Beato César de Bus

15 de abril - Beato César de Bus

Nasceu 3 de fevereiro de 1544, em Cavaillon, França. De formação católica, mas abandonou a fé quando jovem. Queria entrar para a carreira militar, seu irmão era capitão do exército do rei francês Carlos IX. Mas ficou doente, e não pode entrar para o exército. Durante seu tratamento foi visitado pelo Bispo Cavaillon e os dois se tornaram amigos. Recebe também visitas do Capelão do hospital de Avignon, Jesuíta, e de uma camponesa, que ajudam o Beato César de Bus e reviver sua fé em Cristo.

Então, sentiu a vontade de ser sacerdote. Ao restabelecer a saúde, recebeu o acompanhamento do Bispo, em sua preparação para o sacerdócio. Assim, passou a percorrer um grande número de fazendas e sítios onde ensinava o catecismo. Percebeu assim que o povo tinha muita fé, mas pouco conhecimento sobre a religião. Assim, o Beato César de Bus, com ajuda de seu primo Romillon, fundou o centro de instruções da Doutrina Cristã. Tentava um método de catecismo mais simples para uma melhor compreensão do povo humilde, principalmente as criancinhas.

Com 38 anos foi ordenado Sacerdote. Já tinha então conquistado muitos jovens que se tornaram seus discípulos. Assim com a ajuda de Padres e Bispos, fundou a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã ou Doutrinária, que inicialmente não faziam votos, mas viviam juntos no mesmo local. O carisma da Congregação, era o ensino da Doutrina Cristã a crianças e adultos, para pessoas alfabetizadas e também para os não alfabetizados.

A Congregação dos Doutrinários, ia muito bem, mas teve uma divergência entre seus fundadores. O Beato César de Bus queria que os padres da comunidade se tornassem religiosos, mas seu primo Romillon, achava que não deveriam permanecer do jeito que estavam. Romillon deixou a comunidade e foi para a casa de Aix-em-Orovance. O Beato César de Bus permaneceu em Avignon, onde os Padre passaram a ser religiosos, fazendo votos de pobreza, obediência e castidade. Assim a congregação permanece até os dias de hoje. Obteve a aprovação eclesial em 23 de dezembro de 1597, pelo Papa Clemente VIII.

O Beato César de Bus, também fundou o seguimento feminino, Congregação das filhas da Doutrina Cristã.

A Congregação dos Padres Doutrinários, transformou a Igreja, numa Igreja forte, composta de fiéis conhecedores da doutrina católica e que ama esta doutrina. O Padre César de Bus, ficou novamente doente, e sofreu muito até a sua morte.

Morreu em 15 de abril de 1607, com 63 anos. Foi declarado Venerável pelo Papa Pio VII, em 1821. Foi Beatificado pelo Papa Paulo VI, em 27 de abril de 1975. Por ter divulgado o ensino co catecismo da Igreja, é considerado "Padroeiro dos Catequista Modernos".

Beato César de Bus, rogai por nós !