São Jerônimo, Doutor da Igreja

30 de setembro - São Jerônimo, Doutor da Igreja

Nasceu em 340, em Dalmácia, hoje Croácia. De família rica e cristã, sendo filho único. Com a morte de seus pais, foi morar em Roma, lá estudava retórica e oratória. Com a herança que recebera de seu pai, não tinha dificuldades financeira. Quase que se deixou levar por uma vida mundana. Foi batizado com 25 anos, pelo Papa Libério. Depois de batizado, resolve entrar para a vida monástica. Foi morar com os Monges que viviam na Gália, atual França. Lá estudavam as Sagradas Escrituras.

São Jerônimo, tinha um temperamento forte e radical. Resolveu sair e se isolar no deserto da Síria, em um rigoroso jejum e orações, era tão radical que quase morre. Foi, então para Constantinopla, onde foi ordenado sacerdote, pelo Bispo Paulino. Lá encontra-se com São Gregório, que lhe mostrou, como estudar as Sagradas Escrituras, com amor. Assim decide dedicar sua vida ao estudo das Escrituras, e, um meio de transmiti-La, aos cristão com uma maior, facilidade e fidelidade. Foi estudar hebraico e grego, para compreender as Escrituras na linguá original, para transmiti-la fielmente.

Isto chamou a atenção do Papa Damaso, que sabendo ser ele um homem de grande cultura e sabedoria lhe pediu para traduzir as Escrituras para o latim, a linguá mais popular da época. Por isto chamaram suas traduções de Vulgata, ou seja Popular. Assim ele fez, a tradução do hebraico e do grego para o latim. Ele tornou-se secretário do Papa. A Bíblia que temos hoje foi graças a São Jerônimo que fez a tradução popular para o latim e do latim foi traduzida para a linguá portuguesa, e em todos os idiomas do mundo. .

São Jerônimo levou vários anos para traduzir, pois ele procurava traduzir versículo por versículo, numa reprodução fiel para que, o povo conhecesse as riquezas da Palavra de Deus. Esta tradução foi aprovada no Concílio de Trento. Ao terminar a tradução, São Jerônimo foi morar em Belém, terra do nascimento de Jesus. Ficou no mosteiro fundado por Santa Paula, sua amiga que lhe auxiliou nos estudo e tradução da Bíblia.

São Jerônimo morreu no dia 30 de setembro de 420, em Belém, Palestina. O dia da Bíblia e dia de sua festa é em dia 30 de setembro. Ele foi declarado Doutor da Igreja e padroeiro dos estudos bíblicos. Suas relíquias estão na Basílica de Santa Maria Maior. Santo Agostinho, amigo e discípulo de São Jerônimo, comparava-o com o apóstolo São Paulo, pelo zelo e amor para com a Palavra de Deus.

Uma de suas frase mais famosa: "Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo e quem não conhece as Escrituras não conhece o poder de Deus nem sua sabedoria".

São Jerônimo, rogai por nós !