Liturgia - 12/02/2025 - Quarta-feira - V semana de Tempo Comum - Cor verde - Missa à escolha.
Hoje Nossa Senhora Rainha do Sertão.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
Em construção.
Antífona - Salmo 94 (95): 6-7.
Vinde prostemos diante de Nosso Deus, Adoremos ao Senhor, Criador nosso. Pois Ele É nosso Deus e nós Seu povo.
Coleta.
Guardei, Senhor, com Paternal Bondade a Vossa família, e, porque só em Vós põe a sua confiança, defendei-a sempre com Sua Proteção.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Ele que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Primeira Leitura - Gênesis 2: 4b-9. 15-17.
Leitura do Livro de Gênesis.
Quando o Senhor Deus fez a terra e o céu, não havia ainda arbustos na terra, nem brotava erva no campo, porque o Senhor Deus não havia enviado chuva à terra, nem havia homem que cultivasse o campo e abrisse na terra uma fonte para regar a superfície do campo.
Então o Senhor Deus modelou o homem da argila do solo, soprou alento de vida em seu nariz, e o homem se transformou em ser vivo.
O Senhor Deus fez brotar do solo todo tipo de árvores formosas de ver e boas de comer, além disso, a árvore da vida no meio do parque, e a árvore de conhecer o bem e o mal.
O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no parque de Éden, para que o guardasse e o cultivasse. O Senhor Deus ordenou ao homem:
"Podes comer de todas as árvores do jardim; mas não comas da árvore de conhecer o bem e o mal; porque, no dia em que dela comeres, terás de morrer."
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo - 103 (104): 1-2a. 27-28. 29bc-30. (R. 1a.).
"Bendize, minha alma, ao Senhor." (Resposta).
Bendize, minha alma, ao Senhor:
Senhor deus meu, Tu És Imenso.
Tu te reveste de Beleza e Majestade,
a luz Te envolve como manto. (R.).
Todos eles aguardam, Senhor,
que lhes dê sustento a Seu tempo;
Tu lhes dás e eles o agarram,
abres a mão e eles se saciam de bens. (R.).
Retiras deles o alento, e perecem
e voltam ao pó.
Envias Teu alento e os recrias,
e renovas a face da terra. (R.).
Aclamação ao Evangelho - São João 17: 17b.a.
(Refrão) - Aleluia ! Aleluia ! - Aleluia !
Tua Palavra É Verdade, Senhor, Consagra-nos com a Verdade. (Refrão).
Evangelho - São Marcos 7: 14-23.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.
Glória a Vós Senhor.
Jesus, chamou de novo a multidão, disse-lhes: "Escutai todos e compreendei. Não há nada fora do homem que, ao entrar nele, possa contaminá-lo. O que sai do homem é que contamina o homem."
Quando, Jesus, se afastou da multidão e entrou em casa, os Discípulos Lhe perguntaram o sentido da comparação. E Jesus lhes diz: "Também vós continuais sem entender? Não compreendeis que o que entra no homem, vindo de fora, não pode contamina-lo, porque não lhe entra no coração, mas no ventre e depois é expulso na latrina? " (Com isso declarava puros todos os alimentos.)
E Acrescentou, Jesus: "O que sai do homem é o que contamina o homem. De dentro, do coração do homem, saem os maus pensamentos, fornicação, roubo, assassinatos, adultérios, cobiça, malícia, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, arrogância, desatino. Todas essas maldades saem de dentro e contaminam o homem."
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Sobre a Ofertas.
Senhor nosso Deus, que criaste o pão e o vinho para auxilio da nossa fraqueza concedei que eles se tornem para nós Sacramentos da Vida Eterna. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.
Antífona da comunhão - Salmo 106 (107): 8-9.
Deem Graças ao Senhor por Sua Misericórdia, pelas Maravilhas que faz pelos homens. Deus água a quem tem sede e saciou os famintos.
Ou - São Mateus 5: 4 e 6.
Felizes os aflitos, porque serão consolado. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Depois da Comunhão.
Senhor nosso Deus, que nos fizeste participar do mesmo Pão e do mesmo Cálice, concedei-nos que, unidos na Alegria e nos Amor de Cristo, possamos dar fruto abundante para a Salvação do mundo. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.