Nossa Senhora do Pronto Socorro - 08 de janeiro.

História de Nossa Senhora do Pronto Socorro

Em 1763, o território de Louisiana, passou a pertencia a Espanha. Tendo lá, em Nova Orleans, um Convento das Irmãs Ursulinas, começou então a receber Irmãs que vinha da Espanha. Mas por volta de 1800, Napoleão Bonaparte, com a revolução francesa, tinha assumido o território. Passando depois para os Norte-Americanos. Mas a região vivia sobre a ameaça do regime de Napoleão, que era anticristão. Assim a Irmãs Espanholas retornaram ao seus países. Outras foram para o convento de Havana na ilha de Cuba, que na época era uma ilha de regime democrático.

Em 1803, a superiora Madre Santo André, do Convento de Nova Orleans, começou a se preocupar, por não esta recebendo novas Irmãs, talvez tivesse que fecha o Convento. Escreve para a sua prima, Madre São Miguel, superiora do convento de Paris, França, pedindo ajuda. Ao ler a carta, ela pede então ao seu Bispo para ser transferida junto com todas as Irmãs do seu Convento, para Nova Orleans, uma vez que a Revolução Francesa impedia qualquer atividades e obras religiosas na França. Elas viviam em uma pequena escola que abrira, eram "professoras", mas na realidades, continuavam a manter seus votos, e suas orações, as escondidas, para não serem mortas pela Revolução.

O Bispo lhe disse que não poderia autorizar, sem o consentimento do Papa. Mas, o Papa Pio VII, estava incomunicável, pois era prisioneiro de Napoleão, em Roma. Movida pela fé, Madre São Miguel, escreve ao Papa. Começa então a rezar à Nossa Senhora que interceda junto a Jesus, seu Amado Filho, para que ela consiga socorre a Ordem em Nova Orleans, evitando seu fechamento. Prometeu, que se a resposta do Papa, viesse e fosse favorável, levaria uma nova imagem de Nossa Senhora, Mãe Santíssima, para lá ser venerado com o título de Nossa Senhora do Pronto Socorro.

Veio a autorização do Papa Pio VII, para que todas as Irmãs Ursulinas do Convento de Paris, fossem para o Convento de Nova Orleans. Madre São Miguel, em 1810, coloca na Capela do Convento de Nova Orleans, uma linda imagem da Virgem Maria, para ser venerado como Nossa Senhora do Pronto Socorro, e começou a difundir esta devoção.

Em 1812, um grande incêndio começou a destruir as casas no quarteirão em que ficava o Convento. Normalmente naquela época começava um incêndio, todas as casas do quarteirão eram destruídas, pois não havia prevenções de incêndio e as maiorias das casas eram e madeiras. Logo não demoraria muito para que o Convento de Nova Orleans fosse logo totalmente destruído pelas chamas.

Assim que o incêndio chegou no prédio vizinho, as Religiosas acreditaram que era o fim. Foi quando Madre São Miguel, correu, pegou a imagem de Nossa Senhora do Pronto Socorro coloco-a na janela em direção de onde vinha o incêndio e gritou: "Virgem do Pronto Socorro, estamos perdidas se Vós não nos ajudais prontamente". Na mesma hora o vento perdeu a força e o fogo começou a diminuir sem explicação, com isto ficou fácil detê-lo. O Convento se livrou da destruição, e a devoção a Nossa Senhora do Pronto socorro cresceu.

Ai, começou a guerra entre os americanos e ingleses. A população de Nova Orleans rezava pela intercessão da Nossa Senhora do Pronto Socorro. Em 08 de janeiro de 1815, os americanos vencem na famosa batalha de Nova Orleans. Deste dia em diante passaram a comemorar as Festividades de Nossa Senhora do Pronto Socorro neste dia. E Ela foi proclamada Padroeira de Nova Orleans.

Em 21 de setembro de 1851, o Papa Pio IX, autorizou a devoção a Nossa Senhora do Pronto Socorro, e determinou sua festa no dia 08 de janeiro.

Em 10 de novembro de 1895, o Papa Leão XIII, concedeu a Coroação Canônica da Imagem de Nossa Senhora do Pronto Socorro, quem a coroou representando o Papa, foi o Arcebispo Francis Janssens.

Peçamos a Nossa Senhora do Pronto Socorro, se for para maior bem de nossa alma, que nos conceda o socorro que precisamos. O socorro de Nossa Senhora esta sempre pronto, para atender a quem reza. A quem pede Sua intercessão.

Doce Coração de Maria, sede nossa Proteção!

Nossa Senhora do Pronto Socorro, rogai por nós!