Santa Bibiana

02 de dezembro - Santa Bibiana

Não se tem uma data de nascimento, mas, vamos a uma história da Santa. O imperador romano Juliano, apelidado de "o apóstata", por ter renegado ao batismo cristão e a Cristo. Começou uma guerra contra os cristão, primeiro tirava todos os cristão de cargos que ocupavam no império. Além de que os mais populares eram humilhados e torturados, muitos eram mortos, por não negarem a fé.

Em 363, os pais da Santa Bibiana, por não renunciarem à fé cristã. foram executados na presença da Santa e de Demédria, sua irmã. Seu pai Flaviano foi morto com um símbolo na testa, o identificando como escravo. Sua mãe, Defrosa, foi decapitada. Santa Bibiana e a sua irmã foram presas.

Primeiro mataram sua irmã Demédria, de pois muitas torturas, mas sua irmã não negou sua fé em Cristo. A Santa presenciou a morte de sua irmã. Já com Santa Bibiana, para tortura-la, primeiro a levaram a um prostíbulo de luxo. Mas todos os homens da lá quando a viam, ficavam loucos, sem menos tocar nela. Assim levaram a Santa Bibiana para uma asilo de doentes mentais. Mas lá aconteceu o oposto, os doentes mentais começaram a ser curados.

Como a Santa, diante das ameaças contra sua integridade nada aconteceu, e nem renegou sua fé em Cristo. Ela foi levada para ser chicoteada. E foi chicoteada até a morte, por não negar a Cristo. Quando morreu de tanto apanhar, junto com o corpo de Santa Bibiana no local de sua morte, havia vários outros corpos, então colocaram cães, para comerem os corpos, estes atacaram com ferocidade a todos os cadáveres, menos o corpo da Santa, muito pelo contrário, os cães, mantiveram todos a distancia do corpo da Santa e os cães a reverenciavam. Assim seu restos mortais foram recolhidos pelos cristãos e sepultados juntos de seus familiares. Depois foram transferidos pra um túmulo feito para a Santa e seus familiares no monte de Esquilino, em Roma.

Com o fim das perseguições romana aos cristãos. A história do heroísmos da Santa e de seus familiares ganhou devoção dos cristãos. Santa Bibiana, passou a ser invocada como intercessora contra as doenças da cabeça, contra as doenças mentais e a epilepsia. Seu túmulo tornou-se local de grande peregrinação.

Em 407, a veneração a Santa Bibiana era tanta, que o Papa Simplício, mandou construir uma pequena igreja em sua homenagem, no local de sua sepultura. Em 1625 foi construída uma Basílica dedicada a Santa Bibiana, sobre as ruínas da primeira igreja. As relíquias de Santa Bibiana estão depositadas sob o altar-mor da Basílica.

Sua celebração é 2 de dezembro, dia que foi atribuído, sua morte.

Santa Bibiana, rogai por nós !