01 de agosto - São Afonso Maria de Ligório

Nasceu em 27 de setembro de 1696, em Marianela, Nápoles, Itália. De família rica. Dois dias após seu nascimento foi batizado na Igreja da Nossa Senhora a Virgem, com o nome de Afonso Maria Antônio João Cosme Damião Miguel Gaspard de Liguori. Primogênito de 7 filhos. De uma inteligencia fora do comum. Com 12 anos entra para a faculdade de Direito, onde se formou com 16 anos. Tendo alcançado o doutorado em direito civil e eclesiástico, passando a exerce a profissão de advogado. Sua mãe se preocupou em passar a ele os valores religiosos. Se destacou também como escritor, poeta e músico.

Santo Afonso, exercia a sua profissão no fórum de Nápoles. Mas também se preocupava com seu lado religioso. Começou enxergar a corrupção entre os poderoso. Por isto não advogava em favor da corte, dava preferência aos que não tinha recurso. Tornou-se um advogado renomado em toda a Itália. Quando perdeu uma causa injustamente, por influencia dos poderosos. Isto fez ele ver a grande podridão no poder. Já vinha a algum tempo escrevendo sobre a corrupção moral na época. Decidiu abandonar tudo e entrar para a vida religiosa.

Em 1723, entrou como noviço no Oratório de São Filipe Neri. Seu pai não queria que ele fosse padre, mas quando percebeu a alegria do filho ao renunciar aos títulos de nobreza e à herança, se conformou. Em 21 de dezembro de 1726 foi ordenado sacerdote, estava com 30 anos. Passou a ser chamado de Santo Afonso Maria de Ligório. Exerceu seus primeiros anos de sacerdócio em Nápoles. Se destacou pela sua caridade e bondade, para com todos, especialmente aos mais necessitados. Tornou-se um grande pregador, mesclado a ciência da oratória, como poder de Deus.

Em 9 de novembro de 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, que ficou conhecida como Congregação dos Padre Redentoristas. Uma das missões dos Redentorista era a pregação aos podres, procurando população mais retiradas dos centro da cidade. O próprio Santo Afonso, foi missionário no sul da Itália, reunia multidões em suas pregações. Pregava a palavra de Deus e a devoção a Nossa Senhora. Alem disso escrevia muitos livros, de conteúdo espiritual e teológico.

Em 14 de junho de 1762, foi consagrado Bispo. Em 20 de junho de 1762 foi nomeado bispo da Diocese de Santa Águeda dos Godos, pelo Cardeal Dom Ferdinando Maria, Cardeal de Rossi.

Durante seu episcopado, escreveu sermões, livros e artigos, levando os fieis a devoção ao Santíssimo Sacramento e à Virgem Maria.

Em 1775, pediu permissão para se afastar, foi morar no convento dos Redentoristas, Em Pagani. Tinha 79 anos e sofrida de artrite degenerativa deformante.

Mas, no convento escreveu 120 livros e tratados. Os mais conhecido: "Glória de Maria", "Devoções Mariana", "Teologia Moral"; "Visitas ao Santíssimo Sacramento", "Tratado sobre oração", "A verdadeira Esposa de Cristo". Suas obras tem mais de 21.500 edições e foram traduzidas para 72 línguas.

Morreu em 1 de agosto de 1787, com 90 anos, em Salerno, Itália. Foi beatificado em 15 de setembro de 1816, em Roma pelo Papa Pio VII. Foi Canonizado em 26 de maio de 1839, em Roma, pelo Papa Gregório XVI. Foi declarado Doutor da Igreja em 1871 pelo Papa Pio IX. Foi declarado Santo padroeiro dos confessores e moralista em 26 de abril de 1950, pelo Papa Pio XII.

Santo Afonso maria de Ligório, rogai por nós !