Liturgia diária - 25 de outubro 2023 - Quarta-feira da Semana XXIX - Ofício de Féria - Cor  verde - Missa à escolha.

Santo do dia - São Frei Galvão.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   A quem Jesus confiou Sua Igreja, mais será cobrado.


  Na Leitura de hoje, vemos que São Paulo, e, com certeza os outros Discípulos que cumpriram com Fidelidade os Ensinamentos de Jesus e viveram suas vida em Cristo Jesus, e ajudaram, os de sua época e continuam a nos ajudar hoje, a não deixarmos imperar o pecado em nossa vida, a não nos sujeitarmos às paixões e a injustiça; pelo contrário, devemos como escravos, Oferecermos a Deus nossos corpos como Arma de Justiça a Serviço do Senhor e, assim, o pecado não nos dominará, pois estamos sob a Graça de Deus Nosso Senhor!... Somos servos da Justiça.

   Os que já estão no Caminho da Conversação, devem entregar seus corpos como Arma da Justiça a Serviço do Senhor: Rezando e fazendo Penitência para os que ainda não estão no Caminho, principalmente para os padres e bispos.


   Junto, com o Salmo dizermos: "Nosso auxílio é o Nome do Senhor!"


   No Evangelho, Jesus fala aos responsáveis daquela época e, principalmente aos de hoje, isto é, aos responsáveis por Sua Igreja hoje: Estejam atentos aos seus comportamentos, pois Jesus voltará e dará cada um conforme a vida que viveram. Os que estão à frente da Igreja de Jesus muito lhes será cobrado. Portanto, muito cuidado, Fiéis, para não fazerem coisas erradas na Igreja de Jesus, cuidado com falsos ensinamentos e ideias erradas que vão contra os Ensinamentos de Jesus.


   Vinde Espírito Santo, iluminar e converter os que, dentro da Igreja fazem coisas contrárias aos Ensinamentos de Jesus, as Sagradas Tradições e Doutrinas da Igreja.

   Vinde Espírito Santo, Fortalecer e Iluminar Todos os que são Fiéis à Jesus, a Sua Igreja e Seus Ensinamentos.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges, à Verdade, da Igreja de Jesus.


    Te agradecemos Jesus, por todos que, na Sua Igreja, estão a Serviço da Justiça e o Amor.

   Te agradecemos Jesus, por todos que, em sua Igreja são Fiéis a Ti, aos Mandamentos, as Tradições e Doutrinas.

   Te agradecemos Jesus, por todos que Zelam por Sua Santa Igreja.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Verdade seja dita:

   Todos nós temos o Espírito Santo que nos ilumina nos mostrando o que é Certo e o que é errado. Portanto, quando Jesus voltar, isto é, quando nós morrermos, não teremos desculpas para termos feito o errado! Devemos fazer sempre o que é Certo e nunca o errado, pois Todos seremos cobrados! É o que Jesus nos diz, Sempre!


Antífona de Entrada. Salmo 16 (17): 6.8.

Eu Te chamo, Senhor, porque me responde, inclina Teu ouvido e escuta minha palavra.

Guarda-me como a menina dos olhos, à sombra de Tuas asas esconde-me.


Oração da coleta.

   Deus Todo-Poderoso e Eterno, dai-nos a Graça de consagramos sempre ao Vosso Serviço, a dedicação da Vossa Vontade e a sinceridade do Vosso Coração.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Romanos 6: 12-18.

   Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.


   Que o pecado não reine em vosso corpo mortal, fazendo com que vos submetais a seus desejos. Não tenhais vossos membros a serviço do pecado como instrumento de injustiça, mas ponde-vos a serviço de Deus, como ressuscitados da morte, e vossos membros a serviço de Deus como instrumento de justiça. O pecado não terá domínio sobre vós, pois não viveis sob a lei, mas sob a graça. Pecar? De modo algum! Não sabeis que se vos entregais para obedecer como escravos, sois escravos daquele a quem obedeceis? Se é ao pecado, estará destinado a morrer; se é à obediencia, para ser inocente. Eras escravos do pecado; mas, graças a Deus, vos submetestes de coração ao modelo de ensinamento que vos propusemos; e emancipados do pecado, sois servos da justiça.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 123 (124): 1-3. 4-6. 7-8. (R 8a).

"Nosso auxílio é o Nome do Senhor!" ( Resposta).


Se o Senhor não estivesse do nosso lado,

-Israel que o diga -

quando alguns homens nos assaltavam,

nos teriam tragados vivos,

ardendo de cólera contra nós. (R.).


As água nos teriam afogado,

e a torrente chegaria ao nosso pescoço,

chegaria ao nosso pescoço a água espumante.

Bendito o Senhor, pois não nos entregou

como presa a seus dentes. (R.).


Salvando nossa vida como um pássaro

da armadinha do caçador:

a armadinha se quebrou e nós escapamos.

Nosso auxílio é o Nome do Senhor

que fez o Céu e a terra. (R.).


Aleluia - São Mateus 24: 42a. 44.

(Refrão) - Aleluia ! (Repete-se).

"Assim, pois, vigiai. Portanto, estai preparado, porque Este Homem chegará quando menos pensardes." Disse Jesus. (Refrão).


Evangelho - São Lucas 12: 39-48.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Disse Jesus: "Sabeis que, se o dono da casa soubesse a que hora chegaria o ladrão, não deixaria que arrombasse sua casa. Estais preparados, pois quando menos pensardes, chegará Este Homem".

   Pedro  perguntou a Jesus: "Senhor, dizes esta parábola para nós ou para todos?"

   Jesus respondeu: "Quem é o administrador fiel e prudente, ao qual o dono porá à frente de seu pessoal, para que lhes reparta as rações a seu tempo? Feliz aquele servo que o dono, de regresso, encontra agindo assim. Eu vos asseguro que o encarregará de todas as suas posses. Mas, se aquele servo, pensando que o dono tarda em chegar, começar a bater em criados e criadas, a comer, beber e embriagar-se, chagará o dono do servo em dia e hora que menos espera, e o partirá ao meio, dando-lhe o destino dos deleais. O servo que, conhecendo a vontade do dono, não dispõe e não executa o que o dono quer, receberá muitos golpes, aqueles que, não a conhecendo, comete ações dignas de castigo, receberá poucos golpes. A quem muito se deu, muito se pedirá; a quem muito se confiou, mais se exigirá."

   Palavra da Salvação.

   Graças a Deus.


Oração de oferecimento.

   Fazeis, Senhor, que possamos servi o Vosso Altar com plena liberdade de Espírito, para que estes Ministérios que celebramos nos purifique de todos os pecados.

   Por Cristo Nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - Salmo 32 (33): 18-19.

   Vê: o olho do Senhor sobre os Seus fieis que esperam em Sua Misericórdia, para livrar sua vida da morte e mantê-los em tempo de fome.


Ou São Marcos 10: 45.

   "Pois Este Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Vida como resgate por todos." Disse Jesus.


Oração depois da Comunhão.

  Concedei, Senhor, que a participação no Ministério Celestes nos faça progredir na santidade, e nos obtenha as graças temporais e nos confirme nos bens eternos.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.