Santo Ildefonso de Toledo

23 de janeiro - Santo Ildefonso de Toledo

Nasceu em 08 de dezembro de 607, em Toledo, Espanha. Pertencia a família real, que resistiu aos romanos. Estudou com Santo Isidoro, em Sevilha. Depois fugiu para o mosteiro de São Damião, em Toledo. Conseguiu depois a aprovação dos pais para se tornar Monge. Pouco tempo depois se tornou Sacerdote.

Com a morte de seus pais, herdou uma grande fortuna. Com o que herdou, passou a ajudar os mais necessitados, e fundou mosteiro para Ordem Religiosas. Seu trabalho, após a morte do abade de seu mosteiro, era tão reconhecido, que foi eleito seu sucessor por unanimidade.

Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, foi o responsável pela unificação da liturgia espanhola. Com a morte do Bispo Eugênio II, de Toledo, que era seu tio, Santo Ildefonso foi nomeado Bispo de Toledo, mesmo contra sua vontade, chegou a fugir para não aceitar o cardo de Bispo, mas o rei dos visigodos o procurou e o convenceu a aceitar o cargo. Como Bispo desempenhou a função com muita disciplina, baseada nos preceitos cristãos. Assim exigia também de todo o clero sob seu comando.

Escreveu contra os hereges, que negavam a virgindade de Nossa Senhora, mas, ele, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do parto. Este escritos se tornaram famosos. O Dogma da Imaculada Conceição, foi proclamado 1200 anos mais tarde, baseado em alguns termos de sua obra.

Seus livros, exegéticos (que interpreta texto Sagrados), dogmáticos, monásticos e litúrgicos. Estes livro exerceram muitas influências na Idade Média.

Sua ligação com Nossa Senhora foi grande, a começar, sua mãe pediu intercessão de Nossa Senhora para ter um filho. Assim, desde pequeno já tinha um grande amor por Nossa Senhora. Teve várias visões com, Nossa Senhora, em uma delas viu Nossa Senhora rodeada de virgens, entoando hinos religiosos. Também teve a visão de Santa Leocádia, no dia de sua festa, 09 de dezembro. Santo Ildefonso de Toledo tentava localizar as relíquias de Santa, e esta lhe indicou o local exato onde se encontrava seu corpo.

Morreu em 23 de janeiro de 667, em Toledo, sendo enterrado na Igreja de Santa Leocádia. Os seus restos mortais foram transferidos para Zamora. São Ildefonso de Toledo foi declarado Doutor da Igreja. É conhecido também como o último Padre do Ocidente, essa era uma jeito que se chamava os grandes Santos da Igreja que entre o séculos 2 e 7, eram considerados como "Pais" tanto no Oriente como no Ocidente, pois estes Santos que nos ajudaram em nossa fé, enfrentando as heresias, pelos seus conhecimentos, carisma, coragem e iluminação do Espírito Santo. Seus restos mortais encontram-se, hoje em dia, na Igreja de São Pedro e São Ildefonso, em Zamora, Espanha. Foi Arcebispo de Toledo de 657 à 667.

São Ildefonso de Toledo, rogai por nós !