Nossa Senhora Conceição Aparecida - 12 de outubro.

História de Nossa Senhora Aparecida.

Em 1717, o Conde Dom Pedro de Almeida Portugal, o Governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais, iria passar na Vila de Santo Antônio em Guaratinguetá, ofereceram para ele um banquete. Convocaram os pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, para pegarem os peixes no rio Paraíba, mas, com várias tentativas, nada conseguiam pescar. Porem, de repente pegaram um corpo de uma imagem, um pouco abaixo no rio, pegaram a cabeça de imagem, e os dois pedaços se encaixaram perfeitamente. Era imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita em pedra sabão preta.

Ficaram admirados com o fato, voltando a jogar a rede, desta vez, ao recolherá ela veio cheia de peixes. Passaram em casa, deixaram a imagem, e foram entregar os peixes.

Silvana, esposa de Domingos e irmã de Felipe e Mãe de João, colocou a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida num altar da casa da família e começaram a rezar, agradecendo pela pesca milagrosa. Começou assim a devoção, a Nossa Senhora Aparecida. Passaram a se reunirem todos os sábados, para rezarem o Santo Terço e a Ladainha de Nossa Senhora. Mas não se limitou somente ao parente, pois vizinho próximos começaram a participar.

Com o aumento dos participantes, começou a acontecer também os milagres. Logo, construíram no local uma pequena Capela, no Porto de Iguaçu, que rapidamente se tornou pequena demais.

Em 17 de dezembro de 1928, uma Vila se forma ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros, que se tornou-se Município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, no rio.

Hoje, temos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que popularmente é chamada de Nossa Senhora Aparecida. Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI, a proclamou Rainha do Brasil e a Padroeira Oficial do Brasil. Em 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado nacional, no dia 12 de outubro em honra a Padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Primeira Capela - Em 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, com a ajuda do filho de Felipe Pedroso (que não concordava com o local, queria construir a capela na parte baixa, achava ser mais mais fácil para o povo frequentar). Foi à visitação pública em 26 de julho de 1745. Em 20 de abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, Dom Pedro I e sua comitiva visitaram a capela e a imagem de Nossa Senhora.

Milagre das velas - Ocorreu por volta de 1733 - Tinha duas velas acesas ao lado da imagem de Nossa Senhora, de repente elas se apagaram, e sem que ninguém tocasse nelas voltaram a acender.

Milagres da correntes - Em 1850 quando o escravo Zacarias era conduzido e tendo correntes em suas mãos e pés, ao passar em frente a Imagem de Nossa Senhora, ele pediu para parar um pouco para rezar, o que seu condutor deixou, e milagrosamente as correntes se soltaram.

Milagre da Ferradura - Uma pessoa a cavalo que estava indo de Cuiabá para Minas Gerais, ao passar por Aparecida, viu a fé dos romeiros e zombava, dizendo que aquilo era tudo uma bobagem, tentou entrar com o cavalo dentro da Igreja, (Basílica Antiga), mas, a pata do cavalo se predeu a pedra da escada da igreja, a marca da ferradura ficou cravada na pedra, o cavalheiro arrependido, rezou pedido perdão e se tornou devota de Nossa Senhora de Aparecida.

A cura da visão da menina - Quando uma mãe com sua filha que era cega de nascença, caminhava nas margens do Rio Paraíba, de repente a menina olhando para a direção da Basílica Antiga, disse: "olha mãe, como é linda aquela igreja", era a cura da visão da menina, .

O menino - O pai e seu filho estavam pescado no Rio Paraíba e a correnteza estava muito forte, o menino caiu no rio, e não sabia nadar, e começou a ser levado pela correnteza, o pai pediu a Nossa Senhora, o menino parou de ser arrastado pela correnteza e o pai o resgatou.

Foram vários milagres que aconteceram através da intercessão de Nossa Senhora de Aparecida, e as pessoas vão lá para agradecer. Ainda hoje muitos milagre continuam a acontecer.

A Primeira Igreja ficou pequena, então em 1834, teve início a construção de uma Igreja maior, que hoje chamamos de Basílica "velha". Foi solenemente inaugurada em 18 de dezembro de 1888. Com o número crescente de romeiros, a Congregação dos Missionários Redentoristas, mandaram para Aparecida um grande número de Padres e Irmãos da Congregação, para trabalhar o organizar o atendimento aos romeiros. Em 29 de abril de 1908, a Igreja recebeu o Título de Basílica Menor, e foi consagrada em 5 de setembro de 1909, quando recebeu os ossos de São Vicente Mártir, trazidos de Roma a mando do Papa. Pois toda as Basílicas tem que ter as relíquias de algum Santo.

A atual Catedral - Basílica de Nossa Senhora Aparecida - Começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, e foi solenemente sagrada em 4 de julho de 1980, pelo Papa João Paulo II. Milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida todos os anos. Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, gesto repetido pelo Papa Bento XVI que ofereceu outra Rosa, em 2007, em decorrência da sua Viagem Apostólica ao país, nesse mesmo ano, reconhecendo a importância da Santa devoção. Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, como um dos maior Santuário Mariano do mundo, em Solene Missa celebrada, revigorando a devoção à Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Deus.

Ela esta localizada na cidade de Aparecida, no Estado de São Paulo, Brasil.

Vale apena conhecer, pois além da Catedral, tem também Museu de Ceras com imagens que parecem real, a sala dos milagres, o teleférico, o Morro do Cruzeiro, e mais recente o Caminho do Rosário, e muitos mais.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa Proteção !