Liturgia de 13 de Agosto 2023 -   Domingo XIX do Tempo Comum - Cor verde - Ofício de domingo -

(Santos do dia -  São João Berchmans - São Ponciano, Papa -  Santo Hipólito

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

 

   Sejamos Firmes na Fé.


   Na Primeira Leitura, o Profeta Elias, depois de envergonhar e eliminar todos os oitocentos e cinquenta falsos profetas de Jezabel, Ele, com ardente zelo pelo Senhor, foge, porque Jezabel havia prometido mata-lo por causa de seus falsos profetas… .

   Elias, se escondeu numa gruta, onde passou a noite e o Senhor pergunta a Elias o que estava fazendo ali e diz; sai e fica na montanha do Senhor.

   Eis que passou diante do Senhor um furacão impetuoso que derrubava as montanhas e quebrava rochedo mas, o Senhor não estava no furacão; depois houve um terremoto, o Senhor não estava no terremoto; depois houve o fogo, o Senhor também não estava no fogo; depois do fogo, Elias ouviu o ruído de uma Leve Brisa e cobriu o rosto… Elias se consumia de zelo pelo Senhor, porque o povo havia abandonado a Aliança com Deus.


   O que somos dentro da Igreja de Jesus? Povo que se consome de zelo pelo Senhor; por Sua Igreja; pelos Sacramentos e Tradições ou somos rei Acab, Jezabel e os oitocentos e cinquenta falsos profetas?

   Que Santo Elias, interceda por todos nós.


   Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados para que, a exemplo de Elias, nós nos consumamos de Zelo pelo Senhor e reconheçamos sempre o que for falso na Igreja de Jesus. 


   Com o Salmo podemos dizer: "Mostra-nos Teu Amor ó Senhor, e concede-nos Tua Salvação."


   Na Segunda Leitura – Assim como Elias, na Primeira leitura, vemos, também, o sofrimento a angústia de São Paulo pelo seus que não aceitaram Jesus, a eles os israelitas a quem Jesus foi enviado a quem pertence a adoração filial, as Leis, as Promessas, os Patriarcas os quais descende o Cristo e não O aceitaram, mas São Paulo confia em Deus, Bendito pelo século dos séculos. Amém!


   Que São Paulo, junto com os Discípulos, intercedam por todos nós para que, fiquemos firmes na Fé.

   

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar para que, a exemplo de Paulo, fiquemos firmes na Fé e rezando sempre pelos nossos familiares, pelos padres e bispos, e por todos os Batizados para que se convertam aceitando Jesus e vivendo Seus Ensinamentos.


   No Evangelho, vemos a Fé de São Pedro, vacilar, podemos dizer que se fosse hoje, por conta de diversas heresias, neste Grande Barco que é a Igreja de Jesus; vivemos em terríveis momentos de tribulações e contrariedades na Igreja, porém, não podemos temer e nem perder a Fé como São Pedro, ao contrário, devemos nos redobrarmos em oração para nos mantermos firmes na Fé e, rezar fazendo penitência pela conversão dos que que comentem heresias dentro da Igreja de Jesus.

   Jesus não nos abandonou, Ele está conosco, Sua Igreja.

   Sejamos Todos Fiéis a Jesus, e zelosos pela Casa do Senhor, e não aceitar as ideologias e a falsos profetas como os da primeira Leitura.


   Te agradecemos Jesus, pela semana que passou, por Sua Presença em nossa vida e pelas Bênçãos recebidas!

   Abençoa Senhor esta nova semana que se inicia. Amém! 

Antífona de Entrada - Salmo 73 (74): 20a. 19b. 22b .23.

Lembrai-Vos Senhor, da Vossa Aliança.

Não esqueças até o fim a vida dos Teus pobres.

Levanta-Te, ó Deus, defendei Tua causa.

Escutai a voz daqueles que Vos procuram.


Oração da Coleta -

   Deus Todo-Poderoso e Eterno, a Quem o Espírito Santo nos ensina a chamar confiantemente de Pai, fazei crescer o espírito filial em nosso coração para merecermos entrar um dia na posse da herança prometida.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Senhor, que é Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


Primeira Leitura - I Reis 19: 9a. 11-13a.


