Liturgia - 31 dezembro - Domingo - Cor branco - Ofício de Festa - Missa Própria - Proibida Missa de fiéis defuntos, exeto Missa de Exéquias, e primeiro aniversário. (Ex.: Missa de sétimo dia).

Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José.

Santo do dia - São Silvestre I, Papa.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Festa da Sagrada Família. 


   Hoje, a Igreja Católica Apostólica Romana, Celebra a Sagrada Família e neste sentido a Liturgia é todas voltada a família.


   A I leitura, nos diz que, devemos honrar Pai e mãe, isto é,  sermos obedientes, respeitosos…pois seremos perdoados dos nossos pecados, é como encontrasse um tesouro, e encontraremos alegria em nosso filhos e o dia em que rezar, Deus nos atenderá. Aquele que honra o pai viverá muitos, e o que Obedece ao Senhor alegrará sua mãe… Pois o amor feito a um pai não será esquecido… aquele que conduz seu negócio com doçura será amado mais do que um homem generoso.


   Muitos, não vivem bem com suas famílias, por terem sido enganados, principalmente por aqueles que não deviam fazer distinção entre filhos e  deviam dar exemplo de honestidade e de justiça.

   Rezemos, para que o Espírito Santo Consolador venha curar nosso coração. Que Deus perdoe a Todos nós.


   Vinde Espírito Santo, iluminar nossos familiares para que, a Exemplo da Sagrada Família se Amem e não façam distinção entre membros familiar e, sejam Fiéis e Obedientes a Deus.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.


   Com o Salmo podemos dizer: Felizes são os que Temem o Senhor.


   São Paulo, na II Leitura, ensina como deve se comportar os Batizados: com Compaixão, Bondade e Mansidão, perdoando uns aos outros, que Deus também nos perdoará, mas sobre tudo, devemos nos revestir de Amor que é vínculo da perfeição, assim Reinará a Paz, a Palavra, a Sabedoria do Senhor em nosso coração… com Amor devemos corrigir uns aos outros… As mulheres devem se submeter aos maridos como convém no Senhor, os marido deve amar suas mulher, pois isso é agradável ao Senhor. Pais , não irritem seus filhos, para que eles não desanimem…


   Vinde Espírito Santo, curar os corações feridos pelo desamor, vinde unir as famílias, vinde ajudar a perdoar, pois também  o Senhor nos perdoa.


   No Evangelho, vemos a Apresentação do Menino Jesus, que levado por seus Pais, cumpriram todas as Lei e Tradições, vemos também,   o Exemplo e Religiosidade de Simeão e Ana. 

  Rezemos, Todos nos, para que, a  Fé e Religiosidade sejam a principais meta no coração da família (Batizados) da Igreja de Jesus.


   Te agradecemos Jesus, por Todos padres que ajudam as famílias a serem Família,  caminhando sem desanimar na honestidade, no Amor, no Perdão, na Justiça e na honestidade.

  Te Agradecemos Jesus, por Todas as famílias que seguem o Exemplo da Sagrada Família, de Obediência, Fidelidade e Amor para com Deus.

 

   Te agradecemos Jesus, por Vossa Presença em nossa vida, pela Sagrada Família e por nossas famílias, pelo ano que passou e pelas Bênçãos recebidas!

   Te pedimos Jesus, que nos abençoe este este novo ano que esta semana se inicia e Te pedimos uma Bênçãos Especial sobre Todos que, nos quatro cantos do mundo precisam Anunciar a Palavra de Deus e Testemunhar o Vosso Reino de Amor, vivendo Obedientes, Fieis, vigilantes e sóbrios.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   As famílias que necessitem de um direcionamento de um concelho espiritual, devem recorrer a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, pois, hoje em dia esta virando "moda" os responsáveis pela Igreja de Jesus (padres), quando são procurados, mandam procurar psicólogo. Triste!

  E não desistem de sua família, e desejem a vida e a conversão de seus membros. Apresentemos a Deus, o esforço, as orações, os jejuns e penitências, pela conversão dos nossos familiares. 

    

   Que a Sagrada Família esteja sempre conosco!

   Que a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, interceda por todas as famílias. - Amém!


Antífona de Entrada - São Lucas 2: 16.

   Os pastores foram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino Jesus deitado na manjedoura.


Oração da Coleta.

   Senhor, Pai Santo, que na Sagrada Família nos deste um modelo de vida, concedei-nos que, imitando as Suas Virtudes Familiares e o Seu Espírito de Amor, possamos um dia reunirmos da Vossa Casa para saborear as alegrias eternas.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco vive e Reina  na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura -  Leitura do Livro do Eclesiástico 3: 2-7. 14-17a.

   Leitura do Livro do Eclesiástico.


   Pois o Senhor dá ao pai honra diante dos filhos e afirma a autoridade da mãe sobre sua família.

   Quem honra seu pai obtêm o perdão dos pecados, quem respeita sua mãe acumula tesouros; quem honra seu pai se alegrará com seus filhos, e quando rezar, será ouvido; quem honra seu pai terá vida longa, quem dá descanso a sua mãe obedece ao Senhor; quem respeita o Senhor honra seus pais, e serve a seus pais como a senhores.

