Liturgia de 29 de Agosto 2023 - Terça-feira da Semana XXI - Cor vermelho - Missa de Memória.

Santos do dia -  Martírio do São João Batista.

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

   Hoje a Igreja Celebra o Martírio de São João Batista.


   E neste sentido, a Liturgia é toda voltada para este Profeta, que como São João Batista, não houve outro nascido de mulher.

  Em Todos os tempos, Deus suscita Profeta para alertar o povo e converte-los de seus pecados e leva-los a  trilharam o bom Caminho. Também hoje, não é diferente, temos bons padres, bispos e leigos, que nos ajudam a enxergar o Caminho que Deus quer que sigamos. Caminho este que nos leva para o Céu, porém, também como no passado os verdadeiros Profetas, de nossa atualidade, andam na contramão de uma "realidade" que não é a Realidade Deus, é são taxados de: Fanáticos, ultrapassados… . Neste sentido a Liturgia nos mostra que o Senhor escolheu Jeremias, desde o ventre de sua mãe e também São João Batista e estes dois e outros tantos; não eram de muitos amigos, não eram populares, não tinham palavras dóceis; pois pregavam a conversão, não viviam no meio do povo, porém, não viviam parados e por isso São João Batista acabou perdendo a vida neste mundo, por Testemunhar a vontade de Deus, isto é, por denunciar o pecado e por chamar todos à conversão a santidade.


Com o Salmo devemos dizer: "Minha boca narrará Tua Justiça, todo o dia a Tua Salvação."


   Vinde Espírito Santo iluminar todos padres e bispos para que a exemplo de São João Batista sejam Profetas a denunciar as heresias que rodeiam a Igreja de Jesus.

   Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados para que não caiam nas mentiras dos falsos profetas.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


  Te agradecemos Jesus, por todos os Profetas do Antigo Testamento, hoje em especial, São Batista e Jeremias.

   Te agradecemos Jesus, por todos os padres e bispo que a exemplo de São João Batista são a Voz de Deus na Igreja de Jesus.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.


   Façamos a nossa parte; rezando o Terço de Nossa Senhora, isto é, o Santo Terço de Ave Maria e Santa Maria pela Santa Igreja; por nossos Profetas da nossa atualidade: Pelo Papa Francisco, pelos bons padres, bispos e eleitos. Pela conversão dos pecadores a a dos nossos familiares, parentes, amigos e principalmente dos padres e bispos.

   Rezemos também pelos agonizantes e pelas Almas do Purgatório.

  Rezamos, por todos nós Batizados que somos chamados a Evangelizar, e com Nossa Senhora, através do Santo Terço ao dia fazemos isso tranquilamente.

  Não devemos achar certo, e muito menos concordar em participar das heresias que alguns cometem na Igreja de Jesus; principalmente nas Santas Missas e nas Sagradas Tradições. Devemos rezar sempre pedindo a intercessão de São João Batista por todos os padres, bispos e leigos profetas impopulares (por falar a verdade) de nossa atualidade, para que fiquem firmes no Bom Caminho e nos ajudem também a trilharmos o Bom Caminho de Deus!


Antífona de Entrada - Salmo 118 (119): 46-47.

   Vou falar de Teus Testemunhos frente aos reis, sem ficar envergonhado.

   Nos Teus Mandamentos estão as minhas delícias: Eu os amo.


Oração da Coleta -

   Senhor nosso Deus, que quiseste que São João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do Vosso Filho, concedei-nos que, assim como ele deu a sua vida pela justiça e pela verdade, também nós saibamos lutar corajosamente pelo testemunho da verdade.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


Primeira Leitura - Jeremias 1: 17-19.


Leitura do Livro de Jeremias.


   O Senhor dirigiu-me a palavra:

   "Tu cingirás os teus rins, levantar-te-ás e lhes dirás tudo o que eu te ordenar. Não tenhas medo deles, para que Eu não te faça ter medo deles. Quanto a Mim, eis que te coloco, hoje, como uma cidade fortificada, como uma coluna de ferro, como uma muralha de broze, diante de toda a terra: os reis, de Judá, os seus príncipes, os seus sacerdotes e todo o povo da terra, Eles lutarão contra ti, mas nada poderá contra ti, porque eu estou contigo - Palavra do Senhor - para te libertar."


Salmo 70 (71): 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15 e 17. (R.15.)

"Minha boca narrará Tua Justiça, todo o dia a Tua Salvação." (Resposta)


Senhor, eu me abrigo em Ti:

que eu nunca fique envergonhado!

Salva-me, por Tua justiça! Liberta-me!

inclina depressa Teu ouvido para mim! (R.)


Sê para mim uma rocha hospitaleira,

sempre acessível; Tu decidiste salvar-me,

pois meu rochedo e muralha és tu.

Deus meu, liberta-me da mão do ímpio. (R.)


