25 de abril - São Marcos, Evangelista

Nasceu provavelmente entre o ano 6 e 16, pois seria ele o jovem na hora da prisão de Jesus, narrado em (Mc 14, 51) "Um jovem o seguia, e a sua roupa era só um lençol enrolado no corpo. E foram agarra-lo. Ele porém, deixando o lençol, fugiu nu". O jovem que seguia os acontecimentos com Jesus a distância, e que fugira de medo, foi São Marcos, batizado pelo primeiro Papa, São Pedro, logo após o Pentecoste. Por isto São Pedro o chama de filho, (1 Pedro 5,13). Ele foi o primeiro secretário da Igreja de Cristo. Foi também o primeiro discípulo de Pedro. Foi São Marcos que escreveu o "Evangelho segundo São Marcos". Não se sabe o nome de seu pai. Mas sua mãe é citada no Ato dos Apóstolos 12, 12 ; " Dando-se conta da situação, dirigiu-se a casa de Maria, a mãe de João, o que tem o codinome de Marcos. Ali se encontravam muitos unidos em oração". Assim sua mãe era conhecida como Maria, mãe de João Marcos e, também, Maria de Jerusalém. Dizem também, que foi em sua casa que Jesus celebrou a ceia Pascal e onde instituiu a Eucaristia. Mas ele não foi discípulo de Jesus.

Quando São Marcos tornou-se discípulo de São Pedro, foi com ele para Roma. Aí começou a escrever o "Evangelho Segundo São Marcos". Em Roma, São Marcos, começou a ajudar São Paulo, que fora preso pela primeira vez. Também quando fora preso pela segunda vez, São Paulo escreve uma carta a Timóteo pedindo que este levasse São Marcos a Roma para ajuda-lo na missão apostólica.

São Marco começa a escrever o Evangelho, colhendo as informações de São Pedro. Mas também tem ele mesmo a sua visão da Paixão de Cristo, pois acompanhou, mesmo que de longe, a prisão de Jesus, sua morte, e ressurreição. No Evangelho que escreveu, o mais curto dos quatros, não falou sobre a infância de Jesus, nem sobre o sermão da montanha. Procura demonstrar a Glória de Deus, na missão de Jesus. Terminou de escrever no ano 42. Mostrou o que escrevera a São Pedro, que mandou que a leitura fosse feita em todas as Igrejas.

São Marcos provavelmente conheceu todos os Apóstolos, além de recebido toda instrução de São Paulo e de São Pedro, as duas maiores referências do início da Igreja e até os dias atuais.

Depois de passar alguns anos em Roma, São Marcos foi pregar o Evangelho na Ilha de Chipre, no Egito e nos países vizinhos. Converteu a milhares de pessoas ao Cristianismo. Mas em Alexandria foi onde ficou mais tempo, 19 anos, foi lá onde a Igreja mais cresceu com suas pregação. Em consequência do crescimento os sacerdotes pagãos queriam mata-lo. Então passou a Igreja de Alexandria a um novo bispo de nome Aniano e saiu da cidade. Retornou depois de 2 anos. Foi quando o mataram.

Morreu em 25 de abril de 68, na Alexandria. Quando estava celebrando o "Parti do Pão", nome que era dado as celebrações das primeiras Santa Missas. Pegaram-no, o amarraram pelos pés e sairão arrastando seu corpo pelas ruas da cidade, puxado por uma cavalo. O trajeto ficou todo marcado pelo sangue do mártir. Quando o pegaram, não vez nenhuma resistência; mas louvou a Deus por tê-lo achado digno de morrer pelo nome de Jesus Cristo. Os pagãos queriam queimar seu corpo, mas caiu neste instante, uma forte tempestade e estes se retiraram. Os cristãos pegaram seu corpo e o sepultaram numa rocha em Bucoles. Em 815 suas relíquias foram transportadas para Veneza, onde estão até os dias de hoje. A partir de 828,passou a ser padroeiro de Veneza. São Marcos é simbolizado por um leão, por dizer no início de seu Evangelho "a voz que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, tornai reta suas veredas" (Mc 1, 3). Neste tempo quem abitava no deserto era o leão.

São Marcos, Evangelista, rogai por nós !