Santa Catarina Tekakwitha

17 de abril - Santa Catarina Tekakwitha - (Kateri Tekakwitha) Primeira Santa Índia

Nasceu 1656, em Auriesville, Nova Iorque, Estados Unidos. Nome indígena Tekawitha, ao ser batizada recebeu o nome de Keteri (Catarina). Sua mãe era cristã da tribo algonquina, e fora capturada pelos iroqueses e liberada pelo chefe tribal Mohawk, que seria o pai de Tekawitha.

Quando tinha 4 anos, seus pais e seu irmão morreram pela epidemia de varíola. Ela também pegou a doença, ficando com o rosto desfigurado e a visão comprometida, ficou sob os cuidados de seus tios. Com 11 anos, Caterina conheceu a fé cristã , através dos missionários jesuítas, que chegaram junto com os moicanos para assinar a paz com os franceses.

Com 20 anos, em 18 de abril de 1676, pediu e foi batizada, houve uma rejeição de seus familiares e da comunidade, então fugiu para o Canadá, com a ajuda dos jesuítas, chegando lá levando apenas um cobertor e uma carta para o padre superior da aldeia. Ficando em uma aldeia católica em Caughnewaga, perto de Montreal. Em sua fuga foi perseguida, mas não conseguiram alcança-la. Assim diz parte da carta que levou consigo: "Catarina Tekakwitha vai agora juntar-se à sua comunidade. Dê-lhe guia e direção espiritual e o senhor logo perceberá que joia nós lhe enviamos. Sua alma está muito próxima de Deus Nosso Senhor ...".

Na aldeia católica estava finalmente livre para praticar sua fé, assistir à Missa diária. Mas, não faltaram sofrimentos. Algumas pessoas a obrigavam a fazer penitência por seus pecados passados, mas ela nem tinha noção de que pecados poderiam ser estes. Por isto quase perde sua saúde, já fragilizada.

Depois fez sua primeira comunhão no dia de natal, realizou voto de castidade. Tinha uma grande devoção ao Santíssimo Sacramento. Aos pouco as pessoas começaram a aperceber sua santidade e começaram a admira-la. Assim diziam: "Catarina só pode ser encontrada no caminho para a Igreja, na ajuda aos outros e no trabalho do campo". Até os franceses habitante da aldeia próxima lhe admiravam, "a garota índia vive como uma freira", assim falavam.

Morreu em 17 de abril de 1680, com 24 anos. Passou a ser venerada pelo povo, e muitos iam visitar sua tumba, em Caughnawaga. Assim que morreu a cicatriz que tinha no rosto sumiu. No seu funeral muitos enfermos foram curados. Em 1884, o Padre Walworth mandou erguer um monumento junto a sua sepultura e chegou a ser conhecida como "O Livro dos Mohawks".

Santa Catarina foi Beatificada pelo Papa João Paulo II, em 22 de junho de 1980. Foi Canonizada pelo Papa Bento XVI em 21 de outubro de 2012. Sua festa é celebrada em 17 de abril, exceto no Estados Unidos que se celebra em 14 de abril. Foi a primeira índia norte americana a ser declarada Santa.

Santa Catarina Tekakwitha, rogai por nós !