Liturgia - 29/05/2024 - Quarta-feira - Missa de memória de São Paulo VI, Papa - Cor branco.

Santo do dia - Santa Úrsula Ledochowska


A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.

   Todos que querem ser primeiros, devem ser Humildes e Servos.


   São Pedro, termina as reflexões de sua Primeira Carta dizendo que; Não fomos Salvos através de coisas que se perdem, como ouro ou prata mas, para Herdarmos o Céu com os Santos, fomos Resgatados da nossa vida fútil, isto é, vida de pecado, sem valor, mas com o Precioso Sangue do Cordeiro que É Jesus. Nossa alma foi purificada, regenerada pela Obediência da Verdade, pela Semente Incorruptível da Palavra de Deus; devemos praticar o Amor Fraternal sem hipocrisia e com o coração puro…


   Vinde Espírito Santo, ajudar a Todos os Batizados a vivermos Dignamente como Herdeiros do Céu.


   Para que com o Salmo podermos dizer: Glorifica o Senhor Jerusalém, Louva Teu Deus ó Sião!


  No Evangelho de hoje, Jesus Anuncia pela terceira vez, o quanto vai Sofrer, ser Humilhado e morrer pela humanidade, e os Discípulos estavam preocupados com posição no Céu e em ser grande, e Jesus lhes dá uma Grande Lição, que serve para os tempos atuais. Disse Jesus; quem quiser ser Grande e ser o Primeiro deve ser  Servo de Todos… Mesmo, parecendo sempre não prestar atenção no que Jesus estava dizendo, não entender muito, sabemos que, no fim das contas os Discípulos seguiram o Exemplo do Mestre Jesus e Serviram, sofreram, e muitos até morrem, para que nós fôssemos Batizados e conhecêssemos a Verdade que É Jesus.


  Reflitamos: E nós hoje, seguimos os Exemplos de Jesus e dos Discípulos ou vivemos despreocupados, com a  nossa própria Conversão e a dos que precisam, ou estamos procurando posição na Igreja, ou em ser felizes?

   Infelizmente, os que assim vivem, querem, assim como Tiago e João, que pensavam naquele dia, em ir para o Céu e estar nos primeiros lugares.


   Os que já estão no Caminho da Conversão, devem Rezar para os que precisam. Pois, infelizmente muitos de nós estamos como os dois Discípulos no início; nada preocupados com os Planos de Amor de Jesus, que É a Salvação de Todos e a Unidade da Igreja, aliás, muitos não querem sofrimentos mas, viver felizes  e despreocupados e ir para Céu com Jesus, e, Não é o que  vemos no Evangelho de hoje. Jesus Anunciou Seu Sofrimento, e alguns dos Discípulos beberam semelhante Cálice de Jesus.  Eles sofreram e, muitos até morreram por causa de Jesus, para nos transmitir a Fé, Esperança e Amor.


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS nós Batizados, para que sejamos de Verdade seguidores de Jesus, sendo Servo e Humilde.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém! 


   Te Agradecemos Jesus, pelos Discípulos que incansavelmente Anunciaram e Testemunharam.

  Te Agradecermos Jesus, por Todos que, mesmo em meio aos sofrimentos, tribulações e cruz, não desanimam, ao contrário, se fortalecem, com os sofrimentos, pois, Jesus também nos deixou a Sua Paz, Sua Alegria e Seu Espírito Santo, Benefícios que são os benefícios Próprio de Jesus e Seus Discípulos.

   Somos Gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Que no dia de hoje, os Discípulos roguem, a Jesus, por Todos nós para que também sigamos o Exemplo de Jesus; sendo Servos e Humildes.


Antífona de Entrada - Salmo 17 (18): 19-20.

   Assaltavam-me no dia funesto, mas o Senhor foi meu apoio. Tirou-me para um lugar seguro, livrou-me porque me ama.


Oração da Coleta.

   Fazei, Senhor, que os acontecimentos do mundo decorram para nós segundo Vosso designo de Paz e a Igreja Vos possa servir na tranquilidade e na Alegria.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - 1 Pedro 1: 18-25.

   Leitura da Primeira Carta de São Pedro.


