Liturgia - 29/01/2024 - Segunda-feira - Cor verde - Tempo comum, Missa à escolha.

Santo do dia - São Valério.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Que nosso coração seja sempre agradecido.


   Continuando a Liturgia de sábado, em que Deus, através do Profeta Natã diz que, Davi será castigado por ter pecado contra Urias, matando-o e ficando com sua mulher.

   Hoje vemos que as palavras que Natã disse a Davi se cumpriu, Davi perdeu seu primeiro filho com Betsabé. E o filho de Davi; Absalão, o persegue, e, um homem da família do rei Saul vai atrás de Davi proferindo maldições…

   Felizes os que são castigados por Deus, e que como e a Exemplo do rei Davi, são resignados. Rezemos pedindo a Deus que os ajude a superar os sofrimento que surgem.


   Com o Salmo que o rei Davi fez em meio aos seus castigos, juntos rezemos: "Levanta-Te, Senhor! Salva-me, Deus meu!"


   Jesus, nos Evangelho, segue Obediente e Fiel a Deus, Ensinando e fazendo o Bem a Todos.

   Hoje, Jesus expulsa de um homem uma legião de demônio que não querendo vagar sem um corpo, pede a Jesus que deixe que entrem numa manada de porcos e Jesus permite, a manada de porcos se jogou no precipício, preferindo morrer que ficar com os espíritos impuros. Os que presenciaram o acontecimento correram e contaram os habitantes da cidade próxima e a população foram ao encontro de Jesus e rogaram-Lhe que Se afastasse do seu território… O homem que fora cura, saiu Anunciando a Misericórdia de Deus, o que Jesus fez em sua vida e todos ficavam espantado.


   Feliz os que, como o homem do Evangelho de hoje são curados por Deus e gratos, mudam de vida e passam a Anunciar a Palavra de Deus e Testemunhar Jesus e Seu Reino de Amor.


   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados a serem resignados como rei Davi, e, Gratos nas curas e Bênçãos recebidas, como o homem do Evangelho de hoje.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por todos que, como o rei Davi se reconhecem pecadores e merecedores da Misericórdia e Perdão de Deus.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Que os sofrimentos e perseguições do dia a dia, não enfraqueça nossa Fé, ao contrário, que a Exemplo do rei Davi e do homem do Evangelho,  nos tornemos Gratos, Fieis e Anunciadores do Reino do Senhor.


Antífona de Entrada - Salmo 105 (106): 47.

   Salva-nos, Senhor Deus nosso, separa-nos do meio dos pagãos, e daremos Graças a Teu Nome Santo e Te Louvar será nossa glória.


Oração da Coleta.

   Concedei, Senhor nosso Deus, que Vos adoremos de todo coração e amemos o próximo com amor sincero.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - II Samuel 15: 13-14. 30; 16: 5-13a.

   Leitura do Segundo Livro de Samuel.


   Alguém levou essa notícia a Davi: "Os israelitas puseram-se do lado de Absalão". Então Davi disse aos cortesãos que estavam com ele em Jerusalém: "Vamos fugir! Pois, se Absalão chegar, não nos deixará escapar. Vamos sair apressadamente para que não se antecipe, nos alcance e precipite a ruína sobre nós, passando a cidade a fio de espada.

   Davi subiu a Encosta das oliveiras; subia chorando, de cabeça coberta e pés descalças. Todos os seus acompanhantes iam de cabeça coberta e subiam chorando.

   Quando o rei Davi chegou a Baurim, saiu daí um da família de Saul, chamado Semei, filho de Gera, insultando-o  enquanto caminhava. E começou a atirar pedras em Davi e seus cortesãos -  toda a gente e os militares iam à direita e à esquerda do rei - e o amaldiçoava: "Vai, vai, assassino, canalha! O Senhor te paga a matança da família de Saul, cujo trono usurpaste. O Senhor entregou o reino a teu filho Absalão, ao passo que tu caíste em desgraça, pois és um assassino".

   Abisai, filho de Sárvia, disse ao rei: "Como pode esse cão morto amaldiçoar meu senhor? Deixa-me ir lá e corta lhe a cabeça!"

