Nossa Senhora do Trinta e Três - 11 de novembro.

História de Nossa Senhora do Trinta e Três

A devoção a "Nossa Senhora dos Trinta e Três" teve início numa fazenda denominada "Virgem dos Desamparados, dos Padres Jesuítas, ao redor da cidade de Florida , no Uruguai.

O Uruguai estava em guerra pela sua libertação. Antes da última batalha, que foi a decisiva, em 1823, sob o comando do general Juan Lavalleja, 33 soldados, que foram do Brasil para lá, postaram-se diante do altar da Virgem de Luján del Pintado, na cidade uruguaia de Florida, após rezarem falaram "Liberdade ou Morte".

Após pedirem a proteção de Nossa Senhora, com o lema, Liberdade ou Morte, partiram para a batalha. Conquistaram as cidades de soriano, Colônia, Guadalupe, San José e Florida. Após a vitória instalaram um governo provisório.

Em 25 de agosto de 1825, em Florida, reuniram-se na Assembleia Nacional Constituinte da República do Uruguai, e declararam oficialmente a Independência do Uruguai. Depois leram as atas diante do povo. Após lido a ata, governantes e povo, se dirigiam à Igreja se ajoelhando diante da pequena imagem de Nossa Senhora, colocando o Uruguai sobre a proteção de Nossa Senhora. A Igreja e a praça ficaram lotada. Cantaram um canto de Ação de Graças ("Te Deum"). Em seguida o pároco abençoou o povo e os seus heróis.

A parti daquele momento, o povo passou a chamar a imagem de "Nossa Senhora dos Trinta e Três", em homenagem aos 33 soldados que lutaram sob a proteção de Nossa Senhora.

Em 1857, o general Manuel Oribe, um dos que comandaram os 33 soldados, ofereceu uma precioso coroa à Nossa Senhora dos Trinta e Três, em agradecimento pela vitória. Esta coroa se encontra no tesouro da Catedral de Florida.

A imagem de Nossa Senhora dos Trinta e Três, tem 36 centímetros de altura, foi esculpida por um índio. Foi colocada na Capela que fica na Serra do Pintado, próximo a uma aldeia Jesuíta. Quando os Jesuítas saíram, lá se tornou a Vila de Luján del Pintado, depois a Capela se tornou uma Paróquia.

Mais tarde e imagem foi levada em procissão solene para a catedral de Flórida. Nos pés da imagem esta escrito: "Diante desta imagem de Nossa Senhora de Luján del Pintado, os trinta e três inclinaram sua bandeira tricolor; a Ela também invocaram os Convencionais da Independência. Nossa Senhora dos Trinta e Três relembra os 33 homens que, sob a proteção de Nossa Senhora, empreenderam a independência do país em 1825".

Em 11 de novembro de 1961, o Papa João XXIII, ordenou a coroação pontifícia da imagem. Em 21 de novembro de 1962, Nossa Senhora dos Trinta e Três foi proclamada pelo Papa João XXIII padroeira do Uruguai. Em 01 de abril de 1963, a Catedral de Florida recebeu o título de Basílica menor.

Nossa Senhora do Trinta e Três, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!