09 de dezembro - São Juan Diego.

Vamos Conhecer São Juan Diego: origem, México.

Nasceu em 1474, na colina de Tlayacac, ao norte da cidade do México. Índio Asteca de nome Cuauhtlatoatzin ("águia que fala"), e nome cristão Juan Diego. Era um simples índio, camponês, que também fazia esteiras. Casado, com Maria Lúcia, viviam em harmonia, porém não tiveram filhos. Juan Diego, se tornou cristão quando os Franciscanos chegaram ao México em 1524. foi batizado quando tinha 50 anos, juntamente com sua esposa. Caminhava 22 Km, de onde morava até a cidade do México, para ouvir a Palavra de Deus.

Em 1529, sua esposa morreu. Então foi morar com seu tio. Assim a distância da casa de seu tio até a Igreja era agora de 8 Km. Então passou a ir a Igreja todos os sábados e Domingos. Saia de casa antes de amanhecer, para chegar no horário. Caminhava sempre descalço, apesar do frio, usava uma manta de tecido grosso, para se aquecer. Esta manta "tilma" era feita de fibra extraído de um cacto.

No dia 9 de dezembro de 1531, quando Juan Diego caminhava de madrugada para ir a Igreja, no monte de Tepeyac, apareceu a ele a Virgem de Guadalupe. No local hoje chamado de "Capela do Certinho". Assim lhe falou Nossa Senhora em sua língua nativa: "Juan Dieguito", "o mais humildade meus filhos", "meu filho caçula".

Aí, Nossa Senhora lhe pede para falar com o Bispo dom João de Zumárraga. Pedido para que construísse naquele lugar uma capela em homenagem a Virgem Maria. O Bispo não acreditou na palavra do humilde índio. Ele retornou e quando encontrou com Nossa Senhora novamente, Ela pediu que Juan Diego insistisse. Ele disse por que Ela, procurasse uma outra pessoa, com mais autoridade, pois nele ninguém acreditaria. Mas, Ela disse que o escolhido era ele. Obediente, no domingo, voltou a falar com o Bispo. O Bispo lhe pediu que trouxesse uma prova concreta da tal aparição.

Juan Diego voltou desanimado e evitou passar pelo local onde tinha visto a Virgem Maria. No dia 12 de setembro, terça feira, ele teve que ir a cidade, buscar um médico pois seu tio estava muito doente. E novamente desviou do caminho onde encontrara Nossa Senhora. Mas, Ela lhe apareceu assim mesmo. Juan Diego, contou que o Bispo não acreditou nele, e não queria mais ir lá dar o recado. Nossa Senhora o consolou dizendo: "Filhinho querido, não estou eu contigo ? Eu, que sou tua Mãe ?" Ao ouvir estas palavra seu coração se alegrou.

Nossa Senhora, então diz a Juan Diego, que fosse colher flores no monte Tepeyac, parte mais alta. Era inverno, não nascia flores nessa época. Ainda mais com o frio que estava fazendo. Juan Diego foi ao alto do monte, e lá encontrou lindas flores. Colheu as flores, colocando em seu manto e foi até Nossa Senhora. A Mãe pediu para Juan Diego levasse as flores ao Bispo como prova de sua aparição. E que não se preocupasse com seu tio que lhe o curaria.

Quando chegou diante do Bispo, Juan Diego abriu o seu manto. Nesse momento, as flores caíram e, no tecido rústico, apareceu a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Neste mesmo exato momento, seu tio recebeu a visita de Nossa Senhora e ficou curado. São Juan Diego tinha, 57 anos de idade nesta ocasião.

O Bispo, surpreso, arrependido e maravilhado, mandou imediatamente que fosse construída a capela pedida por Nossa Senhora no local indicado por São Juan Diego. Dai em diante, São Juan Diego, passou a viver numa sala que ficava ao lado da capela, onde ficava exposta a imagem sagrada de Nossa Senhora de Guadalupe. Passou tudo que tinha para seu tio, e dedicou-se o resto da vida á propagação da aparições, principalmente aos índios. Isto converteu a milhares de pessoas. Na época a comunhão só era permitida uma vez por semana, mas São Juan Diego, tinha tanto amor à Eucaristia que passou a comungar três vezes por semana, com autorização do Bispo, coisa rara para a época.

A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, continua intacta a 500 anos, mesmo sendo feita num tecido que não dura mais que 20 anos. Tentaram a destruir, por duas vezes, por uma explosão e outro por incêndio, mas nada afetou a imagem. Um oftalmologista examinou os olhos de Nossa Senhora, vendo imagens nele, ampliaram estas imagens e descobriram de se tratar das pessoas que estavam no momento em que o manto fora aberto. A cena aparecem nos olhos de Nossa Senhora como se fosse olhos humanos, isto é, imagem proporcional as posições como se fosse vista por olhos humanos. Alem de que, em seu olhos, parecem de pessoas vivas. A imagem não tem traços de pintura, é como se estivesse flutuando a milímetros do pano, sem toca-lo. A NASA analisou a tinta da imagem, e chegou a conclusão, que a tinta, não tem origem mineral, vegetal, etc., concluindo que não é uma tinta existente no planeta terra. Quando se escutou a imagem com um estetoscópio, ao chegar perto da barriga da imagem se ouviu batimento do coração de uma criança. Tem vária outros acontecimento narrados da imagens, que temos em nosso site, quando falamos de Nossa Senhora de Guadalupe.

São Juan Diego, morreu em 30 de maio de 1548, com 74 anos. Foi canonizado pelo Papa João Paulo II, em 2002. O Papa instituiu sua festa litúrgica para o dia 9 de dezembro, por ser o primeiro dia da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe a São Juan Diego. O Papa elogiou a fé simples de São Juan Diego e exaltou-o como modelo de humildade para todos.

São Juan Diego, rogai por nós !