Santo Arcádio.

Dia 12 de janeiro - Santo Arcádio.

Vamos à História: origem, Cesárea da Mauritânia, África. Século III.

Viveu no século III. Era época de perseguições aos cristãos, que tinham suas casas arrombadas seus bens confiscados, mas por não negarem a Cristo, eram condenados à morte. Santo Arcádio, foi para um lugar isolado, para poder fazer suas orações. Como era muito conhecido o povo notou sua falta, e as autoridades saíram à sua procura. Não o acharam, então, prenderam um parente seu, que não revelou onde ele estava. Mas, Ele se entregou, para que seu parente fosse libertado.

Na cidade de Cesárea da Mauritânia, África, todos eram obrigados a participar dos cultos pagãos, se não, seriam executado. Sabendo que o santo era cristão, fizera-lhe todo tipo de ameaça, para que ele abandonasse a fé em Jesus Cristo, mas ele não renegou a Cristo. Então Santo Arcádio foi condenado a morte de forma cruel e lenta.

As torturas duraram horas, e a cada momento Santo Arcádio, confirmava sua fé em Jesus Cristo, isto encorajou outros cristãos a fazerem o mesmo. Sua articulações foram sendo cortadas, mas, ele assim falou: "Pouco vale serdes testemunhas de um espetáculo tão pouco comum. Facilmente o suporta aquele que acredita na imortalidade futura. Abandonem os vossos deuses que em nada vos podem auxiliar. Reconheçam a meu Deus, que me fortalece. Morrer por Ele é viver; sofre por Ele é alegrasse. A sua caridade não tem fim; sua honra cada vez aumenta. Meu sofrimento faz com que eu viva eternamente com Ele sem jamais, Ele me separar". Em seguida, morreu.

Pelo seu testemunho, sua coragem, muitos se converteram ao cristianismo, e mesmo os que não se converteram, passaram a admirar, o Santo.

Santo Arcádio, rogai por nós !