   Sabei que vos resgataram de vossa vã conduta recebida em herança, não com prata e ouro corruptíveis, mas com o precioso Sangue de Cristo, Cordeiro sem mancha nem defeito, predestinado antes da criação do mundo e revelado na final dos tempos, e vosso favor. Por meio Dele credes em Deus, que O Ressuscitou da morte e O Glorificou; desta forma, vossa Fé e Esperança se dirigem a Deus. Purificai vossas consciência, submetendo-vos à Verdade, e amai os irmãos sem fingimento, de coração; amai-vos intensamente uns aos outros, pois fostes regenerados, não de uma semente corruptível, mas pela Palavra incorruptível e permanente do Deus Vivo. Pois toda carne é erva e sua beleza como flor do campo; a erva resseca, murcha a flor, mas a Palavra do Senhor permanece sempre. Essa Palavra é a Boa Notícia que vos foi anunciada.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 147: 12-13. 14-15.19-20. (R 12a.).

   "Glorifica, Jerusalém, o Senhor." (Resposta).


Glorifica, Jerusalém, o Senhor,

Louva teu Deus, Sião,

pois reforçou os ferrolhos de tuas portas

e abençoa teus filhos centro de ti. (R.).


Estabeleceu a paz em tuas fronteiras

e te sacia com flor de farinha,

envia Sua Mensagem à terra,

e Sua Palavra corre velozmente. (R.).


Anuncia Sua Mensagem a Jacó,

Seus decretos e Mandatos a israel.

Com nenhuma nação agiu assim,

nem lhes deu a conhecer Seus Mandatos. Aleluia ! (R.).


Aleluia - São Marcos 10: 45.

   (Refrão) -  Aleluia ! - (Repte-se).


   Disse Jesus: "Pois Este Homem não veio para ser servido, mas para servi e dar Sua Vida como resgate por todos." (Refrão).


Evangelho - São Marcos 10: 32-45.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

   Glória a Vós Senhor.


 Jesus e Seus Discípulos, caminhavam, subindo para Jerusalém. Jesus se adiantou, e eles se surpreendiam; os que seguiam, iam com medo. Jesus reuniu outra vez os dozes e se pôs a Anunciar-lhes o que iria acontecer.

   "Vede: estamos subindo para Jerusalém. Este Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos letrados, o condenarão à morte e o entregaram aos pagãos, que caçoarão Dele, cuspirão Nele, O açoitarão e O matarão, e ao fim de três dias Ressuscitará."

   Aproximaram-se de Jesus os filhos de Zebedeu, Tiago e João, e Lhe disseram: "Mestre, queremos que nos concedas o que Te pedimos."

   Perguntou-lhes Jesus: "O que quereis que vos faça?"

   Responderam: "Concede-nos sentar-nos em Tua Glória um à Tua direita e outro à Tua esquerda."

   Jesus replicou:

   "Não sabeis o que pedis. Sois capazes de beber no cálice que Eu vou beber, ou batizar-vos com o batismo que Vou receber?"

   Responderam: "Podemos."

   Porém Jesus lhes disse:

   "Bebereis o cálice que Vou beber e recebereis o batismo que Vou receber; mas sentar-vos à Minha direita e à Minha esquerda não cabe a Mim concedê-lo, mas é para quem está reservado."

   Quando os outros ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Mas Jesus os chamou e lhe disse:

   "Sabeis que, entre os pagãos, os que são tidos como chefes submetem os súditos, e os poderossos impõem sua autoridade. Não será assim entre vós; ao contrário, quem quiser entre vós ser grande, que se faça vosso servidor, e quem quiser ser o primeiro, que se faça vosso escravo. Pois Este Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar Sua Vida como resgate por todos."

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Senhor nosso Deus, que nos concedei estes dons que Vos oferecemos e nos atribuís o mérito do oferecimento, nós Vos suplicamos: o que nos dá como fonte de mérito nos consigamos obter o premio da felicidade eterna.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 12 (13): 6b.

   Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez.


Ou, São Mateus 28: 20b.

   "Eu estarei convosco sempre, até o fim do mundo." (Disse Jesus).


Oração depois da Comunhão.

   Senhor, que nos saciais com os Vossos Dons Sagrados, concedei-nos, por Este Sacramento, com que nos alimentamos na vida presente, a Comunhão convosco na Vida Eterna.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.