São Vicente de Lérins

Dia 24 de maio - São Vicente de Lérins

Padre, no Mosteiro de Lérins, século V. Soldado do exército romano, nascido no norte da França, hoje território da Bélgica. Registro escrito por Ele, nos diz que seu irmão foi bispo de Troyes. São Vicente, abandonou a vida desregrada, para dedicar-se a Deus na humildade cristã. Optou pela vida monástica, foi teólogo e escritor, grande reformador do Mosteiro de Lérins, na ilha francesa em frente a Cannes. Tinha idade avançada, quando se ordenou sacerdote e foi eleito abade. Transformou o Mosteiro num centro de cultura e de espiritualidade, verdadeiro celeiro de bispos e santos para a Igreja.

Em 434, escreveu sua obra mais famosa, o ("manual de advertência aos hereges". Obra que São Roberto Belarmino diz ser "um livro de ouro", tendo nele os critérios básicos para viver integralmente a mensagem evangélica.

Pelo conhecimento das Sagradas Escrituras, e uma cultura humanística, no que escreveu, pelo vigor e estilo apurado e pela clareza e precisão de pensamento, sua obra tem uma grande repercussão até os dias de hoje.

Traz toda doutrina dos Padres, sob a fonte da fé cristã. São Vicente era polemico, respeitado até por São Jerônimo, doutor da Igreja. Os dois travavam grandes debates, que correspondiam, trazendo a clareza sobre muitas divergências doutrinais.

Morreu no Mosteiro no ano de 450.

São Vicente de Lérins, rogai por nós!

São Vicente de Lérins