São Benedito

05 de outubro - São Benedito

Nasceu, em 31 de março de 1524, na Sicília, Itália. Benedito significa abençoado. Filho de Cristovão Manasceri e Diana Larcan, Ele eram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. Só resolveram ter um filho, porque o senhor deles, garantiu liberdade para a criança, pois os pais não queriam ver seu filho escravo, e foi o que o seu senhor fez, deu liberdade a menino Benedito, que recebeu de seus pais formação cristã, e cuidava das ovelhas quando podia rezava o rosário.

Com 20 anos, era insultado por causa da sua raça, mas suportava a tudo com calma e paciência. Frei Jerônimo Lanza, convido-o ser um Eremita Franciscano, São Benedito aceitou, e ficou com eles por 5 anos. O Papa Pio IV, pediu para unificar a Ordem Franciscana com uma Ordem Religiosa. Então, São Benedito, foi para Santa Maria de Jesus, para o Mosteiro da Sicília. Entrou como irmão leigo, foi ser cozinheiro, fazendo da cozinha um lugar de oração e fervor. Conquistava a todos com sua comida saborosa, era alegre, simpático e tinha muita mansidão. Foi enviado para o convento de Sant'Ana di Guilian, depois de 4 anos, retornou para o convento de Santa Maria de Jesus, ficando lá o resto de sua vida.

São Frei Benedito, por ser de muita oração e trabalhador, ajudava a todos. Era um líder natural. Em 1578 foi nomeado superior do mosteiro, que não queria aceitar. Administrou-o com rigor, e com as Regras de São Francisco. Organizou os noviços, era caridoso com os padres, era um exemplo nas orações e no trabalho, mesmo com pouco estudos, deu um exemplo de administração.

As pessoas vinham de longe, para ser aconselhar com o Frei Benedito, até teólogos aprendiam com ele. Pois o Frei tinha o dom da sabedoria e o dom da ciência, assim ensinava pessoas muito mais cultas que ele. Tinha uma regra, para com os porteiros do convento, que não dispensassem nenhum pobre sem antes lhes dar ajuda e alimento. Terminado seu mandato, volta com alegria a ser cozinheiro.

Sua fama de santidade, do dom da palavra, dos milagres que intercedia e suas orações, fazia com que todos quisessem chegar perto do Frei Benedito e toca-lo. Os escravos tinham um maior orgulho dele, por ser negro, pobre e com as virtudes, que tinha. Surgiram numerosas Irmandades de São Benedito. No Brasil é um dos santos mais populares. Era, e continua a ser, para quem conhece sua vida, um exemplo de humildade e caridade.

Muitos milagre são atribuídos a sua intercessão, a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de pães e peixes, e muito outros. Alguns milagres da multiplicação de alimentos aconteceram na sua cozinha, assim ele é tido como padroeiro da cozinha, dos cozinheiros, contra a fome e a falta de alimento.

A criança no colo de São Benedito - Há duas interpretações: a primeira é de que ele tinha uma ligação tão grande com o Menino Jesus, que certas pessoas ao passar por seu quarto, viram entre as gretas da porta ele com o Menino Jesus no colo, brincando com o Menino. - A segunda, é por ele ter ressuscitado duas crianças, uma delas quando umas senhoras estavam puxando um carro de bois, e uma das senhoras caiu em cima de uma criança de 6 meses, matando-á asfixiada, o Santo ao passar pegou a criança no colo, rezou a Deus, e a ressuscitou. - Nós do Pela Fé, acreditamos nas duas histórias como verdadeiras.

São Frei Benedito, profetizou o dia de sua morte e pediu para ser enterrado rapidamente, para evitar tumulto no convento pelas pessoas que apareceriam lá para dar o último adeus. Morreu no dia 04 de abril de 1589, aos 65 anos, em Palermo Itália. Após sua morte, uma multidão aparecem lá, como ele havia profetizado, muitos querendo pegar pedaço de suas veste para terem como objeto santo.

Esta foram as palavra ditas com alegria pelo Frei São Benedito na hora da morte: "Jesus! Jesus! Minha Mãe, doce Maria! Meu Pai São Francisco!", acabando de pronunciar esta palavras morreu em paz. Seu corpo foi transladado para a igreja e exalava perfume. Exumado posteriormente, estava intacto, (incorruptos). Em 1611 seu corpo foi colocado em uma urna de cristal na Igreja de Santa Maria em palermo para visitação e permanece até os dias de hoje. Foi beatificado em 1734, pelo Papa Bento XIV. Foi canonizado pelo Papa Pio VII em 24 de maio de 1807. Foi visto várias vezes, com um neném no colo quando estava em oração.

O Brasil é o único pais do mundo, que se comemora o dia de São Benedito em 5 de outubro. Isto aconteceu a pedido da CNBB ao Vaticano em 1983. Nos demais países do mundo, a Festa de São Benedito é no dia de sua morte, 4 de abril.

São Benedito, rogai por nós !