Santa Teresa de Ávila

15 de outubro - Santa Teresa de Ávila - Santa Teresa de Jesus, Doutora da igreja.

Nasceu em 28 de março de 1515, em Ávila, Reino de Castela. Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, filha de Alonso Sánchez de Cepeda, sua mãe Beatriz de Ahumada, era do lar.

Quando tinha 14 anos, quando morreu sua mãe, Santa Teresa aumenta a devoção à Nossa Senhora, como sua Mãe. Aí, foi estudar como interna na escola de Freiras Agostinianas, em Ávila. Quando leu as cartas de São Jerônimo, resolveu ser religiosa. Com 20 anos, foi para o Convento das Carmelitas de Encarnação, em Ávila. Ficou doente e seu pai a retirou do convento para trata-la. A irmã Joana acompanhou Santa Teresa. Suportou tudo, graças a um livro que seu tio Pedro lhe dera, "O Terceiro Alfabeto Espiritual". Lia outros, livros, de São Pedro de Alcântara, Santo Inácio de Loyola, e outros. Com as obras que lia, começou a praticar a oração mental. Depois de três anos, recuperou a saúde e recebeu o hábito no Carmelo.

Tendo 25 anos no Carmelo, e vendo que onde morava, tinha mais de 200 freiras, pede permissão ao provincial, padre Gregório Fernandes, para fundar uma nova casa. Apesar de a maioria ter ido contra, ela conseguiu permissão e fundou, várias casas, com o apoio de dois Frades Carmelitas, o superior Antônio de Jesus e São João da Cruz (Juan de Yepes). Conseguiu autorização de Roma, para separar a Ordem das Carmelitas Descalças, que usavam hábitos mais simples e sandálias ao invés de sapatos. Ordem que pertencia. Deixou para São João da Cruz escrever as regras para os Mosteiro masculino e fundar outros conventos. A base da espiritualidade das Carmelitas Descalças, são os 4 degraus de oração: o recolhimento, a quietação, a união e o arrebatamento.

Em 1556 , vários amigos, sugeriram que ela revelassem os conhecimentos a ela revelados quando, em suas orações, mas muitos achavam isto não vinha de Deus, com isto Santa Teresa passou a se penitenciar e fazer mortificações. Mas O Padre Jesuíta Francisco de Borja, seu confessor, lhe disse que seus pensamentos eram de origens divinas.

Em 1559, Santa Teresa se convence que foi Jesus que apareceu a ela de corpo presente, só que invisível. Estas visões continuaram por mais dois anos ininterruptos e, numa delas, um Serafim trespassou repetidamente seu coração com a ponta inflamada de uma lança dourada provocando nela uma inefável dor espiritual, assim narrou: "Eu vi em suas mão uma longa lança de ouro e, na ponta, o que parecia ser uma pequena chama. Ele parecia para mim estar lançando-a por vezes no meu coração e perfurando minhas entranhas; quando ele a puxava de volta, parecia levá-las junto também, deixando-me inflamada com um grande amor de Deus. A dor era tão grande que me fazia gemer; e, apesar de ser tão avassaladora a doçura desta dor excessiva, não conseguia desejar que ela acabasse..." Santa Teresa de Ávila. - Esta data é comemorada pelas Carmelitas como a Festa da Transverberação do Coração de Santa Teresa, no dia 27 de agosto.

A Carmelitas das antigas observâncias, começaram a perseguir a Santa Teresa e seus amigo, pelas as reformas, que fizera nas Carmelitas Descalças. Proibiram que ela fundasse novos conventos e a obrigaram a uma reclusão. Ela obedece e fica no Carmelo de São José em Ávila. Mas os processos contra elas foram retirados, e o Papa Gregório XIII permitiu a criação de um provincial das Freiras Carmelitas Descalças.

Fundou 32 mosteiros, sendo 17 femininos e 15 masculinos, com uma rígida regras de vida, trabalho e silêncio. A maioria fundou pessoalmente, muitos nos últimos 3 anos de vidas.

Umas de suas particularidades era o dom de predizer o futuro e de ler as consciência das pessoas. Tanto que 8 anos antes de sua morte previu o dia que isto aconteceria. Depois de uma de suas viagens, ficou 3 dias de cama, e disse a Beata Ana de São Bartolomeu: "Finalmente, minha filha, chegou a hora da minha morte."

Morreu em 1582, no dia que se trocou o calendário juliano para o calendário gregoriano, o que eliminou as datas de 5 à 14 de outubro. Assim, Santa Teresa morreu no dia 4 de outubro no calendário antigo, passou a ser o dia 15 de outubro no calendário novo. Suas últimas palavras: "Meu Senhor, é hora de seguir adiante. Pois bem, que seja feita Tua vontade, Ó meu Senhor e meu Esposo, a hora que tanto esperei chegou. É hora de nos encontrarmos!". Foi sepultada em Alba de Tormes, Espanha, onde se encontra suas relíquias. Foi Beatificada pelo Papa Paulo V, em 24 de abril de 1614. Foi canonizada pelo Papa Gregório XV, em 12 de março de 1662, em Roma. Foi declarada doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI, em 27 de dezembro de 1970. Seu corpo encontra-se incorrupto, exala um perfume de rosas. Seu coração, encontra-se em um relicário, em Alba, na Igreja das Carmelitas, tem uma profunda ferida, de quando foi marcado pelo Anjo.

Algumas de suas obras: Autobiografia "A Vida de Teresa de Jesus"; "O Castelo Interior"; "Caminho da Perfeição"; "Moradas", entre outros. Oremos: "Nada te perturbes, nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus, nada falta. Só Deus Basta".

Santa Teresa de Ávila, Santa Tereza de Jesus, rogai por nós !