Liturgia diária - 17 de novembro - Sexta-feira da semana XXXII - Cor branco - Ofício de Memória - Missa da memória.

Santo do dia - Santa Isabel da Hungria.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Priorizar Deus O Autor de Toda a natureza!


   A Leitura da Sabedoria, hoje, nos fala do povo que fascinados pela beleza  da natureza a tem com um deus, idolatram-na e ignoram o Poder de Deus, Aquele que  Fonte e Autor de Toda a natureza.

   A Leitura, vem repreender a estes, pois, estão extraviados, indo em buscando Deus e querendo encontra-Lo, mas, vivem no meio se Sua obras, explorando a natureza, e não vê o Autor … , os que consideram a natureza como um deus, prestam culto divinizando a natureza, estes, são  imperdoáveis, pois são capazes de pedir a unidade do mundo em prol da natureza e não descobriram antes o Seu Senhor?

   Infelizmente, ainda hoje, existe no meio dos Batizados da Igreja de Jesus, adoradores da natureza os que a terra como se fosse deus.


   Como o Salmo podemos dizer: O Céus proclama a Glória de Deus.


   No Evangelho, Jesus continua a nos alertar para estarmos atentos aos acontecimentos que demonstram que está próximo a vinda do Filho de Deus, isto é, Sua volta e estarmos vigilantes, pois, assim como aconteceu no tempo de Noé que o povo não o escutou e somente a família de Noé foram salvos, assim acontecerá quando Jesus vier nos buscar, os que estivermos prontos irão com Jesus e os que não estiver ficarão, mas atenção o ficar não significa coisa boa.


   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados a Amar Nosso Senhor como Único Deus, pois, quem Ama primeiro o Criador, cuidará da criação.

   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados para que priorizem, busquem primeiro o Reino, de Jesus, pois tudo que precisamos, Deus sempre nos Providenciará.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.


   Te agradecemos Jesus, pelos padres e bispos que ajudam os Fiéis a estarmos preparados à volta de Jesus.

   Te agradecemos Jesus, por todos que estão sempre atentos às coisas de Deus.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   A natureza é apenas um reflexo do Poder e da Beleza de Deus!


Antífona de Entrada - Salmo 87 (88): 3.

   Que chegue até Vós, Senhor, a minha súplica, escuta Senhor o meu clamor.


Oração da Coleta.

   Deus Onipotente e Misericordioso, afastai de nós toda a adversidade, para que, sem obstáculo do corpo ou do espírito, possamos livremente cumprir a Vossa vontade.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Sabedoria 13: 1-9.

   Leitura do Livro da Sabedoria.


   Eram naturalmente insignificantes todos os homens que ignoravam Deus, e foram incapazes de conhecer Aquele que É, a partir das coisas boas que estão à vista, e olhando Suas obras não reconheceram o Criador, mas tiveram como deuses o fogo, o vento, o ar leve, os astros, a água impetuosa, os luzeiros do céu, e senhores do mundo.

   Se, fascinados por sua formosura, os consideraram deuses, saibam quanto seu Dono os supera, pois o Autor da beleza os criou; e se o poder e atividade dele os assombram, calculem quanto mais poderoso é Quem os fez: pois, pela grandeza e beleza das criaturas, descobre-se por analogia Aquele que lhes deu o ser. Contudo, a esses pouco se lhes pode lanças em rosto, pois talvez andem extraviados buscando a Deus e querendo encontrá-Lo: com efeito, buscam Suas obras, as exploram, e a aparência delas os subjuga, porque é belo o que veem. Mas nem sequer estes são perdoáveis, porque se conseguiram saber tanto a ponto de serem capazes de averiguar o princípio do cosmo, como não encontraram, com maior razão, o seu Dono?

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 18 (19): 2-3. 4-5. (R 2a).

"Os céus proclamam a Glória de Deus." (Resposta).


Os céus proclamam a Glória de Deus,

o firmamento apregoa a atividade de Suas mãos.

Um dia passa a mensagem a outro dia,

uma noite a transmite a outra noite. (R.).


Sem falar, sem pronunciar,

sem que se ouça a Sua voz,

a Sua Palavra atinge toda a terra,

a Sua Mensagem chega aos confins do mundo. (R.).


Aleluia - São Lucas 21: 28.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

"Quando começar a acontecer tudo isso, erguei-vos e levantai a cabeça, pois se aproxima a vossa libertação." (Refrão).


Evangelho - São Lucas 17: 26-37.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Disse Jesus: "O que aconteceu no tempo de Noé acontecerá no tempo do Filho de Deus: Comiam, bebiam, casavam-se, até que Noé entrou na arca, veio o dilúvio e acabou com todos. Ou como aconteceu no tempo de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam. Mas, quando Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e acabou com todos. Assim será o dia que que se revelar o Filho de Deus. Neste dia, se alguém estiver no terraço e seus utensílios em casa, não desça para recolhê-los; o mesmo se alguém estiver no campo, não volte trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. quem se empenha em conservar a vida a perderá, quem a perder a conservará. Eu vos digo: nessa noite estarão dois numa cama: um será arrebatado, o outro deixado; haverá duas mulheres moendo juntas: uma será arrebatada a outra deixada."

   Perguntaram a Jesus: "Onde, Senhor?"

   Respondeu-lhes, Jesus: "Onde está o cadáver, aí se reúnem os abutres."

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de oferecimento.

   Olhai, Senhor, com benevolência para as ofertas que vos apresentamos, a fim de participarmos com sincera piedade no memorial da Paixão de Vosso Filho. Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 22 (23): 1-2.

   O Senhor É meu Pastor, nada me falta. Em verdes prados me faz repousar, pra fontes tranquila me conduz.


Oração depois da Comunhão.

   Nós vos damos graças, Senhor, pelo Alimento Celeste que recebemos, e imploramos a Vossa Misericórdia que, que pela ação do Espírito Santo perseverem na Vossa Graças, os que receberam a força de Deus. - Amém!