São Pedro Canísio - 21 de dezembro.

São Pedro Canísio, Sacerdote Jesuíta. Doutor da Igreja.

Nasceu, na Holanda, em 8 de maio de 1521. Nome Peter Kanis, seu pai Jacob Kanis, homem rico, sua mãe Egidia van Houweningen, morreu logo após seu nascimento.

Ao contrário de outras crianças, preferia livro ao invés de brincar. Aos 15 anos foi estudar na Universidade de Colônia. Com 19 anos recebeu doutorado em Filosofia. Mas, estudava também a doutrina Cristã. Desde sedo já sentia a vocação para o sacerdócio. Seu pai panejava, seu futuro financeiro e uma bom casamento. Mas ele recusou a tudo e ainda fez voto de castidade.

Foi para Mainz dedica-se ao estude de religião, lá conheceu Padre Faber, um dos fundadores a Companhia de Jesus. Assim em 1543, foi o ´primeiro Holandês, a entrar na Companhia dos Jesuítas. Três anos depois foi ordenado Padre Jesuíta. Recebeu a incumbência de fundar novas Casas Jesuítas.

Lutou contra o Protestantismo, onde um grupo largou a Igreja Católica e fundou o protestantismos luterano.

Como muito respeitado e admirado pelo imperador da Colônia, onde era professor de Teologia, conseguiu que o bispo fosse tirado do cargo, por ser plenamente favorável aos protestantes. Conseguiu restaurar a Igreja Católica na Alemanha, atribuiu tudo a companhia de Jesus, que era o responsável.

Rejeitava ataques de católicos contra outros, e dizia: "Com palavra como estas, não estaremos curando os pacientes, mas os tornando incuráveis".

Supervisionou a fundação e manutenção das primeiras faculdades Jesuítas na Alemanha. Ficou conhecido como o "Segundo Apóstolo da Alemanha". Se dedicou aos jesuítas por 54 anos.

São Pedro Canísio, mostrou ao Imperador romano-Germânico, Fernando I, o perigo dele aceitar a protestantismo em troca de apoio militares, e perder sua alma. Maximiano, filho do imperador, queria seguir a protestantismo mas foi ameaçado por seu pai de deserdação, caso abandona-se a Fé Católica.

Seu livro "Catecismo Alemão", ajudou muito os princípios da religião católica na Alemanha e povos de língua alemã. Na realidade, escreveu dois Catecismo um resumido e outro detalhado. Estes livros foram traduzidos em 24 idiomas. Procurava escrever de for simples, que todos pudessem entender.

Recusou ser Bispo de Viena, mas ficou no cargo por um ano, até o Bispo assumir.

Serviu na Catedral de Augsburro de 1559 à 1568, onde pregava de forma tão contundente, que suas pregações atraíram, centenas de protestantes de volta a Fé Católica. Quando saiu da Alemanha, em 1590, a Ordem dos Jesuítas, era agora uma Ordem "poderosa".

Passou os últimos 20 anos de vida em Friburgo, suíça, lá fundou uma escola preparatória Jesuíta.

Em 1591, aos 70 anos, sofreu um derrame, que o deixou parcialmente paralisado, o que não o impedia de pregar e escrever, o fazia com ajuda de um secretário.

São Pedro Canísio, dizia que muitos caminhos conduzem a Jesus Cristo, mas a Veneração a Virgem Maria é o melhor deles. Se acredita ser dele a parte final da Ave Maria, "Santa Maria, Mãe de Deus, orai por nós pecadores", que apareceu pela primeira vez em seu catecismo em 1555. Onze anos depois foi incluída no "Catecismo da Igreja no Concílio de Trento", de 1566, tornando-se a oficial. Concílio em que aprticipou, representando o Cardeal Oto de Augsburg.

Foi quem defendeu teologicamente a Mariologia em seu livro de 1577 "Maria Virgine Incomparabili et Dei Genitrice Sacrosancta Libri Quingue".

Escreveu inúmeras obras literárias, fundou vários colégios acatólicos. Em 30 anos em missão, percorreu mais de 30 mil quilômetros, quando lhe falava para descansar, respondia: "Descansaremos no Céu"..

Morreu em 21 de dezembro de 1597, em Friburgo (atual Suíça), depois de ter uma visão da Nossa Senhora. Foi enterrado na Igreja de São Nicolau, depois seus restos mortais foram transferido para a Igreja do Colégio dos jesuítas, enterrado em frente ao altar principal. O quarto que ele ficava, foi transformado em uma Capela, aberta para a visitação.

Foi Beatificado em 1864, pelo Papa Pio IX. Foi Canonizado em 21 de maio de 1925, pelo Papa Pio XI, neste dia também recebeu o título de Doutor da Igreja. "Martelo dos hereges." Inicialmente sua festa litúrgica era dia, 27 de abril, mas, em 1969, foi alterado para 21 de dezembro dia de sua morte, e começo da vida no Céu.

São Pedro Canísio, rogai por nós!