Liturgia - 14/09/2024 - Sábado - Festa de Exaltação da Santa Cruz - Cor vermelho - Missa Própria.
Proibido a Missa de defuntos, exceto Exéquias.
Santo do dia - São Materno de Colônia, Alemanha.
Hoje - Nossa Senhor do Eremita.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
Hoje, a Igreja Celebra a Exaltação da Santa Cruz, e neste sentido a Liturgia é toda voltada a Cruz de Cristo.
O Poder da Santa Cruz de Cristo.
Na Primeira Leitura, o Senhor Deus, por causa do pecado de Seu povo, o castigou. Arrependido o povo pede a Moisés que intercedesse ao Senhor para que os perdoasse, e Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze abrasadora e colocar uma haste e todos que fossem mordidos pelas serpentes, ao olhar para a serpente de bronze arrasadora não morriam.
Deus corrige quem Ele Ama, e dá oportunidades de nos arrepender de termos pecado contra Ele.
Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados a, contemplar a Cruz Salvadora de Cristo.
Com o Salmo podemos dizer: Não se esqueçam dos feitos de Deus e vivam Seus Mandamentos.
A Segunda Leitura, nos diz que: Jesus sendo Deus, não usou de Seus Direito de Ser tratado como um Deus e se despojou-Se tornando-Se semelhante aos homens. Humilhou-Se e tornou-Se obediente até a morte de Cruz. E Deus Pai, elevou Soberanamente Jesus, que está acima de Todos! E ao Nome de Jesus Todos os joelhos se dobrem no Céus, na terra e no inferno. E Toda língua proclame que Jesus Cristo É o Senhor para a Glória de Deus Pai.
Vinde Espírito Santo, Iluminar Todos nós Batizados a seguirmos o Exemplos de Jesus de Humildes, Obedientes e Fidelidade a Deus Pai.
No Evangelho, vemos que, assim como Moisés no deserto levantou uma serpente para curar o povo dos seus pecados contra Deus, também Jesus sendo Filho de Deus foi levantado numa Cruz para que Todos que Nele Crê se convertam dos pecados vivendo o dia a dia o Amor e o Temor a Deus Pai.
Não basta apenas dizermos que temos Fé, se faz necessário que vivamos esta Fé no dia a dia, se não estaremos automaticamente condenados. E o que nos diz Jesus no Evangelho de hoje.
Vinde Espírito Santo, ajudar Todos os Batizados a Contemplar com Fé a Cruz de Jesus e a nos Converter; deixando de tentar a Deus no deserto da nossa vida; com os nossos pecados.
Te Agradecemos Jesus, por ter vindo nos Salvar.
Te Agradecemos Jesus, pela Vossa Santa Cruz.
Te Agradecemos Jesus pelo Poder da Vossa Santa Cruz.
Somos Gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!
Se no deserto, uma cobra peçonhenta curou muitos de seus pecados, muito mais Salva o Amor de Deus por nós que, por Amor, Deus, entregou Seu Filho Unigênito na Cruz para nos Salvar.
Todo Católico, deve ter em casa um Crucificado, pois os que já estão vivendo o Caminho da Cruz, isto é, os que já estão buscando a Santidade, devem rezar com Fé para os que ainda não estão; o próximo: Família, parentes, amigos e os da Igreja.
Cruz, Sinal de Amor e Salvação!
Oração da Santa Cruz:
…Santa Cruz, onde Cristo foi crucificado e onde escorreu Seu Santo Sangue, pela última lágrima de Seu Corpo, pelo último suspiro do seu Corpo, que todos os meus pecados e crimes sejam perdoados e que nenhum braço me prenda, nem laço me aperte, nem ferro me detenha.
Encanta-me, Santa Cruz, pelo poder de Jesus Cristo, para que eu seja protegido contra todo poder e a força da justiça esteja do meu lado.
Para que eu seja salvo da morte e da desgraça, para que prisões não me segurem e para que a sorte seja minha amiga.
Contigo, em Cristo e na Glória do Pai eu andarei e me salvarei, serei procurado, mas não serei achado, serei caçado, mas não serei ferido, serei alvo, mas não serei caça.
Quando me procurarem na terra, estarei no ar.
Quando me quiserem no ar, me esconderei na água.
Quando me buscarem na água, estarei me aquecendo ao fogo Santo da Santa Cruz, na Glória de Deus Pai Todo-poderoso, do Filho e do Espírito Santo. - Amém!
Antífona de Entrada - Gálatas 6: 14.
"Quanto a mim, Deus me livre de gloriar-me, a não ser da Cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo."
Em Jesus está nossa Salvação !
Reza-se o Glória.
Oração da Coleta.
Senhor nosso Deus, que quiseste salvar a humanidade com a Cruz do Vosso Filho Unigênito, concedei-nos que, tendo conhecido na terra Este Mistério, mereçamos alcançar, no Céu, os frutos da redenção.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todo os séculos dos séculos. - Amém.
