uma saúde delicada, não foi aceita na comunidade. Só aos 25 anos conseguiu se tornar religiosa.

O pároco de Chamberí, bairro pobre de Madri, ficava triste ao ver muitos doentes morrerem abandonado e sem receber sacramentos. Ele reuniu um grupo de moças para ajudar nesta missão. Santa Maria Soledade Torres, se apresentou para fazer parte desta missão. Mas ela era fraca e doente, o padre a dispensou. Mas, se deu conta que ela tinha um amor todos especial pelo próximo. . Ela esteve com várias crianças doentes, e lhe dava muito carinha, e a chamou de volta.

Ela com outras 6 amigas, fundaram, em 15 de agosto de 1851, a Congregação Religiosa "Servas de Maria - Ministras do Enfermos", adotou o nome de Irmã Soledade. Foi escolhida pelas outras como superiora.

Nesta época, uma epidemia de cólera se espalhou pela Europa e nos hospitais não cabiam mais doentes. Muitos eram abandonados por seus parentes com medo de se contaminarem. As irmãs atendiam a todos os abandonados em vários lugares.

O pároco padre Miguel fora transferido. Seu sucesso, deixando-se levar por fofocas, resolveu tira-la de superiora e manda-la para Getafe, no Sudoeste de Madri, para um pequeno hospital. Por um lado, Ela se entristeceu pelo acontecido, mas se alegrava por estar sendo perseguida, assim como Cristo foi. Nas suas visitas ao Santíssimo encontrava forças.

Mais tarde, a verdade veio a tona. A congregação estava se dissolvendo, O padre Gabino Sánchez, recolocou a Madre Soledade à frente das irmãs, e deu a Congregação uma regra bem adaptada.

Em 1861, as Servas de Maria, receberam a aprovação diocesana, e o agostiniano, Padre Angel Barra, foi nomeado Diretor Espiritual. A congregação ampliou suas ações, passaram a atender jovens, e foram se multiplicando as Casas.

Ela Fundou outras casa, na França, Portugal e em outros países do mondo. A Congregação foi aprovada pelo Papa Leão XIII, em 1876. Fundaram 46 Casa durante a vida da Santa. A rainha Isabel II exigiu das religiosas que fossem também para o hospital de São João de Deus, em Madri.

Morreu em 11 de outubro de 1887, com 61 anos. Foi Beatificada pelo Papa pio XII em 5 de fevereiro de 1950. Foi Canonizada pleo Papa paulo VI, em 25 de janeiro de 1970.

Santa Maria Soledade Torres, rogai por nós !