Santa Ângela Mérici

27 de outubro - Santa Ângela Mérici

Santa Ângela de Mérici, estátua no Vaticano.

Nasceu em 21 de março de 1470, em Desenzano, norte da Itália. Seus pais eram camponeses. Era um tempo de Reforma na Igreja, provocada para combater os luteranos. Seu pai morreu quando tinha 10 anos, logo em seguida morreram sua mãe e sua irmã. Foi viver com um tio, que morreu quando ela tinha 12 anos. Volta a sua cidade natal. Aos 13 anos entrou para o convento da ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Santa Ângela tinha apenas o ensino fundamental, mas dava conselhos a bispo, sacerdotes, governadores e doutores. Tudo foi possível, pelos acontecimentos de sua vida, sua entrega as orações, penitências, e por Deus lhe ter dado o dom do aconselhamento.

Santa Ângela, percebe que a meninas estavam ficando meio perdidas, não recebiam uma educação adequada, não tinham que as ensinasse sobre moral, intelectual, pois estavam vivendo um período, que só ensinavam coisas para fazerem as pessoas a se afastar de Deus, da Fé e da Igreja. Para combater estas ideias pagãs, era necessário restaurar as famílias. Assim, Santa Ângela resolve fundar a congregação das Irmãs Ursulinas, por inspiração de Nossa Senhora. Escolheu homenagear Santa Úrsula, por conhecer sua história, de defesa de sua castidade e defender a Fé Católica. As Irmãs Ursulinas, dedicavam-se à educação, das jovens, preparando-as para se tornarem mães de famílias com um base cristã. Santa Ângela e as outras 8 irmãs, começaram a ensinar o catecismo em toda a região. As Irmãs Ursulinas, passaram a fazer algo não costumeiro da época, que eram sair da clausura, e ir até a população.

Santa Ângela, antes de fundar a Congregação Religiosa, e de ir a Roma, pedir autorização, foi a uma peregrinação à Jerusalém. Mas ao chegar lá só conseguia ver os lugares sagrado que visitou, ficando cega. Na volta ao chegar em uma cidade, rezou diante de crucifixo, e milagrosamente recuperou a visão.

Em 1525, Santa Ângela vai a Roma e pede ao Papa Clemente VII, a aprovação da Congregação de Santa Úrsula. Que foi aprovada, e implantada na Brescia, em 1535. Morreu em janeiro de 1540, aos 75 anos. Foi canonizada em 1807. É padroeira dos Órfão.

Santa Ângela Mérici (ou da Brescia), rogai por nós !