Liturgia - 12/03/2024 - Terça-feira - Cor Roxo - Vigésimo oitavo dia da Quaresma.

Santo do dia - São Luís Orione.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   A Igreja está de Portas abertas, para que Todos a Ela se Convertam. 


   A Leitura de hoje, nos mostra que, Deus, constrói Sua Igreja e que Ela É Universal, isto é,  está em todos os lugares, dando Vida, curando, Salvando e , chamando TODOS à Conversão.

   A Igreja Católica Apostólica Romana, É Universal é esta de Portas abertas a espera que Todos que a Jesus se Convertam. 


   Deus sempre esteve e está no meio do povo, Ele Trabalha em favor dos que, de coração sincero O procura.


   Com o  Salmo podemos dizer: O Senhor dos Exércitos está conosco, Nossa Fortaleza É o Deus de Jacó. 


   No Evangelho, Jesus, vai ao encontro do paralítico (povo) que, a trinta anos era negligenciado, isto é, necessitava que alguém, o levasse a água, para que ficasse curado de seus males. Jesus liberta o homem do pecado e o exorta a não mais pecar, para que não lhe acontecesse coisa pior (o que será pior que ficar paralítico?).

   Jesus e Deus Pai, nos da Exemplo de Amor e Misericordioso para os que necessitam. 


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS a Exemplo de Jesus e de Deus Pai a serem Misericordioso com os que precisam, porém, exortar a buscarem uma vida de Santidade, para que não nos aconteça, coisa piores.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por TODOS, que ajudam os que necessitam, curando sua feridas e males, mas, principalmente, ajudando-os a não pecar mais.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Vivemos num períodos que muitos anseiam por uma fé de uma igreja única, mas Está Fé  de Igreja Única, já existe desde sempre.

   Em Jesus, com Batismo, Sacramentos e Doutrinas, esta Igreja Única já existe, é a A Igreja, Una, Santa Católica  e Apostólica Romana!

   É o que nos mostra a Liturgia de hoje.


Oração que a Igreja faz hoje pelos fiéis:

   Concedei, Deus Misericordioso, que o povo Cristão permaneça sempre dedicado ao Vosso Serviço e fazei que obtenha continuidade da Vossa Bondade de todos os bens da alma e do corpo.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona de Entrada - Isaías 55: 1.

   Atenção, sedentos ! Vinde às água, também vós que não tendes dinheiro: vinde, comprai trigo, comei sem pagar, vinho e leite gratuitamente.


Oração da coleta.

   Fazei, Senhor, que a observância deste Santo tempo da Quaresma disponha o coração dos Vossos fiéis para celebrarem dignamente o Mistério da Pascal e anunciemos aos homens a alegria da Salvação.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Ezequiel 47: 1-9. 12.

   Leitura da Profecia de Ezequiel.


   O Anjo, fez-me voltar para a entrada do Templo. do saguão do Templo manava água para o nascente -  o Templo olhava para o nascente. A água ia descendo pelo lado direito do Templo, ao sul do altar. O Anjo, fez-me sair pela porta setentrional (ao norte) e me levou por fora até a porta do átrio (porta lateral) que olha para o nascente. a água ia correndo pelo lado direito. O homem que levava o cordel na mão saiu para a nascente. Mediu quinhentos metros, e me fez atravessar as águas: água até os tornozelos ! Mediu outros quinhentos metros, e me fez cruzar as água: água até os joelhos ! Mediu outros quinhentos metros, e me fez passar: água até a cintura ! Mediu outros quinhentos metro: era uma torrente que não pude atravessar, pois as águas haviam subido e não dava pé; era uma torrente que não se podia passar a vau (vala profunda).

   Disse-me então o Anjo: "Viste, filho de Adão ?

   Na volta, conduziu-me pela margem da torrente.

