São Macário, Bispo - 10 de março -

Não se tem quase nada sobre a origem de sua vida, (família, infância, juventude, etc.). Mas sabe-se, que ele muito contribuiu para a Igreja como Bispo de Jerusalém.

Seu nome, Macário, significa "feliz", "iluminado.

Anos antes dele ser Bispo, Jerusalém havia sido destruída, e com ela o Templo, no lugar do Templo, construíram, o Capitólio ( lugar em que se comandava a cidade, com suas leis), neste lugar era o exato lugar da sepultura de Jesus Cristo.

São Macário, viveu, como Bispo na época de Imperador Constantino, e já não havia a perseguição contra os cristãos, que agora podiam fazer suas celebrações tranquilamente.

São Macário, então consegue autorização para destruir o Capitólio, e assim, o lugar do Calvário e Sepulcro de Jesus, ficou livre para peregrinação. Ali eu foi construída mais tarde a Basílica da Ressurreição ou Santo Sepulcro.

O imperador Constantino, não só deu liberdade aos cristão, mas, também fez o cristianismo a religião oficial do império.

Já naquela época, tinha as doutrinas (teologias) contrárias as tradições apostólicas. Era a "teologia" ariana, que negava que Jesus era Filho de Deus. São Macário, como Bispo de Jerusalém, como bom pastor, reagiu energicamente contra estes falsos cristãos, que estavam dentro da Igreja de Cristo, pode-se dizer, negando Cristo.

Em maio de 325, no Concílio de Niceia, o Bispo Macário, foi um dos maiores defensores da Doutrina Cristã, confirmando o que vinha pregando na Igreja desde os Apóstolos, orientados pelo próprio Jesus.

São Macário, foi um dos autores do Credo Niceno-Constantinopolitano:

Creio em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra. De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus. Nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, Gerado não criado. Consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas, e por nós, homens, e para a nossa Salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem, também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado, Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras, e subiu aos Céus, onde está sentado a direita do Pai, e de onde há de vir, em Sua glória, para julgar os vivos e os mortos, e Seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado,: Ele que nós falou pelos profetas. Creio na Igreja, Uma, Santa, Católica e Apostólica. Professo um só batismo, para a remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que a de vir, Amém.

Foi São Macário que acompanho Santa Helena, mãe de Constantino, em sua bem-sucedida busca pela Vera Cruz (Cruz verdadeira), que fora crucificado Jesus em Jerusalém.

Morreu em 10 de março de 335, em Jerusalém, de causas naturais.

São Macário, rogai por nós!