Santa Regina

07 de setembro - Santa Regina

Vitral da Basílica de Santa Regina

Viveu no século III, Autun, França. Seu pai um pagão chamado Clement. Tinham boa situação financeira. Sua Mãe morreu durante o parto. Por isto Regina foi criada por uma ama de leite que era cristã, que já trabalhava na casa quando sua mãe era viva. A ama cristã, logo Regina se torna uma cristã. Aos 16 anos Regina pediu para ser batizada, fez votos de virgindade, e a cada dia procurava mais ser inteiramente dedicada a Cristo. Não aceitava cortejos dos rapazes. Ela se afastava de todos, e preferia passar a maior parte do tempo em seu quarto em orações.

O seu pai, um servidor do Império Romano chamado Olíbrio, queria que Regina reverenciasse os deus pagãos. Como ela se negou aí então seu pai investigou, e descobriu que a empregada que cuidara de sua filha era cristã. Demitiu a empregada, e vendo que sua filha também se tornara cristã, a expulsou de casa.

Assim, Santa Regina, foi morar com a ama de leite, que a tinha criado. Em uma casa simples. Lá, é recebida como membro da família. Foi ajudar a pastorear as ovelhas.

Santa Regina era uma jovem muito bonita. Por sua beleza, o ao vê-la, no campo, o governador Olybrius, se encantou, e foi pedi-la em casamento. Junto ao seu pai. Mas Santa Regina, recusou o pedido. O governador, pagão e perseguidor dos cristão, tentou ainda conquista-la, com ofertas, de valores, e mostrando-lhe, os bens que ela ganharia. Mas ela se manteve firme na decisão, de dedicar sua vida a Deus.

Furioso, o governador ordenou que Santa Regina, fosse presa e torturada, até que ela renegasse a fé cristão, e oferecesse sacrifícios aos ídolos pagãos. Mesmo com a tortura, ela não renegou a fé em Jesus Cristo.

O governador, parou a tortura, por causa de uma viagem que tinha que fazer. Mandou que ela continuasse presa, com corrente de ferro e amarrada às parede de sua cela. Quando o governador voltou, insistiu no seu pedido de casamento, mas Santa Regina continuava a recusar.

Inconformado, o governador, aumentou as torturas, para fazer ela renegar a fé em Jesus Cristo. Açoitaram a Santa ate sangrar todo o seu corpo. E seguida, deitou-a em cima de uma espécie de cavalo de madeira, que lhe machucava a coluna e esfolava sua pele. Depois, suas unhas foram arrancadas e sua pele foi dilacerada por ganchos enferrujados. Santa Regina, não renegou sua fé. Sua família adotiva sofria, chorando e rezando ao saber das torturas que Santa Regina sofria.

Ao ver que a Santa continuava viva, o governador mandou leva-la novamente à sua cela. Lá, uma pomba branca pousou sobre sua cabeça e ela ficou curada, milagrosamente. Sem saber o que mais fazer, o governador mandou deixa-la sem água e sem comida. Numa noite na prisão, Santa Regina viu a Cruz de Jesus Cristo, em seguida uma voz lhe falou, que muito em breve, ela seria libertada. Santa Regina sentiu uma grande consolação em seu coração.

Vendo, Santa Regina curada, no dia seguinte, recomeçou as torturas. Agora com mais crueldade. Mandou que ela fosse queimada com tochas, nas laterais de seu corpo. Depois, mandou que ele fosse crucificada. Retirando-a da cruz, tentou mais uma vez, vê se ela negasse a Fé Cristã. Como continuou firme, então ele mandou decapita-la.

Muitas pessoas se converteram a Fé Católica, vendo o testemunho de Fé de Santa Regina diante do martírio. Mas momento antes de ser decapitada, uma pomba branca pousou sobre sua cabeça. O carrasco espantava a pomba, e a pomba, voltava sobre a cabeça de Santa Regina. O povo começou a gritar, pedido para o governador a libertar, mas ele não cedeu. Então, finalmente, o carrasco decapitou. Santa Regina, foi libertada para a vida eterna, como tinha ouvido na visão do dia anterior.

A sua veneração se espalhou pela França, Alemanha e Holanda, atingindo o mundo inteiro. Suas relíquias foram transladas por diversas igrejas. Construíram inicialmente uma capela no local de sua sepultura, o que levou muitos fiéis até lá. Depois foi construído um mosteiro, com casas em voltas, logo eram várias outras casa, nascendo ali a Vila de Sainte-Reine (Santa Regina), isto é, Santa Rainha, na França. Em honra da Santa.

Hoje temos na cidade de Alesia, uma Basílica de Santa Regina, que milhares de fieis vão lá pedir a intercessão de Santa Regina por cura e proteção.

Um dos milagres relatados pela intercessão da santa é a cura de uma criança (Hériboldus) de uma febre. Outra a a cura de um homem (Réone), curado ao passar um pedaço de madeira de seu túmulo no local da doença. Outra cura foi de um religioso com doença de rins e parcialmente cego.

A existência da Santa Regina era questionada, mas em 1909 foram descoberta de objetos que eram usados na consagração da Eucristia, em Alesia. São estes, uma pátena (prato) e três cálice (copos), que foram usados na celebração datadas da época. Neles tinham uma gravura de peixe e o nome Regina. Não sedo mais questionado a existência jovem Santa Regina.

Na Vila Sainte-Reine (Santa Regina), que é padroeira da cidade, todos os anos, os habitantes organizam uma encenação teatral, da vida da Santa.

Santa Regina, rogai por nós !