   Mas o rei Davi disse: "Não avos intrometais em meus assuntos, filho de Sárvia! Deixa-o amaldiçoar, pois se o Senhor o mandou amaldiçoar Davi, quem vai pedir-lhe contas?" Depois Davi disse a Abisai e a todos os seus cortesãos: "Vede, um filho meu, saído de minhas entranhas, tenta matar-me; no entanto, achais estranho esse benjaminita! Deixai-o amaldiçoar-me, pois o Senhor lhe ordenou. Talvez o Senhor olho minha humilhação e me pague com bênçãos essa maldição de hoje".

   Davi e os seus continuaram seu caminho.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 3: 2-3. 4-5. 6-7. (R 8a).

"Levanta-Te, Senhor! Salva-me, Deus meu!" (Resposta).


Senhor, quantos são meus adversários,

quanto se levantam contra mim,

quantos dizem de mim:

para eles não há salvação em Deus. (R.).


Mas Tu, Senhor, És meu escudo ao redor

minha glória, Te me fazes levantar a cabeça.

Se grito invocando o Senhor,

do Seu Monte Santo Ele me escuta. (R.).


Dito-me e adormeço,

desperto, porque o Senhor me sustenta.

Não temerei o exército, inumerável

que me cercou. (R.).


Aleluia - São Lucas 7: 16.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Um Grande Profeta surgiu entre nós: Deus se preocupou com Seu povo. (Refrão).


Evangelho - São Marcos 5: 1-20.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

  Glória a Vós Senhor.


   Jesus e Seus Discípulos, passaram à outra margem do lago, no território dos gerasenos.

   Ao desembarcar, um homem possuído por um espírito imundo saiu do meio dos sepulcros, e foi ao encontro de Jesus. Ele homem, habitava nos sepulcros. Nem com cadeias alguém podia dominá-lo; pois muitas vezes o dominavam com correntes e grilhões (espécie de algemas), e ele fazia saltar as correntes e rompia os grilhões, e ninguém podia com ele. Passava as noites e os dias nos sepulcros ou pelos montes, dando gritos e golpeando-se com pedras. Ao ver jesus de longe, pôs-se a correr prostou-se diante de Jesus e, dando um grande grito disse: "Que tens comigo, filho do Deus altíssimo? Eu Te conjuro por Deus que não me atormentes". (Pois Jesus lhe dizia: 'Espírito imundo, sai desse homem.)

   Perguntou-lhe Jesus: "Como te chamas?" Ele respondeu: "Chamo-me legião, porque somos muitos".

   E suplicava à Jesus com insistência que, não o expulsasse da região. Havia ali, na ladeira, uma grande manada de porcos fuçando. Ele suplica a Jesus: "Envia-nos aos porcos para que entremos neles".

   Jesus o permitiu. Então os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada, de uns dois mil porcos, lançou-se ao lago por um precipício, e se afogaram na água. Os pastores fugiram, e o contram na cidade e nos campos; e foram ver o que tinha acontecido. aproximaram-se de Jesus e viram o endemoninhado que tivera dentro de si uma legião, sentado, vestido e em perfeito juízo; e se assustaram. Os que haviam presenciado explicaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e aos porcos. E começaram a suplicar a Jesus que partisse de seu território. Quando embarcava, o endemoninhado suplicava que lhe permitisse acompanhá-lo. Jesus, não permitiu, mas lhe disse:

   "Vai para a tua casa e ais teus, e conta-lhes tudo o que o Senhor, por Sua Misericórdia, fez contigo".

   O homem foi e pôs-se a pregar pela Decápole o que o Senhor havia feito por ele, e todos se maravilharam.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Apresentamos, Senhor, ao Vosso Altar os dons do Vosso povo Santo; aceitai benignamente e fazei deles o sacrifício da nossa redenção.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 30 (31): 17. 18.

   Mostra a Teu servo a Tua Face radiante, salva-me por Tua Lealdade.

   Senhor, que eu não fracasse por haver-Te invocado; fracasse os perversos e desçam mudos ao Abismo.


Oração depois da Comunhão.

   Fortalecidos pelo Sacramento  da nossa redenção, nós Vos suplicamos, Senhor, que, este auxílio de Salvação Eterna, cresça sempre no mundo a Verdadeira Fé.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.