   Ao regressar, vi à margem do rio um grande arvoredo em ambas as margens. Disse-me o Anjo:

   "Estas água correm para a região oriental, descerão até a estepe, desembocarão no mar das águas podres e o sanearão. Todos os seres vivos que a povoam, terão vida aí onde desembocar a corrente, e haverá peixes em abundância. Ao desembocarem aí estas água, o mar ficará saneado, e haverá vida onde quer que chegue a corrente.

   À beira do rio, em suas duas margens, crescerá todo tipo de árvore frutíferas: suas folhas não murcharão nem seus frutos acabarão; darão colheita nova a ada lua, porque são regadas por água que manam do Santuário; seu fruto será comestível e suas folhas medicinais".

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 45 (46): 2-3. 5-6. 8-9. (R 8).

"O Senhor dos Exércitos está conosco, nossa Fortaleza É o Deus de Jacó." (Resposta).


Deus é para nós refúgio e fortaleza,

auxílio nos assédios, sempre disponível.

Por isso não tememos, ainda que a terra trema

e os montes vacilem no alto-mar. (R.).


Um rio com seus canais alegra a Cidade de Deus,

Santuário da Morada do Altíssimo.

Com Deus em seu meio, não vacila,

ao despontar a aurora, Deus lhe dá auxílio. (R.).


O Senhor dos Exércitos está conosco,

nossa fortaleza é o Deus de Jacó.

Vinde ver as obras do Senhor,

os espantos que provoca na terra. (R.).


Aclamação do Evangelho -  Salmo 50 (51): 12a. 14a.

(Refrão) - Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai. - (Repete-se).

   Cria em mim, Deus, um coração puro. Devolve-me a alegria da Salvação. (Refrão).



Evangelho - São João 5: 1-16.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

  Glória a Vós Senhor.


   Os Judeus celebravam uma festa, e Jesus subiu a Jerusalém. Havia em Jerusalém, junto á porta dos rebanhos uma piscina chamada em hebraico Betesda, com cinco pórticos. Tinha neles uma multidão de enfermo, cegos, coxos e mutilados, aguardando que as água se movessem.

   Periodicamente um anjo descia à piscina e agitava a água, e o primeiro que descesse logo que a água fosse agitada, ficava curado de qualquer doença que sofresse.

   Havia aí um homem que estava enfermo há trinta e oito anos. Jesus o viu deitado e, sabendo que estava assim há muito tempo, lhe diz: "Queres curar-te ?"

   O enfermo lhe respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me coloque na piscina quando a água se agita. Quando chego, outro já entrou.

   Disse-lhe Jesus: "Levanta-te, toma teu leito e caminha !"

   Imediatamente esse homem ficou curado, pegou o leito e pôs-se a andar. Mas esse dia era sábado; por isso os judeus disseram ao que foi curado: "Hoje é sábado; não podes transportar o leito. Respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse-me para pegar o leito e caminhar." Perguntaram-lhe: "Quem te disse para pegar o leito e caminhar? "

   O homem curado não sabia quem era pois jesus se havia retirado do lugar tão concorrido. Mais tarde Jesus o encontrou no Templo e lhe diz: "Vê: Está curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça algo pior".

   O homem foi e disse aos judeus que era Jesus quem o havia curado. Por esse motivo os judeus perseguiam Jesus por fazer tais coisas no sábado.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Recebei benignamente, Senhor, os dons que Vós mesmo nos destes para sustento da nossa vida mortal e transformai-os para nós em alimento para nossa vida Eterna.

   Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - Salmo 22 (23): 1-2.

   O Senhor É meu pastor, nada me falta.

   Em verdes prados me faz repousar, para fontes tranquilas me conduz.


Oração depois da Comunhão.

   Purificai, Senhor, o nosso espírito e renovai-o Vossos Divinos Sacramentos, para que também o nosso corpo mortal receba o auxílio necessário na vida presente e na vida futura.

   Por Cisto nosso Senhor. - Amém.