Minha boca narrará Tua Justiça,

todo o dia a Tua Salvação.

Ó Deus, Tu me ensinaste desde a minha juventude,

e até aqui eu anuncio Tuas maravilhas. (R.)


Aleluia ! São Mateus 5: 10. 

   Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Rino dos Céus. (Refrão).


Evangelho - São Marcos 6: 17-29.


   Herodes, com efeito, mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe, pois ele a desposara e, na ocasião, João batista dissera a Herodes: "Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão". Herodíades então se voltou contra ele e queria matá-lo, mas não podia, pois Herodes tinha medo de João e, sabendo que ele era um homem justo e santo, o protegia. E quando o ouvia, ficava muito confuso e o escutava com prazer.

   Ora, chegou um dia propício: Herodes, por ocasião do seu aniversário, ofereceu um banquete aos seus magnatas, aos oficiais e às grandes personalidades da Galileia. A filha de Herodiades entrou e dançou. E agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à moça: "Peça-me o que bem quiseres, e te darei". E fez um juramento: "Qualquer coisa que me pedires eu te darei, até a metade do meu reino!" Ela saiu e perguntou a mãe: "O que é que eu peço?" Ela respondeu: "A cabeça de João Batista". Voltando-se apressadamente, à presença do rei, e fez o pedido: "Quero que, agora mesmo, me dê num prato a cabeça de João Batista". O rei ficou profundamente triste. Mas, por causa do juramento que fizera e dos convidados, não quis deixar de atendê-la. Imediatamente o rei enviou um executor, com ordens de trazer a cabeça de João Batista. Saindo, ele o decapitou na prisão. E trouxe a sua cabeça num prato. Deu-a à moça, e esta a entregou a sua mãe. Os discípulos de João Batista souberam disso, foram lá, pegaram o corpo e o colocaram num túmulo.


Oração de oferecimentos.

   Recebei, Senhor, estes Dons que lhe apresentamos, e dai-nos a graça de andar pelos caminhos da santidade, que são João Batista proclamou, clamando no deserto, e confirmou com testemunho o Seu Sangue.

   Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - São João 3: 27a. 30.

   Disse São João: "É necessário que jesus cresça e eu diminua."


Oração depois da Comunhão.

   Ao celebrar o martírio de São João Batista, concedei-nos , Senhor, que veneremos com fé viva os Sacramentos da Salvação que recebemos e nos alegremos com Sua ação em nós.

   Por Cristo nosso Senhor.

Homilia de São Beda Venerável, presbítero - A respeito de São João Batista. Feita no século VIII.

   O Santo precursor do nascimento, da pregação e da Morte de Jesus, mostrou uma coragem digna de atrair o olhar de Deus. como diz a Escritura: Se aos olhos dos homens foi atormentado, a sua esperança estava cheia de imortalidade. Celebramos festivamente o dia do seu novo nascimento, dia que ele tornou memorável com a sua própria morte e ilustrou com a gloriosa púrpura do seu sangue. merecidamente veneramos com alegria a memória daquele que selo com o martírio o testemunho que dera do Senhor.

   São João Batista sofreu a prisão e as cadeias e deu a sua vida em testemunho do nosso Redentor, a quem devia preparar os caminhos. Não lhe foi pedido pelo perseguidor que negasse a Cristo, mas que calasse a verdade. E no entanto, ele morreu por Cristo.

   Cristo disse: Eu Sou a Verdade. Foi por Cristo que São João Batista derramou o seu sangue, porque foi pela verdade que o derramou. Se com o seu nascimento, a sua pregação e o seu batismo dera testemunho de Cristo que havia de nascer, pregar e batizar, também com o seu martírio precursor deu testemunho da futura Paixão do Senhor.

   Assim terminou a sua vida este homem tão insigne e valoroso, derramando o seu sangue depois de longo e penoso cativeiro. Ele que anunciara a liberdade da paz, é lançado pelos ímpios na prisão: é colocado na escuridão do cárcere aquele que veio para dar testemunho da Luz, que é Cristo, denominou como uma lâmpada que arde e ilumina; e foi batizado com o próprio sangue aquele a quem foi concedido batizar o Redentor do mundo, ouvir a voz do pai que falava do Filho, ver a Graça do Espírito Santo que descia sobre ele. Por isso, longe de lhe parecer penoso, era contrário fácil e desejável pela ele suportar pela verdade os tormentos temporais, que lhe faziam antever a recompensa das alegrias eternas.

   A morte não era para São João Batista apenas uma realidade inevitável da natureza ou uma dura necessidade. ele desejou a como o melhor modo de confessar o Nome de Cristo e receber assim a palma da Vida Eterna. Bem diz o apóstolo: A vós foi concedido por Cristo não só acreditar n'Ele, mas também sofrer por ele. E se ele diz que sofrer por Cristo é um dom concedido aos eleitos, é porque os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com a glória futura que se há de manifestar em nós.