São João Batista de Rossi

Dia 23 de maio - São João Batista de Rossi

Nasceu em 22 de fevereiro de 1698, em Voltagio, Gênova, Itália. Com 10 anos, foi trabalhar em Gênova. Aos 13 anos foi em definitivo para Roma, ficando na casa de um primo padre, e estudava no Colégio Romano dos Jesuítas. Fez doutorado em filosofia. Depois concluiu o curso de teologia com os Frades Dominicanos de Minerva. Mesmo antes de se ordenar já exercia extenuante a evangelização. Passou a ter crise epiléticas, e depois teve uma grave doença nos olhos.

Em 1721, recebeu ordenação sacerdotal. Fundou a Pia União de Sacerdotes Seculares, que dirigiu por alguns anos, seminário por onde passaram pessoas, que se tornaram, padres, bispos e Papas.

Fundou a Casa de Santa Gala, para rapazes necessitados, e a Casa de São Luiz Gonzaga, destinada as moças carentes.

Trecho de seu sermão: "A ignorância é a lepra da alma. Quantos leprosos existem na igreja hoje em dia, onde muitas pessoas não sabe o que é necessário para a salvação de suas almas. É nossa tarefa é nos esforçamos para curar esta doença."

Falando aos padres disse: "Se fizeres um longo sermão, as pessoas não conseguiram gravar. Dê-lhes uma ideia simples que possam levar para casa, não meia dúzia delas, pois a segunda vai deslocar a primeira, e nenhuma delas será lembrada no final".

Tinha o Dom do conselho, por isto se formavam filas para se confessarem com ele. Com poucas palavras, modificava a vida das pessoas por resto de sua vida. Durante o dia cuidava de doentes nos hospitais, à noite em abrigos de rua.

Morreu em 23 de maio de 1764, seu funeral foi pago pelos devotos. Foi canonizado em 23 de maio de 1881, pelo Papa leão XIII.

São João Batista de Rossi, rogai por nós!

São João Batista de Rossi