São Mateus, Apóstolo

21 de setembro - São Mateus, Apóstolo

São Mateus era rico, cobrador de imposto, quando Jesus o conheceu, chamava-se Levi, morava e trabalhava em Cafarnaum, na Palestina. Jesus o vê e lhe diz: "Segue-me", ele larga tudo imediatamente para seguir a Jesus. Deixando a vida tranquila, do dinheiro, de estatuo, de tranquilidade; para uma vida de incerteza, de pobreza, de perseguição; largou tudo por amor a Jesus Cristo, pela sua verdade, trocou ate de nome de Levi, para Mateus (o dom de Deus).

São Marcos e São Lucas, se referem ao coletor de imposto como Levi. Mas, São Mateus, refere-se a si mesmo em seu Evangelho com o apelido, de publicanos, ou com seu próprio nome. São Jerônimo, ao traduzir por publicano, nos mostra que ninguém deve desanimar da salvação, se houver uma conversão de vida verdadeira. Este conversão ocorreu com o cobrador de imposto, que conhecendo Jesus, ou tendo ouvido falar Dele, só esperou o chamado, "Segue-me". Hoje Jesus, não nos chama pessoalmente, mas temos o Espírito Santo, para discernir o certo do errado, basta termos a atitude de mudança de vida, e seguir Jesus, radicalmente. Assim fez São Mateus, se tornou um dos maiores seguidores de Jesus, seguido-O em suas pregações pela Palestina. Sendo o primeiro apóstolo a escrever um livro contando a vida, morte e ressurreição de Jesus. Seu Evangelho, foi usado pelos primeiros cristãos da palestina. São Bartolomeu, quando foi pregar nas índias, levou consigo uma cópia.

Vemos no Evangelho de São Mateus, quando ele convida Jesus para a grande festa de despedida, em sua casa, da vida antiga. Lá um grande número de pessoas pecadoras, puderam sentar-se à mesa com Jesus. Ali alguns criticam á Jesus, Ele responde : "Não são os que tem saúde que precisam de remédios, mas sim os doentes. Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia é o que Eu quero, e não sacrifício. Com efeito. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores". (Mt 9, 10-13).

Aqui vemos, que quem está no caminho, não precisa ser chamado, pois esta perto de Jesus. Mas aquele, que estão longe, precisa ser tocado pela misericórdia de Deus, a quem Jesus o olha , o chama e o ama, esperando ser correspondido. São Mateus se livrou do dinheiro, da fama, do poder, para seguir Jesus, pois se deixou tocar pela misericórdia.

No Evangelho, São Mateus nos fala: "Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem." e nos alerta: "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro."

Vejamos Judas, que ficava encarregado da "caixa", da comunidade dos apóstolos. Enquanto que São Mateus, deixou o dinheiro para seguir a Jesus. Judas traiu Jesus por trinta moeda. Hoje muitos traem a Jesus, por outros ideais, que não são da evangelização, mas fingem andar do lado de Jesus, para enganar o povo.

Depois da morte e ressurreição de Jesus, São Mateus foi para a Arábia e Pérsia, evangelizar aquele povo. Mas foi perseguidos pelos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o dar em sacrifício aos deuses. Mas veio um Anjo do Senhor, que libertou São Mateus e curou-lhe os olhos.

São Mateus, seguiu então para Etiópia, onde continuou a ser perseguido por causa da evangelização. Mas filho da rainha Candece, morreu, esta manda chamar São Mateus, que ressuscita o príncipe herdeiro. Todos ficaram admirado com o fato. Assim, São Mateus, começou a pregar livremente. Convertendo a maioria da população de Etiópia, que passou a ser uma das mais ativas Igreja do tempo dos Apostólicos.

São Mateus, recusou-se a fazer o casamento rei Hitarco, este queria casar com a jovem Efigênia, que dedicara sua vida a Deus, queria que São Mateus a obriga-se a rever sua consagração. Assim o rei ordenou a morte de São Mateus. Os soldados o executou, quando o Santo celebrava a Santa Missa. Morreu no ano 72, na Hierápolis ou Etiópia. No ano de 930, sua relíquias foram transportadas para Salerno, na Itália, onde continuam até hoje.

São Mateus, Apóstolo e mártir, rogai por nós !