Dom Bosco - São João Bosco - 31 de janeiro.

Vamos a História: Origem Itália, ano 1815 a 1888.

Nasceu em 16 de agosto de 1815, no vilarejo nas colinas de Becchi, Itália. Nome João Melchior Bosco. Filho de Francesco Bosco e Margharita Occiena, tinha dois irmão mais velhos. Seu pai era agricultor, nasceu numa época de fome na região, por causada pelas guerras de Napoleão, e pela seca em 1817.

Ficou órfão de pai aos 2 anos. Sua mãe foi uma das defensoras das ideias de João Bosco. Aos nove anos Dom Bosco começou a ter uma série de sonhos, que tiveram influencia em seus trabalhos de evangelização.

Em seu primeiro sonho, viu muito menino pobres que brincavam e blasfemavam, e no sonho um homem lhe disse, "Você terá de conquistá-los e evangelizá-lo, comece agora a mostrar que o pecado é feio e a virtude é bela".

Com 10 anos, no oratório festivo (simplificando significa: uma educação através de realizações de esporte), ele era o árbitro nestas competições, os mais velho tinham medo dele, pois ele conhecia seus pontos fracos.

Quando os artistas se apresentavam, em uma festa, ele procurava ir e aprender seus truques, e depois usar estas habilidades com malabarismo, mágicas e acrobacias, mas sempre fazia orações antes e depois de suas apresentações. O dinheiro que precisava para preparar show, sua mãe lhe dava, pois acreditava em seus projetos de evangelização.

Com 11 anos, fez a primeira comunhão. Pensava em ser tornar Padre, o que na época era considerado uma privilegio de poucos. Seu maior obstáculo era seu irmão mais velho sempre o desanimando, "ponha-se em seu lugar, você será apenas um agricultor".

Por sua condição pobre, São João Bosco, não pode estudar quando criança, pois trabalhava como pastor, que lhe deu suas primeiras instruções foi o Pároco.

Aos 12 anos, não suportando suas brigas continuas, pela implicância de seu irmão, Antônio, saiu de casa para procurar emprego, conseguiu em uma fazenda de vinhos, de Louis Moglia. Ele estudava sozinho, era autodidata, e assim o fez por mais 2 anos, até conhecer o Padre José Cafasso, que o apoiou em sua primeira escola, em 1828, com 16 anos, começou a frequentar Castelnouvo D'Asti. a escola de . Em 1835, São João Bosco, entrou no Seminário de Chieri, próximo da Igreja da Imaculada Conceição.

Foi ordenado Sacerdote, em 05 de junho 1841, pelo Arcebispo Luigi Franzoni, de Turim, que em seguida o transferiu para Turim, que tinha uma população de 117 mil habitante.

Dom Bosco, visita uma prisão, e vê lá muitos jovens de 12 a 18 anos. Começou a pensar em o que fazer para evitar que as crianças desde sedo entrasse para o crime. Começou então e se reunir com jovens, em diversos lugares, para evangeliza-los.

Começou construir Oratório, não uma simples instituição de caridade de atividades aos domingos. Mas, ali, Dom Bosco, procurava ocupá-los o tempo todos. Para os jovens desempregados, procurava empregos. Alguns meninos dormiam embaixo de pontes, ou em dormitórios públicos, sem um mínimo sentido moral. Começou então a acomoda-los em sua casa. Os primeiros que acolheu, roubaram os cobertores e foram embora, São João Bosco não desistiu. Em maio de 1847, abrigou um menino e sua mãe Margherita, de Valencia, em um dos quartos que alugara, e ai começou a acolher órfãos. Em 1852, já eram 36 meninos abrigados. Em 1854 eram 115. Em 1860 eram 479. Em 1861 chegou a 800 meninos abrigados.

Dom Bosco, com seu oratório, era expulso de vários lugares. Depois de dois meses em uma sede na Igreja de São Martim, a população, começou a reclamar pelo barulho que os meninos faziam quando estavam brincando. Também, sugiram boatos que suas reuniões com os jovens era um meio de pernejar um grupo para ir contra o governo. Logo deram um jeito de o despejarem do local.

Com aval do Papa Pio IX, juntamente com outro Padre, seminaristas e leigos, inicia a Sociedade de São Francisco de Sales, em 18 de dezembro de 1859. Em 14 de março de 1962, os primeiros Salesianos fazem seus votos religiosos, de castidade, pobreza e obediência. Em 1863, os Salesianos passam a terem colégios e escolas Católicas para meninos e jovens. As regras dos Salesianos foi aprovada em 1874.

Em 1861, Santa Maria Domingas Mazzarello, começa uma obra (oficina de costura para meninas). Em 1863 ela começa a acolher meninas órfãs. Um trabalho, supervisionado pelo Padre Domingos Pestarino, que já era Salesiano. Com a ajuda de Dom Bosco, iniciam a Congregação Religiosa Filhas de Maria Auxiliadora em 5 de agosto de 1872, as primeiras Salesianas fazem seus votos.

Dom Bosco, morreu em 31 de janeiro de 1888, em Turim, Itália. Foi Beatificado em 02 de junho de 1929, pelo Papa Pio XI. Foi Canonizado em 01 de abril de1934 pelo Papa Pio XI, em um Domingo de Páscoa.

Recebeu o título de Patrono da Juventude "Pai e Mestre da Juventude".

Dom Bosco, rogai por nós!