Santa Inês de Montepulciano - 20 de abril -

Nasceu em 28 de janeiro de 1268, na aldeia de Graciano, perto da cidade de Montepulciano. Seus pais eram ricos. Mal tinha aprendido a falar, mas já ficava rezando e procurava um lugar silencioso para conversar com Deus. Com 6 anos, disse aos seus pais que queria ser religiosa, com 9 anos, a seu pedido, foi levada para os cuidados das religiosas de São Domingos. Com 15 anos, foi eleita superiora, e o Papa Nicolau VI, e autorizou oficialmente essa decisão incomum. Apesar de sua pouca idade, e mesmo tendo ido muito sedo para o convento, conseguia perceber a realidade do mundo fora dele.

Existia na cidade, um prostíbulo. Um certo tempo, Santa Inês disse que iria transformar, aquele lugar de pegado, num convento. As Irmãs que viviam com ela, não duvidaram, já que conhecia a sua determinação, e o dom da profecia e santidade da jovem Madre Inês. Então, ela começou a entrar em contato com as mulheres do prostíbulo, pregando a elas o Evangelho, e dizendo que Deus era misericordioso, que as perdoariam se mudasse de vida. O seu amor no ensinar, fez com que, estas mulheres, vendo a fé, o amor e a esperança, com que ela falava e vivia, seus corações se transformaram, e fecharam a casa de pecado, a transformando em um convento. La, permaneceram aquelas mulheres, transformadas em mulheres de oração. O convento se tornou um modelo de virtude, de ordem, de amor, de oração e de fraternidade entre as Irmãs.

Em 20 de abril de 1317, morreu a Madre Inês, com apenas 49 anos, de uma doença, que veio e a levou rapidamente. Logo o local de sua sepultura, vinham pessoas de todos os lugares, para rezar lhe pedindo intercessão, e muitas graças foram alcançada pela intercessão de Santa Inês de Montepulciano. Um dos maiores milagres, era quando os pecadores e famosos, iam, visitar o tumulo, mesmo que por curiosidade, conhecendo toda a história da Santa, mudaram de vida, se convertendo completamente.

Por causa do grande número de pessoas a visitar o túmulo, decidiram levar seu corpo para um Igreja Dominicana. Quando abriram sua tumba, em 1435, vários anos após sua morte, seu corpo estava incorrupto, em perfeito estado de conservação. Então levaram seu corpo para a Igreja Dominicana em Orveito, onde se encontra até hoje. Foi Canonizada pelo Papa Bento XIII, em 1726. E a Padroeira de Montepulciano.

Santa Inês de Montepulciano, rogai por nós!