São Sabás Reyes Salazar, Sacerdote e Mártir.

13 de abril - São Sabás Reyes Salazar, Sacerdote e Mártir.

Nasceu em 5 de dezembro de 1883, em Cocula Jalisco, México.(Arquidiocese de Guadalajara).Era Vigário de Tototlán, Jal ( Diocese de São Juan de Los Lagos). Um padre simples que tinha uma grande devoção à Santíssima Trindade. Rezava constantemente pelas almas do purgatória. Ensinava as crianças tanto o catecismos, como também lhes dava aulas de ciências, artesanato e arte, em especial gostava muito de ensinar música.

Muito religioso, cumprindo com todos os deveres eclesiais. Cobrava muito respeito com a coisas Sagradas, principalmente na hora da Santa Missa, exigia que as pessoas fizessem seus deveres prontamente.

Devido a perseguição que acontecia no México aos Sacerdotes, vendo que se aproximavam da Igreja em que ele ficava, lhe aconselharam a deixar TotoTlán, mas ele disse: "Eles me deixaram aqui e espero aqui, para ver o que Deus quer para mim".

Na Semana Santa de 1927, chegaram as tropas federais , procurando pelo senhor Cura Francisco Vizcarra e seus ministro, que faziam parte da resistência. Mas todos já tinha fugido da cidade, só encontraram o Padre Reyes e nele concentraram todos o seu ódio. Prenderam o Padre e o amarraram a um pilar da igreja paroquial, torturaram-no durante três dias, além de o deixarem com fome e sede, e faziam todos os tipos de provocações, sentiam-se satisfeito fazendo-o sofre. Para finalizar disseram, "vamos queimar suas mãos, porque elas são consagradas". Assim o fizeram, tacaram fogo nas mãos do padre, que gritou "Viva Cristo, o Rei !". Então o mataram.

Morreu em 13 de abril de 1927, em Tototlán, Guadalajara, México. Foi Beatificado pelo Papa João Paulo II, em 22 de novembro de 1992. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, em 21 de maio de 2000, juntamente com outros 25 mártir.

São Sabás Reyes Salazar, Sacerdote e Mártir, rogai por nós !