Nasceu em 1007, em Revena Itália. Ficou órfão muito novo, de família numerosa, foi criado por seus irmãos. Era pobre, cuidada de porcos na infância. Seu irmão mais velho, Damião, foi o responsável pela sua educação e estudos. São Pedro Damião, estudou em Revena, Pádua e Faenza. Se formou em Teologia e Direitos Canônicos. Foi ser professor em Revena e Parma. Lá, decidiu entra para o convento Camaldulense de Fonte Avelana.
Ao ser Ordenar Sacerdote, inclui em seu nome Damião. Foi eleito superior da Ordem. Que tinham regras severas, mas São Pedro Damião, tornou-a ainda mais rígida. Criticava os conventos que abandonavam a pobreza. Acabou influenciando vários Mosteiros, em especial Monte Cassino na Itália e Cluny na França, este passou a seguir as regras de São Pedro Damião. Queria que a vida religiosa voltasse a ser na austeridade, Oração, Penitência e na consagração total a Deus, como inicialmente era. São Pedro Damião criticava o luxo de autoridades eclesiásticas. Dava o Exemplo de São Pedro e São Paulo, que tinham uma vida Difícil, e caminhavam descalços. Seguiam o Conselho de Jesus, desapego total a tudo.
Combateu a venda de títulos, cargos e funções, o que acontecia dentro da Igreja. Por isto muitas pessoas acabavam se tornando religiosos, padre, e outros cargos, por interesse pessoal, e Não por Amor Cristo e Sua Igreja. Eram maus religiosos, e não se preocupava com as normas da Igreja, entre elas o celibato. Eram sacerdotes, que mais davam escândalos, que Bons exemplos de vida. Foi chamado a Roma para combater este tipo de desrespeito à Igreja. Atuou, junto a seis papas, em especial ao Papa Gregório VII.
Fez várias peregrinações a Milão, à Alemanha e à França. Foi nomeado Cardeal da Diocese de Óstia. Lá fez um grande trabalho pastoral. Escreveu muitas cartas e alguns livros. Suas obras literárias, continua a ter grande influência no meio religioso. Já idoso, foi enviado a Ravena para solucionar uma questão sobre um antipapa.
Morreu em 21 de fevereiro de 1072, com 65 anos, em Faenza, quando retornava de uma Missão. Foi Canonizado pelo Papa leão XII em 1828. O Papa o declarou Doutor da igreja, pela grande quantidade e importância de seus escritos.
São Pedro Damião, rogai por nós !