Santa Joana Francisca de Chantal

12 de agosto - Santa Joana Francisca de Chantal

Nasceu em 28 de janeiro de 1572, em Dijon, Borgonha, França. Filha de Benigno, político, e de Margarida. Sua mãe morreu quando tinha 1 anos e 6 meses, seu pai foi quem, educou os filhos na fé cristã. Recusou casamento com um milionários por ele ser calvinista.

Casou-se com o barão de Chantal, Chistophe de Rabutin, este era católico. Foi morar no Castelo de Boubilly. Mandou que fosse celebrada a Santa Missa diariamente no castelo, e todos participavam, desde o mais simples empregado, ate o barão. Aos domingos, participavam da Santa Missa da paróquia. Teve 6 filhos, os dois primeiros, morreram ao nascer, 3 anos após, vieram os filhos, Celso, Maria Amada, Francisca e Carlota. Seu marido se feriu durante uma cassada, no castelo só se rezava pela sua recuperação. Mas este veio a falecer. Tinha 28 anos, quando ficou viúva. Então fez votos de castidade e de que iria apenas se ocupar da criação de seus filho e se dedicar Deus.

Passou a visitar os mais necessitados, e doentes, os ajudando. Alguns doentes diziam: "Que bom estar doente, e receber a visita da santa baronesa".

Em 1604, em uma visita na casa de seu pai, em Dijon, conheceu o bispo de Genebra, São Francisco de Sales, ficando grandes amigos. Este passou a ser seu diretor espiritual na vida religiosa. Em 4 de junho de 1607, São Francisco de Sales, diz que Deus lhe inspirava que ela deveria abrir uma congregação, ela passa a pensar feliz no projeto. Em 1609, sua filha mais velha, Maria Amada se casa. No ano seguinte faleceu sua filha casula Carlota. Entrega filho Celso com 15 anos, aos cuidados do avô materno. Sua outra filha se casa. Entra para a vida religiosa.

Em 6 de junho 1610, juntamente com São Francisco de Sales, fundou a Congregação da Visitação de Santa Maria, destinada à assistência de doentes. Entraram em Casa Santa Joana Francisca, outras três religiosas. Professaram seus votos, e vestiram o hábito da nova Ordem. O Bispo São Francisco de Sales, lhes abençoou, juntamente com as regras da nova ordem que ele mesmo redigiu. O nome Francisca, foi acrescentado ao seu nome de batismo, quando se tornou religiosa. Passou a ser superiora da Ordem.

Fundou ao todo 75 Casas para usa ordem religiosa. Mas sofreu muitas perseguições, principalmente em Paris, mas nunca desanimou. Faleceu, quando teve uma grande febre, pronunciando o nome de Jesus. Até a data da sua morte a congregação já tinha 87 conventos, e nos primeiros 100 anos de existência tinha mais de 6.500 religiosas.

Morreu em 13 de dezembro de 1614, com 69 anos, em Moulins, França. Foi canonizada em 16 e julho de 1767 pelo Papa Clemente XIII, em Roma. O dia de sua festa foi marcada para 12 de agosto.

Santa Joana Francisca de Chantal, rogai por nós !