04 de dezembro - São João Damasceno

Nasceu em 675, em Damasco, Síria. De família rica e cristã. Ainda jovem assumiu o cargo de responsável do califado. Mas, no ano 700, aproximadamente, resolveu abandonar a corte para entrar no Mosteiro de São Sabas, perto de Jerusalém. Viveu sua vida voltada a atividades literárias, mas também fazia pregações, das quais se tem inúmeras homilias. Se tornou sacerdote e posteriormente Bispo.

Existia um movimento que tentava proibir a veneração de ícones. Em 726 o imperador Leão III, proibiu a veneração de imagens e sua exibição em lugares públicos. Ai São João Damasceno, começou a defender as imagens sagradas em suas publicações. Uma delas "Tratados Apologéticos contra a condenação das Imagens Sagradas". Ele não só atacou o imperador, mas adotou uma linguagem simples, que o povo pudesse entender o assunto. Suas obras foram de grande importância durante o Segundo Concílio de Niceia em 787, que tratou deste assunto.

O imperador mandou documentos falsificados para califa, que acusavam São João Damasceno de tramar uma conspiração para atacar Damasco. O califas então ordena que se corte a mão direita de São João Damasceno, para que ele não pudesse escrever mais, e, após amputada sua mão, seja pendurada em lugar público. Assim foi feito. Então o Santo foi lá e pegou sua mão e foi diante do ícone da Virgem Maria, rezou pela sua intercessão, em seguida colocou a mão no lugar, que havia sido amputada, e a mão se encaixou, ficando curada na mesma hora. Em agradecimento o Santo anexou uma mão de prata a ícone de Virgem Maria. Depois destes acontecimento, São João Damasceno, pediu permissão para deixar seu posto de Bispo e se retirou para o Mosteiro de Sabas.

Algumas de suas obras; "A fonte da ciência", "A fé ortodoxa", "Sacra paralela" e "Orações sobre as imagens sagradas". Foi ele que deu início à teologia Mariana.

Morreu em 04 de dezembro de 749, com 74 anos, no Mosteiro de São Sabas, Jerusalém. Em 1850 o Papa Leão XIII o proclamou Doutor da Igreja. Seu nome foi escrito no calendário da igreja em 27 de março de 1890, mas, como a data sempre caia na quaresma, então em 1969 ela foi mudada para 4 de dezembro, dia de sua morte.

São João Damasceno, rogai por nós !