Leitura do Primeiro Livro dos Reis.


   O Profeta Elias chegou ao monte de Deus, o Horeb;

   Lá ele entrou numa gruta, onde passou a noite. E foi-lhe dirigida a Palavra do Senhor neste termo: "Sai e fica na montanha diante do Senhor." E eis que o Senhor passou. Um grande e impetuoso furacão fendia as montanhas e quebrava os rochedo diante do Senhor, mais o Senhor não estava no furacão; depois do furacão houve um terremoto, mais os Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, mais o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo o murmúrio de uma brisa suavel. Quando Elias O ouviu, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta.


Salmo 84 (85): 9ab-10. 11-12. 13-14. (R. 8)

"Mostra-nos Teu Amor ó Senhor, e concede-nos Tua Salvação." (Resposta)


Vou ouvir o que o Senhor Deus diz,

porque Ele fala de paz.

Sua salvação está próxima dos que O temem,

E a Glória habitará em nossa terra. (R.)


Amor e Verdade se encontram,

Justiça e Paz se abraçam;

da terra germinará a Verdade,

e a Justiça se inclinará do Céu. (R.)


O Próprio Senhor dará a felicidade,

e a nossa terra dará seu fruto.

A Justiça caminhará à Sua frente,

e com Seus passos traçará um caminho. (R.)


Segunda Leitura - Romanos 9: 1-5.


   Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.


   Digo a verdade em Cristo, não minto, e disto me dá testemunha da minha consciência do Espírito Santo: tenho uma grande tristeza e um dor incessante em meu coração. Quisera eu mesmo se anátema, separado de Cristo em favor dos meus irmãos, de meus parentes segundo a carne, que são os israelitas, aos quais pertencem a doação filial, a glória, as alianças, a Lei, a adoração, as promessas, aos quais pertencem os patriarcas, e dos quais descendem o Cisto, segundo a carne, que é acima de tudo, Deus bendito pelos séculos dos séculos Amém!



Aleluia ! - Salmo 129 (130): 5.

Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Eu espero no Senhor, e minha alma espera Sua Palavra.

(Refrão).


Evangelho - São Mateus 14: 22-33.



   Naquele. Depois de ter saciado a fome da multidão; logo em seguida , Jesus, forçou os Discípulos a embarcar e aguardá-Lo na outra margem, até que ele despedisse as multidões. Tendo-as despedido, Jesus, subiu ao monte, a fim de rezar a sós. Ao chegar a tarde, estava ali sozinho. o barco, porém, já estava bem distante da terra, agitado pelas ondas, pois o vento era contrário. Na quarta vigília da noite (entre 3 e 6 horas da madrugada), Jesus dirigiu-se a eles, sobre o mar, ficaram atemorizados e diziam: "É um fantasma!" E gritaram de medo. Jesus, logo lhes disse: "Tende confiança, Sou Eu, não tenhais medo. Pedro, interpelando-o, disse: "Senhor, se És Tu, mande que eu vá ao Teu encontro sobre as águas". Jesus, respondeu: "Vem". Descendo do barco, Pedro caminhou sobre as águas e foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, ficou com medo e, começou a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!" Jesus estendeu a mão prontamente e o segurou, repreendendo-o: "Homem fraco na fé, por que duvidaste?" Assim que subiram no barco, o vento acalmou-se. Os que estavam no barco prostaram-se diante de Jesus dizendo: "Verdadeiramente, Te És o filho de Deus!"


Oração de oferecimentos.

   Aceita com bondade, Senhor, os Dons que Vós mesmo concedestes a Vossa Igreja e transformai-os, com o Vosso poder, em Sacramento de Salvação.

   Por Cristo Nosso Senhor. 


Antífona da Comunhão - Salmo 147: 12. 14.

Glorifica o Senhor Jerusalém, louva teu Deus ó Sião.

O Senhor coloco paz na tua fronteira e com a flor do trigo te sacia.


Oração depois da Comunhão.

Nós vos pedimos, Senhor, que a Comunhão nos Vossos Sacramentos nos salve e nos confirme na luz da Vossa Verdade.