26- Santo Antelmo

26 de Junho - Santo Antelmo de Belley - também conhecido como - Santo Antelmo de Ghignin

Nasceu em 1107, no castelo de Chignin, a 12 km de Chambéry. Filho de Arduino, da casa do Migain, nobre do condado de Savoia. Quando jovem era sacristão (coroinha) na Catedral de São Giovani em Belley, França. Com 25 anos entrou para o Mosteiro de Cartuxo, com 28 anos foi ordenado sacerdote. Era Jovem, generoso, princípios sólidos, mas preocupado com as coisas do mundo. Com tinha parentes no Mosteiro dos Cartuxos,em Portes, ia lá frequentemente, vendo os exemplos dos Monges, isto mudou completamente seu modo de pensar. Deixou tudo para entrar no Mosteiro, recebendo o hábito de São Bruno, era o ano de 1137. Terminou o noviciado e foi enviado a Grande Cartuxa, que acabava de cair parte de seu prédio, destruído por uma avalanche. Com suas qualidade, Santo Antelmo, resgatou o fervor do mosteiro e a recuperou suas finanças.

Em 1139, foi eleito o sétimo prior da Grande Cartuxa. Primeira coisa que fez, foi reparar o edifício danificado, o que fez. Logo ordenou a construção de um aqueduto e deu impulso à agricultura e pastoreio nos campos da abadia. Ao mesmo tempo que não deixava de pregar sobre a obediência à regra em sua simplicidade original.

Logo, começou a colocar regras, pois os Monges Cartuxos eram independentes, só obedeciam ao Bispo. Santo Antelmo, convocou o primeiro capitulo geral, para qual o Grande Cartuxa foi construído como a mosteiro principal. Ele se tornara o primeiro-ministro geral da ordem. Logo vieram vários noviciados, entre eles, receberam o hábito da suas mãos, seu pai, um de seus irmãos e o conde Guillermo de Nivernais. Foi Também Santo Antelmo, que pediu ao Beato Juan Hispano a redação da construção para uma comunidade de mulheres.

Em 1152, após 12 anos, renunciou, na intenção, de viver na solidão. Mas, por pouco tempo, depois, Bernardo, o fundador e primeiro prior do Mosteiro de portes, por sua idade avançada, colocou Santo Antelmo, como seu sucessor.

O trabalho dos Monges, estava muito produtivo, os baús, e os celeiros estavam muito cheio. Santo Antelmo, vê que aquela abundancia e riqueza é incompatível com o Evangelho, sendo que o povo na região estava com uma falta de todo. Ele ordenou a distribuição gratuita de grãos e dinheiro para quem pedisse ajuda. Era tanta gente passando fome, que ele manda vender alguns ornamentos da igreja para ajudar os necessitados. Dois anos depois volta para à Grande Cartuxa, para viver uma vida de contemplação e simples. Mas, veio o pensamento de ajudar a Igreja fora de sua ordem.

Em 1159, o cristianismo estava dividido, entre os que apoiava o verdadeiro Papa Alexandre II, e os que queriam o antipapa "Victor IV", protegido pelo imperador Federico. Santo Antelmo, sai em defesa do Papa Alexandre II, reunindo com ele vários monges de várias ordem. Se organizaram na França, na Espanha e na Inglaterra.

A Diocese de Belley, estava sem bispo, o Papa recusa todos os nomes dos candidatos, e nomeia Santo Antelmo Bispo de Belley, em 8 de setembro de 1163. Mesmo não querendo o cargo, mas aceitou. Começou a colocar ordem, e corrigir antigos "vício". No primeiro sínodo que convocou, a princípio sugeriu que os padres, cumprisse sua missão para qual foram ordenados, ser Padre, pois, muitos não obedeciam o celibato, outro tinham até mulheres e ostentavam uma vida rica e com família. Deu uma advertência a todos que agiam de maneira errada, quem não obedeceu, tirou os direitos eclesiásticos.

Em seu tempo livre, ia visitar outras comunidades, como a Grande Cartuxa, uma comunidade de mulheres solitárias, em Bons, e também a uma casa para leprosos, onde ele cuidava pessoalmente dos doentes. Não diminuiu suas atividades nem com o passar do tempo; mas quando foi distribuir alimentos em um período de escassez, voltou com muita febre, e acabou morrendo, era dia, 26 de junho de 1178, em Belley, tinha 62 anos. Muitos milagres aconteceram para quem visitava seu túmulo.