São Sérgio

24 de fevereiro - São Sérgio

São Sérgio antes ante de se converter ao cristianismo era juiz. O que sabemos sobre o santo, vem de um escrito em latim, datado do época do imperador Diocleciano, onde se descreve seu martírio e o lugar onde foi sepultado.

Era o ano de 304, quando o imperador Diocleciano ordenava uma perseguição aos cristãos, e os governadores, que não cumprisse a ordem, tinha seus bens tomados e até poderiam ser mortos. Mesmo assim tinham uns que se simpatizavam com o catolicismo e não eram muito enérgico. Mas, onde o santo vivia o governador era, Sapricio, um oportunista e cruel, que administrava a Armênia e a Capadócia, atual Turquia.

Então, quando o governador Saprício estava na cidade de Cesarea da Capadócia, acompanhado de um senador romano. Obrigou que todos os cristãos a cidade fossem levados ao templo pagão, para prestar as homenagens a deus Júpiter. Quem não fosse e se denunciado eram condenado à morte.

Foram poucos os cristãos que conseguiram fugir, e um grande número de cristãos foram levado para lá. São Sérgio era um velho magistrado, que abandonara tudo, dinheiro, fama, para se retirar à vida monástica. Foi para Cesarea, seguindo seu impulso interior, mesmo não tendo sido pego pelos soldados e nem sido denunciado. O povo da cidade não se lembrava mais dele. A sua chegada causou surpresa e euforia, os cristãos voltaram toda a atenção para o monge. O sacerdote pagão que preparava o culto ficou irritado. Queriam que todos participassem do culto à Júpiter, que segundo os sacerdotes pagão, os deus estavam insatisfeito com o povo e por isto não atendiam as suas necessidades. Mas, a presença do monge São Sérgio, produziu um efeito surpreendente de apagar os fogos preparados para os sacrifício. Os pagãos atribuíram o fato do fogo se apagar, pela presença de cristão que se recusavam a prestar culto, irritando os deuses.

São Sérgio, foi logo explicando, que a razão de tudo não acontecer como eles queriam, era que seus deuses, não tinham poder nenhum. Disse São Sérgio, que só existia um único e verdadeiro Deus onipotente, o Deus venerado pelos cristãos. Imediatamente foi levado a presença do governador, que o mandou prestar culto a Júpiter. São Sérgio não o fez. Então foi na mesma hora decapitado.

Morreu em 24 de fevereiro. Seu corpo foi recolhido pelos cristãos, foi sepultado na casa de uma senhora cristã. Depois, suas relíquias foram transportadas para a cidade de Andaluza de Ubeda, na Espanha.

São Sergio, rogai por nós !