Leitura - Quando a Festa cai no domingo se faz as duas Leitura como Primeira e Segunda, quando não cai no domingo, pode-se escolher uma das duas.
Primeira Leitura - Números 21: 4b-9.
Leitura do Livro dos Números.
O povo estava extenuado da viagem, e falou contra Deus e contra Moisés: "Por que nos tiraste do Egito, para morrermos no deserto? Não temos nem pão nem água, e esse pão sem sustância nos dá náusea."
O Senhor enviou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam, e muitos israelitas morreram. Então o povo correu a Moisés, dizendo: "pecamos, falando contra o Senhor e contra ti; reza ao Senhor, para que afaste de nós as serpentes."
Moisés rezou ao Senhor pelo povo, e o Senhor lhe respondeu: "Faze uma serpente venenosa e coloca-a num estandarte: ao olhá-la, os que foram mordidos por serpentes ficarão curados."
Moisés fez uma serpente de bronze e a pôs num estandarte. Quando uma serpente mordia alguém, ele olhava para a serpente de broze e ficava curado.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo 77 (78): 1-2. 34-35. 36-37. 38. (R. 7bc.).
"Não se esqueçam das façanha de Deus, cumpram seus Mandamentos) ." (Resposta).
Escuta, povo Meu, Minha instrução,
dai ouvidos às Palavras de Minha boca,
pois vou abrir a boca com uma parábola,
farei brotar enigmas do passado. (R.).
Quando os matava, eles O buscavam
e madrugavam para se voltarem a Deus;
lembravam-se de que Deus era sua Rocha,
o Deus Altíssimo, seu Redentor. (R.).
Adulavam-no com a boca
e lhe mentiam com a língua;
seu coração não era constante com Ele
nem eram fiéis á Sua Aliança. (R.).
Ele, porém, era compassivo:
perdoava a culpa e não os destruía;
muitas vezes reprimiu a cólera
e não exercia todo o Seu furor. (R.).
Segunda Leitura - Filipenses 2: 6-11.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.
Jesus, apesar da Sua condição Divina, não fez alarde de ser igual a Deus, mas se esvaziou de Si e tomou a condição de escrava, fazendo-Se semelhante aos homens. E mostrando-se em figura humana, humilhou-Se, tornou-Se obediente até à morte, Morte de Cruz. Por isso, Deus o exaltou e lhe concedeu um Nome superior a todo nome, para que, diante do Nome de Jesus, todo joelho se dobre, no Céu, na terra e no abismo; e toda língua confesse para Glória de Deus Pai:
Jesus Cristo É o Senhor !
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Aleluia.
(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).
Nós Vos Adoramos e Bendizemos, Senhor Jesus Cristo, que pela Vossa Cruz Remiste o mundo. (Refrão).
Evangelho - São João 3: 13-17.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.
Glória a Vós Senhor.
Disse Jesus a Nicodemos: "Ninguém subiu ao Céu, a não ser Aquele que desceu do Céu: Este Homem. Como Moisés no deserto levantou a serpente, assim será levantado Este Homem, para que quem crer Nele tenha Vida Eterna. Deus tanto amou o mundo, que entregou Seu Filho Único, para que quem crer não pereça, mas tenha Vida Eterna. Deus não enviou Seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo se salve por meio Dele."
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Quando se está em Festa (a Igreja local comemora a Festa), se Reza o Credo.
Oração de Oferecimento.
O oferecimento Deste Sacrifício, que no Altar da Cruz, redimiu o pecado do mundo nos purifique, Senhor, de todas as culpas.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.
Prefácio - A Vitória da Cruz Gloriosa.
S - O Senhor Esteja convosco.
R - Ele Está no meio de Nós.
S - Corações ao Alto.
R - O nosso coração está em Deus.
S - Dêmos Graças ao Senhor nosso Deus.
R - É nosso dever, é nossa salvação.
(Sacerdote) - Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Onipotente, é verdadeiramente nosso dever, e nossa salvação dar-Vos Graças, Sempre e em toda parte.
Na árvore Cruz, estabeleceste a salvação da humanidade, para que, donde viera a morte, da surgisse a Vida e Aquele que vencerá na árvore do paraíso fosse vencido na árvore da Cruz, por nosso Senhor Jesus Cristo.
Por Ele, os Anjos Louvam a Vossa Magestade, as dominações vos adoram, as protestastes Vos reverenciam; os Céus, os Espíritos Celestes e os Serafins Vos aclamam, unidos em Eterna exultação. Permite que nos associemos às vozes , dizendo (cantando) humildemente o Vosso Louvor.
Santo, Santo, Santo, ...
Antífona da Comunhão - São João 12: 32.
Disse Jesus: "Quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim.
Oração depois da Comunhão.
Alimentados da Vossa Mesa Santa, nós Vos pedimos, Senhor Jesus Cristo, que os que redimisse no Lenho da Cruz Redentora sejam conduzidos a Glória de Ressurreição.
Vós que Viveis e Reinas pelos séculos dos séculos. - Amém.