   A esmola do pai não será esquecida, será levada em conta para pagar teus pecados; no dia do perigo se lembrará de ti, e desfará teus pecados como o calor desfaz a geada. Quem despreza seu pai é um blasfemo, quem insulta sua mãe irrita seu Criador.

   Filho Meu, em teus assuntos age com humildade, e gostarão mais e ti do que do homem generoso.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 127 (128): 1-2. 3. 4-5. (R 1).

"Feliz quem teme o Senhor e segue Seus Caminhos!" (Resposta).


Feliz quem teme o Senhor

e segue Seus Caminhos!

Comerás da fadiga de tuas mãos,

serás feliz, e tudo te irá bem. (R.).


Tua mulher será como parreira frondosa

na intimidade de tua casa,

teus filhos como rebento de oliveira

ao sabor de tua mesa. (R.).


Essa é a benção do homem

que respeita o Senhor.

O Senhor te abençoe de Sião.

E desfrutará a prosperidade de Jerusalém,

todos os dias de tua vida. (R.).


Segunda Leitura -  Colossense 3: 12-21.

   Leitura da Carta de São Paulo aos Colossense.


    Portanto, como eleito de Deus consagrados e amados, revesti-vos de compaixão, amabilidade, humildade, modéstia, paciência; suportai-vos multuamente; perdoai-vos, se alguém tem queija do outro; como o Senhor vos perdoou, fazei assim também vós. E acima de tudo, tenha amor, que é laço da perfeição. Reine em vossa mente a Paz de Cristo, para a qual foste chamado a fim de formar um só corpo. Sede agradecidos. A Palavra de Cristo habite entre vós com toda a Sua riqueza; com toda a destreza ensinai-vos multuamente. De coração agradecidos cantai a Deus Salmos, Hinos e cantos inspirados. Tudo que fizerdes com palavras ou obras, fazei-o clamando ao Senhor Jesus, dando Graças a Deus Pai por meio Dele.

   Mulheres, sejam submissas aos maridos, como pede o Senhor. Maridos amai vossas mulheres e não as irriteis. Filhos, obedecei aos pais em tudo, como agrada ao Senhor. Pais, não irriteis vossos filhos, para que não desanimem.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - Colossense 3: 15a. 16a.

(Refrão) - Aleluia ! - (repete-se).

Reine em vossa mente a Paz de Cristo. A Palavra de Cristo habite entre vós.


Evangelho - São Lucas 2: 22-40.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Quando chegou o dia da Purificação do Menino Jesus, de acordo com a Lei de Moisés levaram-No a Jerusalém para apresenta-Lo ao Senhor, como a Lei do Senhor manda: Todo primogênito homem será consagrado ao Senhor; e para fazer a oferenda que manda a lei do Senhor: um par de rolinhas ou dois pombinhos.

   Havia em Jerusalém um homem honrado e piedoso, que esperava a salvação de Israel e se guiava pelo Espírito Santo. Comunicara-lhe o Espírito Santo que não morreria sem ter visto o Cristo do Senhor. Movido, pois, pelo Espírito, dirigiu-se ao Templo. Quando os pais chegaram com o Menino Jesus para cumprir com Ele o que a Lei mandava, Simeão tomou-O nos braços bendisse a Deus, dizendo: "Agora, Senhor meu, segundo a Tua Palavra, pode deixar morrer em paz o Teu servo; porque meu olhos viram o Teu Salvador, que enviaste diante de todos os povos como Luz revelada aos pagãos e como Glória de Teu povo Israel.

   O pai e a Mãe estavam admirados com o que diziam do Menino. Simeão os abençoou e disse a Maria, a Mãe: "Vê: Este Menino esta posto de forma que todos em Israel ou caiam ou se levantem; será um sinal de contradição - e a Ti uma espada lhe transpassará Tua Alma ! - para que se revelem os pensamento íntimos de muitos corações.

   Estava no Templo a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade avançada, vivera com o marido sete anos depois do casamento permaneceu viúva até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, servindo noite e dia com oração e jejuns. Apresentou-se nesse momento, dando Graças a Deus e falando do Menino a todos os que aguardavam o resgate de Jerusalém.

   Cumprindo-se todos os preceitos da Lei do Senhor, voltaram à Galileia, à Sua cidade de Nazaré. O menino crescia e se fortalecia, enchendo-Se de saber; e a Graça de Deus O acompanhava.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Nós Vos oferecemos, Senhor, este sacrifício de reconciliação e humildemente vos suplicamos, pela intercessão da Virgem Mãe de Deus e São José, que confirmeis as nossas famílias na Vossa Graça e na Vossa Paz.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Baruc 3: 38.

   Deus apareceu no mundo e viveu entre os homens.


Oração depois da Comunhão.

  Pai de Misericórdia, que nos alimentais neste Divino Sacramento, dai-nos a graça de imitar continuamente o exemplo da Sagrada Família, para que, depois das provações desta vida, vivamos na Sua Companhia por toda eternidade.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.